Oscares Oscares

O que sabe sobre os filmes candidatos ao Óscar deste ano?

min de leitura

Com a grande cerimónia do cinema de Hollywood mesmo à porta, venha descobrir tudo o que sabe sobre os filmes nomeados ao Óscar este ano.


Publicado em 10-Mar-2023

É um dos eventos mais glamorosos do ano, mas sabe onde se vai realizar a cerimónia dos Óscares este ano?

Linclon Center
Correct! Wrong!

Localizado na Hollywood Boulevard, onde fica também o Passeio da Fama, o Dolby Theatre (antes Teatro Kodak), acolhe a cerimónia dos Óscares desde 2001, data da sua inauguração.

Qual destes filmes NÃO é candidato ao Óscar de Melhor Filme?

Avatar
Correct! Wrong!

Viver. O drama passado em Londres no pós-Segunda Guerra Mundial tem “apenas” duas nomeações: Melhor Argumento Original e Melhor Ator, com Bill Nighy.

Qual o filme com mais nomeações aos Óscares este ano?

Tudo em Todo
Correct! Wrong!

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo está, pelo menos, em todo o lado nas nomeações podendo vir a ganhar 11 estatuetas. Seguem-se, empatados, A Oeste Nada de Novo e Os Espíritos de Inisherin com nove nomeações cada.

Quem vai apresentar a cerimónia este ano?

Chris Rock
Correct! Wrong!

Jimmy Kimmel vai apresentar os Óscares pela terceira vez. A última tinha sido em 2018.

Qual destes filmes não está nomeado para Melhor Filme Estrangeiro?

Mercadores de gelo 3
Correct! Wrong!

Mercadores de Gelo é o primeiro filme português nomeado aos Óscares, mas numa categoria diferente.

Mercadores de Gelo é o primeiro filme português candidato aos Óscares, mas já houve outros portugueses nomeados. Sabe quem?

Rapariga Brinco Pérola
Correct! Wrong!

Eduardo Serra, a viver e a trabalhar em Paris, está regulamente envolvido nas maiores produções cinematográficas, tendo sido nomeado duas vezes para o Óscar de Melhor Fotografia com As Asas do Amor e Rapariga Com Brinco de Pérola. O mesmo número de nomeações do luso-canadiano Luís Sequeira, agora na categoria de Melhor Guarda-Roupa, com os filmes A Forma da Água e o Beco das Almas Perdidas. Já Daniel Sousa, radicado nos EUA, esteve nomeado também na categoria de Melhor Curta-Metragem com Feral.

Que filme retrata a vida e a obra de uma das maiores compositoras e primeira regente de uma grande orquestra alemã?

TAR CAte
Correct! Wrong!

Cate Blanchett dá vida a Lydia Tár, unanimemente considerada como uma das mais importantes maestrinas de toda a história, e a primeira mulher a dirigir uma grande orquestra na Alemanha.

Ana de Armas está nomeada para Melhor Atriz Principal, pelo seu papel como Marilyn em Blonde, mas outra das nomeadas este ano já tinha representado a atriz platinada. Quem:

Marilyn Michelle
Correct! Wrong!

Michelle Williams que, em 2011, deu corpo à atriz em A Minha Semana com Marilyn. Papel que lhe valeu dois Globos de Ouro e a nomeação aos Óscares.

Quantos Óscares ganhou Marilyn Monroe na vida real?

Marilyn Ana de Armas
Correct! Wrong!

Zero. Apesar de uma carreira cinematográfica recheada de sucessos e interpretações memoráveis, Marilyn Monroe nunca venceu ou esteve nomeada para um Óscar − ainda que tenha vencido um Globo de Ouro por Quanto Mais Quente Melhor. Os prémios da imprensa estrangeira acreditada em Hollywood ainda a nomearam por diversas vezes, tal como os BAFTA, mas não voltaria a ser escolhida.

O filme Fabelmans é baseado na adolescência e nos primeiros anos de um jovem realizador. De que realizador se trata?

Favleman
Correct! Wrong!

Steven Spielberg realizou e coproduziu e escreveu este drama que relata a história do jovem Sammy Fabelman, à medida que descobre a paixão pelo cinema e começa a dar os primeiros passos nesse mundo. Um drama ligeiramente autobiográfico, como o próprio Spielberg admite.

A obra de Erich Maria Remarque, A Oeste Nada de Novo, já tinha sido previamente adaptada ao cinema em 1930. Esse filme também esteve nomeado para os Óscares?

A Oeste 1930
Correct! Wrong!

A obra de Remarque estreou nos cinemas nos Estados Unidos em 1930, perante grande aclamação do público e da crítica, que considerou o filme um retrato muito realista da guerra. Esteve nomeado para Melhor argumento Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Filme e Melhor Realização, tendo vencido as duas últimas, tornando-se mesmo no primeiro filme a vencer ambas as categorias.

Jamie Lee Curtis está nomeada para Melhor Atriz Secundária pela interpretação em Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo. Quantas estatuetas já ganhou esta atriz?

Jamie Lee
Correct! Wrong!

Esta é mesmo a primeira nomeação de Curtis aos Óscares, apesar de ser uma das mais importantes atrizes da sua geração e de ter vencido dois Globos de Ouro e um BAFTA, ou de ambos os seus pais, Janet Leigh e Tony Curtis, terem também sido distinguidos com a estatueta.

O filme Mercadores de Gelo, com realização de João Gonzalez e produção de Bruno Caetano, é o primeiro filme português nomeado aos Óscares, mas sabe em que categoria? Uma dica, não é para Melhor Filme Estrangeiro.

Mercadores de gelo 2
Uma dica, não é para Melhor Filme Estrangeiro.
Show hint
Correct! Wrong!

Mercados de Gelo é uma curta-metragem de animação e se ainda não viu saiba que o filme estreia em todos os videoclubes dos operadores de TV nacionais este domingo, continuando ainda em cartaz em vários cinemas por todo o país.

O que sabe sobre os filmes candidatos ao Óscar deste ano?
And the Oscar goes to…. You! Parabéns, acertou em todas. Devia fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e poder votar na próxima edição.
Parabéns, Este claramente nomeado para receber uma das estatuetas da vitória, mas infelizmente ainda não foi desta. Quem sabe se para o ano. Ou se repetir o Quiz…
Ohhhh… Claramente as suas respostas a este Quiz não foram contempladas com uma nomeação para os Óscares. Felizmente as votações ainda não acabaram e tem uma segunda oportunidade. Basta repetir o teste...
Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.