Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano?

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano?

min de leitura

Das grandes animações de rua aos eventos mais e menos exclusivos, vamos descobrir as melhores festas de passagem de ano.


Publicado em 19-Dez-2022

Portugal, e sobretudo a Grande Lisboa e o Grande Porto, enche-se de festas na passagem de ano. Réveillons para celebrar o nascer de um novo ano, que, todos acreditamos, será melhor do que o último.

Temos hotéis que abrem as suas portas a eventos privados, restaurantes a criarem menus especiais cheios de guloseimas ou salas de espetáculo que apostam tudo na animação geral. E todos concorrem com as festas populares, que contam com os nomes mais sonantes da música nacional, embora, há que admitir, sem o mesmo critério gastronómico… Mas vamos então conhecer algumas das festas mais espetaculares para dar as boas-vindas ao novo ano, de norte a sul, continente e ilhas…

Um fim do ano para a história, no Vidago Palace

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

É difícil imaginar um melhor cenário para a despedida de 2022 do que o Salão Nobre do Vidago Palace. Aberto em 1910, o Vidago foi palco de muitas festas opulentes, e assim promete continuar neste réveillon, com um jantar de gala preparado pelo chef Vítor Matos (cocktails antes, buffet de sobremesas e ceia), com harmonização vínica. Tudo num ambiente muito festivo.  O programa do hotel inclui ainda um mimo-surpresa no quarto, duas noites de alojamento, pequeno-almoço no último dia do ano e brunch no primeiro de 2023. Para terminar o ano em beleza, ou começar, nada como desfrutar ainda do recentemente aberto Spa by Clarins and Aromatherapy Associated, com tratamentos da famosa marca francesa num edifício com assinatura de Álvaro Siza Vieira.

Fim de ano em modo Welness, nos Açores

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

A Madeira tem o nosso réveillon mais famoso, e o fogo de artifício será seguramente magnífico, mas o que lhe propomos aqui é rumar a outra ilha, até S. Miguel nos Açores, e ter uma experiência mais intimista e virada para o welness. Essa é, desde logo, a proposta do Santa Bárbara, o Eco Resort mais famoso do arquipélago, que oferece um programa com 3 noites de alojamento (estadia com pequeno-almoço incluído) e um conjunto de rituais e tratamentos clássicos ou alternativos, terapias aquáticas e retiro de ioga. Tudo desenhado à la carte e sempre com o som do mar como pano de fundo… Mas, claro, quando chegar a altura de celebrar a passagem de ano a noite será de festa, com cocktails de boas-vindas, música ao vivo, pista de dança, DJ, fogo de artifício e um jantar de 6 momentos com wine pairing. Tudo a que tem direito.

O último hurra na Casa da Calçada

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

A tradição manda que se celebram as doze badaladas ao som dos sinos da igreja de São Gonçalo, mesmo ali em frente, na margem oposta do rio Tâmega. Um momento mágico, que mais uma vez irá marcar o final de ano na Casa da Calçada, que, desta vez, celebra uma passagem especial – após a festa, o grande hotel de Amarante fecha para obras e, quando reabrir, já nada será como dantes. Ou quase nada, porque, felizmente, o chef Tiago Bonito vai continuar aos comandos do Largo do Paço, o restaurante do hotel. O pacote de passagem de ano inclui então alojamento de uma noite em quarto executivo, welcome drink, VIP no quarto, cocktail de receção, jantar menu cinco pratos com harmonização de vinhos, bar aberto, buffet de sobremesas e pequeno-almoço. “Não há forma melhor de celebrar estes 21 anos de história da Casa da Calçada do que receber o novo ano em grande. Esta será com certeza uma excelente oportunidade para nos visitarem antes de voltarmos a receber, e proporcionar novas experiências, novas memórias, com a excelência de sempre”, afirma o chef Tiago Bonito.

As festas de rua em Lisboa e Porto

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

A passagem de ano no Porto realiza-se no Queimódromo, no Parque da Cidade, devido às obras do metro na Baixa. Ainda assim, continua previsto o lançamento do tradicional fogo de artifício à meia-noite, a partir da Praça da República. De volta ao Queimódromo, estão previstas atuações de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex, os dois últimos já depois da meia-noite. Já em Lisboa, o Terreiro do Paço continua a ser o palco da grande festa da cidade (ainda sem programa definido), sempre com um olho no relógio do Arco da Rua Augusta e outro no Tejo, para assistir ao espetáculo de fogo de artifício na primeira fila.

I Love Baile Funk

O Coliseu dos Recreios promete uma passagem de ano diferente, mas bem animada, porque os ritmos brasileiros vão encher aquela sala de espetáculos alfacinha. Ao som dos Jovem Dionísio, que este ano se tornaram um dos grupos-sensação no Brasil, Supa Squad ou os DJ Fresh P e Big, entre outros. Uma megafesta, com bilhetes à venda aqui.

Lota da Esquina – Cascais

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

Entre o mar e a terra, é o conceito do novo restaurante de Vítor Sobral, em Cascais, e é assim que nos podemos despedir de 2022, saltando de um prato de mariscos para um camarão-tigre, salada de legumes, pinhões e manjericão, e para um bife Wellington, trufas, esparregado e espargos brancos salteados. O menu conta ainda com harmonização vínica, menu e zona de crianças com animadoras, mais ceia. À meia-noite, juntamos ainda o céu ao mar e à terra, já que o Lota da Esquina tem uma localização soberba para o fogo de artifício que anima a baía de Cascais.

Singles Night

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

Foi convidado pelos amigos para passar o réveillon, mas são quase todos casais e está solteiro(a)? Então que tal juntar-se a outros solteiros de todo o país, numa festa preparada pela Singles Travel, agência de viagens especializada no tema? Sob o lema o Grande Gatsby, o programa inclui duas noites de alojamento no Évora Hotel, jantar de boas-vindas, visita em grupo à Adega Ervideira, jantar e ceia de réveillon com bar aberto e animação musical com Rodrigo D´Orey.

Lisboa como pano de fundo

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

O Suba, no topo do Hotel Verride, em Santa Catarina, tem uma localização privilegiada para oferecer uma passagem de ano memorável, já que oferece uma vista única, a 360° sobre a cidade de Lisboa. E é exatamente isso que os convidados podem fazer à meia-noite, subir ao rooftop e brindar com champanhe ao novo ano, enquanto assistem ao fogo de artifício. Mas as festividades começam por volta das 19h30, a partir da qual será servida uma welcome drink e canapés variados. O jantar, com assinatura do chef Fábio Alves, terá seis momentos e harmonização de vinhos e champanhe.

Duas festas sem fronteiras

Já sabe onde vai celebrar a passagem de ano? | Unibanco

A Alfândega do Porto acolhe pela décima vez o Porto Réveillon, uma animada festa com DJ que pode, ou não, começar com jantar de gala. Existem as duas opções disponíveis. O cenário é espetacular, em pleno centro histórico e tendo o rio Douro como como pano de fundo. Em Lisboa decorre uma festa semelhante, neste caso no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, que vira um Royal Palace na última noite do ano. Tal como no Porto, tem a opção com e sem jantar, mas a festa a seguir está sempre garantida. São dois eventos que atraem também muito público estrangeiro, pelo que o ambiente é bastante cosmopolita.