Os melhores campos de golfe em Portugal Os melhores campos de golfe em Portugal

Os melhores campos de golfe em Portugal

min de leitura

Não é por acaso que Portugal é tão procurado por jogadores de golfe de todo o mundo. De norte a sul do país, não faltam campos de excelência e fomos procurá-los.


Publicado em 04-Out-2021

Portugal tem condições excecionais para a prática do golfe, como o clima ameno ou a proximidade ao mar. Tem, também, alguns dos melhores campos de golfe da Europa que aparecem regularmente nos muitos tops que se fazem por esse mundo fora. É verdade que não somos o Reino Unido, casa para muitos dos mais históricos campos de golfe, incluindo St. Andrews, na Escócia, onde se diz que tudo começou corria o ano de 1552. Também não temos a importância dos Estados Unidos, que acolhe muitos campos memoráveis, como Pebble Beach e Augusta, no entanto, não nos faltam espaços que se destacam pela beleza paisagística, pela qualidade técnica, e até – como vamos ver já de seguida – pela sua história.  

Oporto Golf Club

Nascido em 1890, é o campo de golfe mais antigo da Península Ibérica e só fica atrás de Pau, em Franca, na Europa continental. Não surpreendentemente, foi fundado por ingleses ligados ao comércio do vinho do Porto, e o primeiro português foi admitido apenas em 1921. Em 1934, Oporto inaugurou um novo percurso, o primeiro com 18 buracos no nosso país. Localizado em Espinho, perto do mar, é um campo simples e muito divertido e se ainda é essencialmente um clube para membros, aceitam jogadores visitantes.

Royal Óbidos

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

Abriu as suas portas apenas em 2012, mas afirmou-se rapidamente com um dos mais destacados do país. Foi desenhado por um grande jogador, o espanhol Severiano Ballesteros, aproveitando as ondulações naturais do terreno e de alguns buracos avista-se até a Lagoa de Óbidos. O Royal Óbidos um percurso muito interessante, com a vantagem de ser adequado para jogadores de todos os níveis.

Praia D’El Rey, Óbidos

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

O Praia D’El Rey é indiscutivelmente um dos campos de golfe mais deslumbrantes do país (e da Europa). Foi projetado por um famoso arquiteto de golfe norte-americano, Cabell B.Robinson, que coloca os jogadores junto ao mar, com vista para as Berlengas, nas dunas e em plenos pinhais.

Penha Longa, Sintra

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

Entusiasmante, o Penha Longa é considerado um dos campos mais desafiantes do país e já recebeu várias provas internacionais. Inserido em plena reserva natural, e nos 150 hectares do hotel de luxo homónimo, o campo oferece dois circuitos – Atlântico Championship e Mosteiro – que proporcionam experiências completamente diferentes, mas sempre com a adrenalina ao alto.

Oitavos Dunes Clube de Golfe

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

O green aqui tem mais do que uma interpretação, já que o Oitavos Dunes foi o primeiro campo de golfe da Europa a obter o estatuto de Gold Signature Sanctuary, que premeia a sustentabilidade. Entre a serra e o oceano, como dizem, é um dos campos mais desafiantes do país, como os vários prémios e menções internacionais comprovam.

Penina

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

O Penina tem muito pedigree, já que é o campo de golfe original do Algarve. Desenhado pelo campeão inglês Sir Henry Cotton, tem um design tradicional e muitos obstáculos, pelo que se torna extremamente desafiante. Para muitos, o buraco 13 ainda é um dos melhores que existem no mundo.

Dom Pedro

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

 “Grand Old Lady of the Algarve” como lhe chamam os muitos ingleses que não dispensam uma visita. O Dom Pedro, em Vilamoura, foi desenhado pelo lendário Arnold Palmer com o objetivo de também receber as mais importantes provas de golfe nacionais e internacionais que, por certo, não têm faltado.

Quinta do Lago Sul

Os melhores campos de golfe em Portugal | Unibanco

Todos os três campos da Quinta do Lago – Norte, Sul e Laranjal – são de excelência, mas o Sul sempre foi considerado a joia da coroa, com as suas vistas para a Ria Formosa e ladeado por caminhos de pinheiros. Aberto em 1974, foi palco do Portuguese Open por oito vezes e alvo de uma recente (e profunda) remodelação. Além disso, a Quinta acolhe o único TaylorMade Performance Center europeu, para criar futuros campeões da modalidade.