O que é que Melides tem? O que é que Melides tem?

O que é que Melides tem?

O que é que Melides tem?

Depois da Comporta, Melides é o novo destino sensação no Alentejo graças às suas praias desertas, montados de sobro, dias de silêncio e vários novos hotéis de charme…


Publicado em 21-Ago-2020

Já não é bem um segredo escondido. Nos últimos anos, têm sido vários os artigos na imprensa nacional e internacional sobre Melides. Depois do sucesso da Comporta, que o Financial Times chegou a descrever como “os Hamptons de Portugal”, parece que os ricos e famosos estão a mudar-se de armas e bagagens para um pouco mais para sul, em direção a Melides. O célebre designer de sapatos, Christian Louboutin, foi apenas o primeiro. Com casas em todo o mundo, incluindo um castelo em França, um apartamento em LA e um palacete em Lisboa, o estilista trocou Comporta por Melides há cerca de seis anos, e o seu hotel no local (há muito anunciado) já está em fase de construção. 

Sem o problema recorrente dos mosquitos que afeta a Comporta, e acessos mais acidentados e difíceis, Melides garante (pelo menos por agora) um conjunto de refúgios quase secretos, onde não falta o conforto, a elegância e a sofisticação… E são várias as casa de sonhos que o montado e o pinhal escondem. É o caso da condessa italiana Noemi Marone Cinzano (vendeu o império Cinzano em 1999 ao grupo Campari e desde aí tem sido produtora de vinhos orgânico na Argentina e em Itália), que construiu aqui um retiro de férias já fotografado pela AD-Architectural Digest norte americana. O mesmo se pode dizer do arquiteto e designer belga Vincent Van Duysen, que desenhou e construiu aqui uma casa icónica, e que também já teve direito a reportagem no New York Times.

As praias

O concelho de Grândola possui a maior extensão de praia do país, por isso quem aqui chega tem muito por onde escolher. Além das mais concorridas praias de Tróia, Comporta, do Carvalhal e do Pêgo, na região de Melides, a mais conhecida é a Praia de Melides, um extenso areal com apoio de praia, estacionamentos e restauração – o concorrido Flor de Sal by Melides. Nas imediações da praia está a Lagoa de Melides que se prolonga até à aldeia através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem atividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.

Segue-se a Praia da Aberta Nova, com acesso desde a EN 261-2 através de um caminho parcialmente em terra batida, ladeado por pinhais. Também vigiada e com um bar de praia que serve tostas em pão alentejano, salada de polvo e caracóis. Quase sempre vazia, a Praia da Galé é a senhora que se segue. Um segredo que começa a ser desvendado. Tal como a Praia da Vigia, outro paraíso, com acesso faz-se por uma estrada de areia com cerca de 5 kms e sem qualquer infra-estrutura de apoio. Já agora, vale a pena dizer a título de curiosidade que é nesta zona que Christian Louboutin tem a casa…

O que visitar

Os passeios a cavalo pela praia podem estender-se a passeios pela serra. Sempre obrigatória a descoberta da Lagoa de Melides, um ecossistema frágil que tem servido como habitat a várias espécies animais, designadamente a enguias, pardelhas, tainhas, garças-pequenas, garças-brancas, garças-vermelhas, milhafres-pretos e tarambolas-douradas.  Segue-se uma passagem por Santiago do Cacém, cujo castelo está muito bem conservado, oferecendo uma vista deslumbrante que alcança da Serra da Arrábida até à Costa Vicentina, e por que não a visita de Miróbriga, das maiores e mais bem conservadas ruínas romanas de Portugal?

Com 326 metros no seu ponto mais elevado, a serra de Grândola (que se prolonga pelo concelho de Santiago de Cacém) é uma das componentes naturais mais importantes da região, colocando à disposição vários percursos pedestres por caminhos rurais, por trilhos de “ir à fonte”, ribeiras frescas e caminhos que ligam as populações da serra à costa e à lagoa. O Vereda de Melides é um percurso circular que se estende por 19Km, entre a vila e os montes até aos vales da Serra.

Onde ficar

São vários os projetos anunciados para um futuro próximo. Além do hotel de Louboutin, há ideias arrojadas, como é o caso do Umay, um hotel de 5 estrelas num terreno com 20 hectares, dos quais a construção ocupará apenas 4% e que vai incluir 28 quartos e uma piscina suspensa, 21 casas na árvore e 10 vilas privadas, algumas das quais também para venda.

Se não pode esperar por obras e quer fazer já uma reserva, sugere-se que espreite o Sobreiras – Alentejo Country Hotel, na Herdade do Vale das Sobreiras, em Grândola, uma boa escolha para quem gosta de estar em contacto com a natureza. Com uma arquitetura simples mas elegante, dispõe de 24 quartos e suites com terraços privativos, ideais para contemplar a paisagem e que são complementados por uma piscina exterior infinita, restaurante, campos de jogos, uma horta biológica e trilhos pedestres.

Outra opção é o Reserva Alecrim, quase a chegar à Lagoa de Santo André e de Melides, que é em simultâneo uma unidade de turismo rural, casas de campo, e um glamping com domes, tendas safaris e ecosuites, dispersos por um terreno de 26 hectares.

View this post on Instagram

A @reservaalecrim vista do céu! É linda! Reposted from @rodrigo_igas Conheça a Reserva 🏕️com o seu pôr do sol mágico🌅, no meio do nada, rodeada de natureza e aproveite para namorar muito, para relaxar e se divertir com a família vivendo uma experiência diferente de profundo contacto com a natureza! Casas super confortáveis, independentes com amplos espaços exteriores isolados e acesso a mais de 8.000 m2 de piscinas, exteriores e interiores de água aquecida a 26 graus e lagoas biológicas com decks isolados e sombras, todos com demarcação para total segurança. Todas as casas são completamente equipadas, incluindo cozinha. Temos ainda excelentes pizzas e umas comidinhas deliciosas para levar para a sua casa. Tudo numa propriedade com mais de 28ha, no meio da natureza, junto às mais belas e desertas praias 🏖️ do Litoral Alentejano entre a Comporta e a costa vicentina. As medidas de distanciamento social são uma regra na propriedade e seguimos TODAS as exigências do protocolo Clean & Safe do Turismo de Portugal com limpeza e desinfeção de todas as casas assim como das áreas comuns. 👉Faça já a sua reserva em www.reservaalecrim.com ou envie as datas que pretende e o número de hóspedes por mensagem de whastapp para +351 966 605 525 (preferencialmente). GARANTA A SUA RESERVA Possibilidade de remarcação da reserva, sem qualquer custo por 24 meses. @reservaalecrim

A post shared by Reserva Alecrim Glamping (@reservaalecrim) on

Na Estrada de Bicas, encontra o Spatia Comporta, uma das novidades deste ano. Com apenas 10 quartos com cerca de 40 m2 de área e villas de 2 ou 3 quartos com um total mais de 200m2, terraço e jardim privado – combina arquitetura moderna de linhas minimais com o artesanato tradicional da região. Ideal para família. tem previsto para o próximo verão a abertura de um beach club na Praia do Pinheirinho.

O Sublime Comporta, na aldeia de Muda, e já a poucos quilómetros da Comporta, é o que já pode chamar-se um clássico. Aliando simplicidade a exclusividade, oferece 23 quartos e suites e ainda várias vilas ao estilo “Cabanas da Comporta” com 2,3, 4 e 5 quartos, todas com piscina privada, lareira interior / exterior e terraços. A tudo isto juntam-se um spa e três restaurantes e dois bares.

Por último, e para quem não resiste ao glamour e aos famosos, tem a Quinta da Comporta, um projeto de Miguel Câncio Martins, a cerca de 3 km das praias do Carvalhal e do Pêgo. Com tanto de simples, rústico e minimalista, também pretende ser elegante e sofisticado, oferecendo 73 quartos e as mais diversas tipologias: duplos, master, junior suite, duplex suite e villas com piscina e mordomo – estas últimas casas de madeira construídas na areia, claramente inspiradas na arquitetura tradicional da Comporta. Destaque especial para a piscina infinita com vista para os arrozais a perder de vista.

View this post on Instagram

SPECIAL OFFER JULY - 4 FOR 3 - Week days until July 15th This month, to give you an extra incentive to escape to the stunning nature of Comporta enjoying the great July weather, we´re offering the fourth night of your 4-day stay. The offer includes: > A 4 night stay in room or suite of your choice (the last night is on us). > Buffet Breakfast at Sem Porta Restaurant - reservation required. This special offer is valid from Sunday to Thursday from July 1st to 15th in Friends Rooms, Owners Suite, Guest Suites and Bio-Pool Suites. Reserve now as stock is limited. For reservations, please contact: reservations@sublimecomporta.pt . . OFERTA ESPECIAL JULHO - 4 POR 3 - Dias da Semana, até 15 de Julho Este mês, para incentivar uma escapadela para o meio da natureza e o bom tempo de Julho, oferecemos a 4ª noite noite na reserva de 3 noites durante a semana. A oferta especial inclui: > 4 noites de alojamento num quarto ou suite da sua escolha (a última noite é por nossa conta). > Pequeno-almoço buffet no restaurante Sem Porta – com reserva prévia. Oferta válida de domingo a quinta-feira até 15 de Julho nas tipologias – Owners Suite, Guest Suites, Friends Rooms e Bio-Pool Suites. Reserve já. Oferta Limitada a stock disponível. Para mais informações e reservas, por favor contacte: reservations@sublimecomporta.pt ou reserve directamente em www.sublimecomporta.pt . Video by: @pedrommouta . #sublimecomporta #comporta #specialoffer #beautifuldestinations #wekeepcomportasafe #safeandclean #summer #holiday #travelinportugal #alentejo #portugal

A post shared by Sublime Comporta (@sublimecomporta) on

View this post on Instagram

[GIVEAWAY FINISHED: the winner will be announced soon] Because at Quinta da Comporta we believe that authentic moments are meant to be shared, today we have a surprise to share with you! Win a 2 night stay and a sunset cocktail (for 2 pax) starting on the 19th to 21st of June at Quinta da Comporta and create unforgettable memories with us. ⁠ ⁠ To participate in this Giveaway you’ll have to: ⁠ - Follow @quintadacomporta⁠ - Like this picture⁠ - Comment on this picture and tag 3 friends ⁠ ⁠ This offer is personal and untransferable and all the participants must be in Portugal on the dates of the giveaway (19-21 of June).⁠ The results will be announced on the 17th of June at the end of the day. ⁠ You can participate as many times you want until 10am, on Wednesday, 17th of June.⁠ Good Luck! We can’t wait to welcome you. ⁠ .⁠ .⁠ [PASSATEMPO TERMINADO: o vencedor será anunciado em breve] Porque na Quinta da Comporta acreditamos que todos os bons momentos devem ser partilhados, hoje trazemos uma surpresa que gostaríamos de partilhar com todos vocês. Estamos a oferecer aos nossos seguidores a oportunidade de ganhar uma estadia de 2 noites e um cocktail ao pôr-do-sol (para 2 pessoas) de 19 a 21 de Junho na Quinta da Comporta, e criar connosco memórias inesquecíveis. ⁠ ⁠ Para participar neste sorteio, só precisam de:⁠ - Seguir @quintadacomporta⁠ - Gostar da fotografia do sorteio⁠ - Marcar 3 amigos nos comentários desta fotografia. ⁠ ⁠ Esta oferta é pessoal e intransmissível, e todos os participantes deverão estar presentes em Portugal nas datas do Giveaway (19-21 Junho).⁠ ⁠ Os resultados serão anunciados no dia 17 de Junho, ao final do dia.⁠ Poderão participar as vezes que quiserem, até às 10h de quarta-deira, 17 de Junho. ⁠ Desejamos a todos boa sorte! Mal podemos esperar para vos receber.

A post shared by Quinta da Comporta (@quintadacomporta) on

Onde comer

A região de Grândola possui produtos de qualidade única. É o caso dos enchidos de porco branco e porco preto, que poderá adquirir nos talhos locais, bem como o pão, tipicamente alentejano, existindo ainda padarias artesanais na freguesia de Melides (como a padaria da Tia Jesuína, em Vale Figueira). Com vastos pinhais de pinheiro manso, produz-se aqui bom pinhão, sem esquecer o melhor arroz e ainda ervas aromáticas provenientes da serra que também é rica em medronhos e figos.

Quanto a restaurantes, também não falta onde comer bem. O já mencionado Flor de Sal by Melides, com vista para o mar, é uma dos mais concorridos, tanto para petiscar como para jantar. Segue-se O Fadista, bem no centro de Melides. Ideal para quando vem da praia e sentar-se na esplanada a comer amêijoas, caracóis e saladas frias. Também serve massinha de sapateira e carnes de porco grelhadas. O Tia Rosa e o Quinta do Lourenço, ambos na EN261 são outras opções para ensopado de enguias, borrego e bacalhau assado no forno, massa de cherne, carne de porco à alentejana, migas… E se quiser voltar a subir até à Comporta, a escolha multiplica-se com reserva obrigatória e os suspeitos do costume.

Por C-Studio / Cofina Media