Feira de Vinhos de Natal Feira de Vinhos de Natal

Feira de Vinhos de Natal

min de leitura

Vamos descobrir os melhores vinhos para ter à mesa e oferecer a quem mais gosta este Natal.


Publicado em 03-Dez-2021

Todos os anos o Yeatman organiza uma grande feira de vinhos de Natal. É já uma tradição que celebra o início da quadra festiva no Porto, quase como o acender da árvore de Natal no Rockefeller Center, em Nova Iorque – a de Gaia será eventualmente menos espetacular, mas muito mais saborosa.

O ano passado não se realizou, por causa da pandemia claro, mas este fim de semana (4 e 5 de dezembro) a Christmas Wine Experience está de regresso, com mais de 100 produtores nacionais de vinho a apresentarem pessoalmente as suas sugestões para o Natal e Passagem de Ano. Uma seleção cuidada, pensada sempre em parceria com a Diretora de Vinhos do Hotel, Elisabete Fernandes, e para melhor acompanhar os pratos típicos da época − ou para oferecer como presente. Serão mais de 200 as propostas em prova, disponíveis também para comprar diretamente, com um preço especial durante os dias do evento. Termos assim alguns dos ícones nacionais, como Chryseia 2019, Niepoort Batuta 2018,  Antónia Adelaide Ferreira 2016, Quinta da Gaivosa Vinha do Lordelo 2016 e Scala Coeli 2017, bem como algumas raridades, incluindo um Porto Messias Limited Edition 1952, um Graham’s Colheita 1994, um Ramos Pinto Porto Vintage 1982, um Blandy’s Verdelho 1976 ou um  Barbeito Verdelho Frasqueira 1995.

Feira de Vinhos de Natal | Unibanco

Este ano o evento contará ainda com uma componente mais gastronómica, com a presença de alguns dos petiscos mais renomados da cidade, como os Cachorrinhos da Batalha, da tradicional casa Gazela, e as Sandes de Leitão do Agostinho Vidal, preparados ao momento, entre outras propostas de Ricardo Costa, o estrelado chef do hotel. E não podiam obviamente faltar as iguarias típicas da quadra, como o buffet de queijos e enchidos e a vasta seleção de sobremesas, chocolates, bombons e trufas, da autoria da equipa de pastelaria de hotel.

No domingo, dia 5 de dezembro, haverá ainda lugar para uma masterclass exclusiva em formato showcooking comentado, liderada pelo Chefe Ricardo Costa e pela Diretora de Vinhos do The Yeatman, Elisabete Fernandes, na sala do Restaurante Gastronómico – consagrado com 2 estrelas Michelin. Ao longo de 2 horas, será possível testemunhar a elaboração de 4 pratos, o processo de harmonização entre vinhos e comida (com um foco especial na escolha dos ingredientes), assim como conhecer os principais truques e segredos dos protagonistas. E claro, desfrutar ainda da experiência enogastronómica, que estará limitada a 20 pessoas.

Para além do vinho e da gastronomia, o hotel acolhe ainda um Bazar de Natal com várias sugestões de presentes, se sobrar dinheiro depois das compras vínicas, claro está. O evento terá lugar entre as 15h00 e as 20h00 nos dois dias, com a exceção da masterclass, que vai começar às 12h30, decorrendo até às 14h30. A participação na masterclass-almoço implica a compra de um bilhete especial, mas todos podem ser comprados no site de eventos do The Yeatman.

Feira de Vinhos de Natal | Unibanco

Para quem prefere comprar online, o site de referência Adegga preparou um Guia de Natal 2021, com os melhores vinhos para beber ou oferecer. Pode optar por enviar o presente diretamente para uma morada indicada, ou receber em sua casa.

Vamos encontrar vinhos para todos os gostos: packs de seis, ou mais, para oferecer à família e aos amigos. Grandes formatos, de Magnum com 1,5 litros ao Imperial, com 6 litros, que vão certamente servir todos os convidados à mesa de Natal, ou impressionar quem os receber. Não mais, no entanto, do que algumas das preciosidades especialmente boas e/ou raras que o site também reservou para nós. Chamem-nos egoístas, mas estas guardávamos. Há caixas presente, Espumantes e Champagnes para celebrar e brindar, ou Gins, Whisky e Aguardentes.

Feira de Vinhos de Natal | Unibanco

Uns dias depois da Christmas Wine Experience, no Yeatman, a Invicta volta a receber uma feira vínica, porque a Vinhos a Descobrir também está de volta ao Hard Club, no Mercado Ferreira Borges.

Quem é que já ouviu falar na Escaravelho Wines? No Monte São Sebastião, Vinha d’Avó, ou Pedro Milanos? Fragulho, Restrito, Douro Prime, Terras de Sicó, Casa Santa Eufémia? Quinta das Tílias, Vinhos Persistente, Casalinho Wines? E que tal a Adega Belém, Duas Árvores, Castas e Cascos, Quinta da Serpe, Freire Lobo Wines, Encostas do Mouro e Quinta da Companhia? Provavelmente quase ninguém e é essa a grande qualidade desta Winter Wine Market: revelar pequenos produtores, com muito pouco palco, mas capazes de fazer vinhos de muita qualidade. Serão cerca de 40 nomes e mais de 350 referências para descobrir, provar, e comprar. Entre os dias 18 e 19 de dezembro, das 12h00 às 21h00, no Mercado Ferreira Borges. Bilhetes à venda na TicketLine.

Por C-Studio / Cofina Media