Os hotéis portugueses que vencem prémios lá fora Os hotéis portugueses que vencem prémios lá fora

Os hotéis portugueses que vencem prémios lá fora

Já sabe onde ir para fora cá dentro? E que tal conhecer os hotéis portugueses que ganharam os World Travel Awards e outros prémios internacionais?


Publicado em 02-Dez-2021

Dizem que são os óscares mundiais do turismo e, nestes, Portugal não se vai saindo nada mal. Ainda na última edição dos World Travel Awards ganhámos o “Melhor Destino de Aventura Europeu”, com os Açores, e a “Melhor Atração de Aventura Turística na Europa”, com os Passadiços do Paiva. E não foram apenas as atrações a ganhar prémios, porque o Cascade Wellness Resort, no Algarve, foi também eleito como o “Melhor Resort Desportivo da Europa”. Aliás, por falar no Algarve, a nossa região venceu também o “Melhor Destino de Praia” do continente, sendo que o algarvio The Lake Spa Resort foi também reconhecido como o “Melhor Resort Lifestyle de Luxo da Europa”, o que não está nada mal. Até porque, a poucos quilómetros de distância, o Conrad Algarve, que até tem um restaurante com Estrela Michelin, o Gusto by Heinz Beck, venceu o “Melhor Resort Lifestyle” (sem luxo no nome).

Os hotéis portugueses que vencem prémios lá fora | Unibanco

Conrad Algarve

A lista continua: “Europe’s Leading Luxury Hotel & Villas 2021”, com o Vila Vita Parc; “Europe’s Leading Villa Resort 2021” com o Martinhal Sagres; e o “Europe’s Most Romantic Resort 2021”, com o Monte Santo Resort. A Madeira ficou com o “Europe’s Leading Island Destination”, e nela o Saccharum venceu o “Europe’s Leading Island Resort”.

Podíamos continuar, o que leva algumas más-línguas a criticar a quantidade de categorias que facilitam a obtenção destes prémios, mas a verdade é que estava a Europa inteira a concurso, pelo que estas vitórias são obviamente motivo de grande orgulho. Validadas, aliás, por outros prémios internacionais, como os Condé Nast Traveler Readers’ Choice Awards 2021, em que os leitores da famosa revista de viagens puseram Portugal no topo da lista, à frente de todos os outros países do mundo. E consideraram também o São Lourenço do Barrocal, no Alentejo, como “Top Hotel in Spain & Portugal.”

Os hotéis portugueses que vencem prémios lá fora | Unibanco

Quinta da Avelada

Quando a conversa vai para o vinho, na vertente de enoturismo bem entendido, continuamos em alta. Nos Best Of Wine Tourism Awards, destacam-se a Quinta da Aveleda, as Caves Ferreira, a Quinta do Ventozelo, ou a Quinta das Carvalhas – estas duas últimas, por acaso, fronteiras em frente ao Pinhão. Mas vamos observar alguns destes nomes mais em pormenor:

The Lake Spa Resort

Tem uma localização privilegiada, entre a praia da Falésia e a Marina de Vilamoura, e a poucos passos de ambas, tal como de cinco campos de golfe de classe mundial. É uma grande propriedade, dominada pelo enorme lago privado de água salgada, com extensos jardins e várias piscinas, uma das quais com um fundo de areia natural. Consegue oferecer um ambiente encantador tanto para famílias como casais ou grupos de amigos, e além deste prémio é também o resort número 1 na classificação de satisfação de clientes em Vilamoura, tanto no Booking como no Tripadvisor.

Cascade Wellness Resort

Situado numa localização ímpar no topo da falésia da Ponta da Piedade, ao lado de Lagos, o Cascade Wellness Resort tem 38 hectares e já antes de ter recebido este prémio tinha acolhido a comitiva da Red Bull Racing e as seleções da Holanda, País de Gales e Qatar. Também o Sevilla FC e o Sporting Clube de Portugal escolheram o hotel para prepararem a nova temporada 2021/22. Oferece inúmeras soluções desportivas, e a prová-lo está o facto de não ter vencido apenas o “Melhor Resort Desportivo da Europa”, mas também o “Melhor Resort para Famílias em Portugal”.

São Lourenço do Barrocal

Numa herdade gigante, daquelas que só o Alentejo tem, o SLdB é uma propriedade agrícola perfeitamente funcional, com vinhos e oliveiras, gado e azinheiras. Mas é também, desde há um par de anos, um hotel perfeito para relaxar e desfrutar as melhores comodidades da vida moderna − incluindo um Spa Susanne Kaufmann (um dos três em todo o mundo) e, por certo, os vinhos produzidos na Herdade, com enologia de Susana Esteban. Trata-se de um hotel lindíssimo, nascido das antigas estruturas e da aldeia que albergava os trabalhadores. Um projeto de Souto Moura e pelo qual ganhou um o Leão de Ouro, na Bienal de Veneza.

Quinta das Carvalhas

A maior propriedade da Real Companhia Velha – e uma das maiores e mais históricas em todo o Douro − foi recentemente distinguida nos prémios Best Of Wine Tourism 2022, na categoria “Serviços de enoturismo”. Em grande parte pelos programas que incluem a visita à propriedade assim como à magnífica Casa Redonda, no topo da colina, que oferece vistas de cortar a respiração a 360° sobre toda a região. Aliás, existem vários pontos preparados para piqueniques e provas de vinho com belas vistas sobre o rio.

Caves Ferreira

Os vinhos do Porto nascem no Douro, mas desde sempre são envelhecidos nas incríveis caves de Vila Nova de Gaia, que tanto contribuem para a formação do caráter deste vinho intemporal. Agora, as Caves Ferreira, cujas origens históricas remontam à própria Dona Antónia e a 1825, foram reconhecidas com o prémio Arte & Cultura, um tributo a este “autêntico museu vivo, onde vinhos do Porto envelhecem desde o séc. XVIII em centenas de pipas e balseiros de madeira”, como refere Manuel Guedes, administrador da Sogrape. A diferenciação e a originalidade da oferta foram outros pontos referidos pelo júri.

Ventozelo Hotel & Quinta

O Ventozelo é, acima de tudo, uma quinta vinícola onde funciona agora um hotel, que recebe os convidados com o mesmo calor com que esta quinta tradicional sempre acolheu os seus visitantes. Para reforçar estas qualidades ancestrais foi decidido reaproveitar o conjunto de edifícios existentes ao criar o hotel, agregando contemporaneidade e conforto, mas sempre sem perturbar a paisagem. Foi um grande desafio arquitetónico que recebeu agora um justo reconhecimento, sob a forma deste prémio de Design & Arquitetura. Entre os melhores exemplos podemos encontrar os quartos montados nas antigas cubas de envelhecimento do vinho, ou toda a envolvente do centro interpretativo.

Por C-Studio / Cofina Media