Festa do Alvarinho e do Fumeiro, para provar em Melgaço Festa do Alvarinho e do Fumeiro, para provar em Melgaço

Festa do Alvarinho e do Fumeiro, para provar em Melgaço

min de leitura

Os vinhos verdes e os petiscos voltaram a Melgaço, com a festa finalmente aberta a quem quiser provar o melhor que se produz na região. Neste fim de semana e no próximo


Publicado em 07-Mai-2021

A tradição voltou a ser o que era, e depois do interregno do ano passado, Melgaço volta a receber uma Festa do Alvarinho e do Fumeiro, uma autêntica meca para todos os apreciadores dos vinhos e da gastronomia desta região onde a casta Alvarinho tem uma expressão única.

Ainda assim, a edição deste ano celebra-se num formato ligeiramente diferente das anteriores, para preservar a segurança dos participantes. Alterações forçadas pela pandemia, mas cujo resultado acaba por ser muito apreciado, pois a festa agora distribui-se geograficamente por mais locais, com menos enchentes, e ao longo de dois fins-de-semana: este, de 7 a 9, e o próximo, de 14 a 16 de maio. O programa completo das festividades pode ser consultado na página do município.

Festa do Alvarinho e do Fumeiro, para provar em Melgaço | Unibanco

Quanto aos locais a visitar, começamos por destacar a tenda montada no Mercado Central, com provas e venda de vinhos e de produtos regionais. Os muitos restaurantes espalhados por todo o concelho, incluindo no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, que criaram menus específicos e de harmonização para estes dias. E os produtores, como a Quinta da Folga, ou os Prados de Melgaço, que abrem também as suas portas para mostrar (e vender) os sabores da região.

Assim será também com muitas quintas onde se produzem os famosos Alvarinhos, incluindo a Quinta do Regueiro, que venceu vários prémios com os seus Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2020, e Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2013, vinho que, aliás, arrecadou a Grande Medalha de Ouro para a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Festa do Alvarinho e do Fumeiro, para provar em Melgaço | Unibanco

Outro produtor a abrir portas, quiçá ainda mais famoso, será o Soalheiro, que vai revelar uma história com quase 40 anos de produção de Alvarinho em Melgaço – um dos pioneiros na introdução da casta na sub-região. Na visita será obviamente possível fazer provas e comprar os vinhos na loja, mas existe já um kit disponível online que serve de excelente aperitivo para a festa: no kit vamos encontrar salpicão de porco bísaro, queijo de cabra curado com pimentão e Alvarinho e, claro, um Soalheiro Clássico 2020, e ainda o Soalheiro Granit 2020, um Alvarinho de montanha, com um perfil mais mineral.

Ao todo serão mais de 16 quintas a aderirem a uma festa que a Revista de Vinhos elegeu como Destino Gastronómico do Ano. Depois de tanto tempo em confinamento, vamos mesmo conseguir resistir a algo tão saboroso?

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.