People in Lisbon street during popular saints festival People in Lisbon street during popular saints festival

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão

min de leitura

O cheiro a sardinha assada já se mistura com a música pimba no ar. Chegaram os Santos Populares e aqui fica uma lista para os melhores arraiais.


Publicado em 06-Jun-2023

Lisboa é linda, o São João é que é, e não podemos esquecer o São Pedro. Em junho, Portugal inteiro sai à rua em arraiais e bailaricos, nos quais, desde que não falte a sardinha, a diversão está garantida. Não será difícil encontrar um arraial, uma vez que estão espalhados um pouco por todas as cidades, especialmente nas zonas históricas, mas por vezes não é fácil escolher o melhor. Foi por isso que compilámos esta lista de lugares fora dos circuitos tradicionais, onde a festa está assegurada – mas a confusão deve ser muito menor.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Monsantos Populares, Lisboa

Ultimamente, os Santos Populares ganharam um novo pulmão em Monsanto. Arraial das 17h00 às 23h00, todos os dias, e clubbing d’aí em diante, aos fins de semana, até às quatro da manhã, a pensar nos mais notívagos. Muita música ao vivo – hoje (en)canta Toy − e animação, mas com mesas reservadas e estacionamento à porta. 

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Torel, Lisboa

No dia 12 de junho, as portas do Torel Palace Lisbon abrem-se às 18h para um arraial bem português, onde não vão faltar as habituais sardinhas, o caldo-verde e porco no espeto. Tudo isto dentro de um dos melhores hotéis da cidade, e num terraço com uma vista absolutamente incrível para Lisboa. A entrada é livre, e a festa no terraço prolonga-se até às 2h da manhã ao som de DJ convidado.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Torel, Porto

No Porto, os dois hotéis do grupo na cidade também oferecem uma programação de São João que não deviam perder. O Torel Avantgarde oferece um arraial no terraço do hotel, com vistas para o rio Douro e para o fogo de artifício, mais um buffet alargado a partir das 20h, com todas as propostas tradicionais. Será necessário fazer reserva para info@digby.pt. Já no Torel Palace do Porto, a oferta é mais fine dining, mas mesmo assim com muitas surpresas adequadas à noite festiva, preparadas pelo chef Vítor Matos, a pensar em todas aquelas pessoas que adoram boa gastronomia e gostariam de ter um início de noite diferente, mas em pleno coração do Porto. A reserva também é obrigatória para info@blind.pt.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Um arraial WOW, Porto

O espaço do World of Wine, em Gaia, já está engalanado para festejar o São João a rigor, com muita música tradicional e marchas sanjoaninas espalhadas por toda a extensão do quarteirão cultural. A ementa é à discrição e não faltarão sardinhas assadas, fêveras ou barrigas de porco a pingar no pão. Sendo que quem prefere um ambiente mais reservado e exclusivo encontra-o também no WOW, seja no bar Angel’s Share ou nos restaurantes 1828, Mira Mira by Ricardo Costa e Barão Fladgate. Reservas e bilhetes no site do WoW.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Rossio Gastrobar, Lisboa

Os santos vistos lá de cima. É essa a promessa do Rossio Gastrobar, que oferece uma noite de Santos no topo do Hotel Altis, bem junto à praça do Rossio. Do menu farão parte cocktails criados especialmente para a ocasião, como um Viva Santo António, com gin, vermouth, bitter e ginja, e postos de comida a servir pastéis de bacalhau com caviar, ao lado de torricados de sardinha com saladinha de pimentos assados e orégãos.  À meia-noite ainda oferecem o tradicional caldo-verde, acompanhado de pão com chouriço, mais uns deliciosos pastéis de nata. Mais informações e reservas em Gastrobar.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Arraial da Associação Renovar a Mouraria, Lisboa

Em plena Mouraria, junto do Largo da Rosa, há um arraial de rua que se assume como um dos mais alternativos de Lisboa. Isto porque além da música e da comida, teremos vários debates sobre os desafios de viver no bairro, gentrificação ou inclusão social. Entre uma sardinha e uma sangria, podem discutir-se caminhos importantes para o futuro no Arraial da Associação Renovar a Mouraria.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Santos no Tejo, Lisboa

Lisboa já tem um “santódromo” à altura ou, pelo menos, é assim que o arraial na Doca da Marinha se quer dar a conhecer. Muita animação e grandes concertos de música popular, em ambiente “fechado”, ao melhor estilo festivaleiro. Do Terreiro do Paço ao terminal de cruzeiros, bem junto ao rio.

Guia para se divertir nos Santos Populares sem (muita) confusão | Unibanco

Fado no Castelo, Lisboa

O Fado no Castelo, ou seja, tendo por cenário a magnífica Praça de Armas do Castelo de São Jorge, promete duas noites surpreendentes, em que a sonoridade tradicional do fado se junta à de outras latitudes. Por exemplo, no dia 17, Katia Guerreio divide o castelo com o rapper Jacca. A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento prévio de bilhete no dia de cada concerto, na bilheteira do castelo, e à lotação do espaço, pelo que convém chegar cedo. A partir das 21h30.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.