Estes são os melhores gelados em Portugal Estes são os melhores gelados em Portugal

Estes são os melhores gelados em Portugal

min de leitura

Não temos a tradição a tradição dos italianos, mas temos muitas geladarias artesanais cheias de gelados frescos e saborosos, para devorar antes que derretam


Publicado em 04-Ago-2022

Nannarella, Gelatti alla Romana

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Desde que a italiana Costanza Ventura abriu a sua pequena fábrica de gelados artesanais em São Bento, há um par de anos, que Lisboa ficou mais doce. Sabores ao sabor das estações, com ingredientes locais, clássicos de sempre, como o chocolate ou o limão, e ícones da casa, como o Pistácio (que vem da Sicília) e a fior di basilico (manjericão) fizeram da Nannarella um caso sério de sucesso.

Nivà

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Turim é a casa da família, e foi nesta cidade italiana que nasceu a primeira gelataria da marca, distinguida pelo guia gastronómico Gambero Rosso. O sucesso dos seus gelados foi tal que decidiram atravessar os Alpes para abrir sucursal em Cannes, seguindo depois para Portugal.
A Nivá foi a primeira cremeria italiana no nosso País, servindo um gelado artesanal que, pela sua consistência de mousse gelada, merece destaque especial. Orgulham-se de trabalhar com matérias-primas de qualidade e ingredientes 100% naturais – avelãs do Piemonte, pinhões da nossa terra, café torrado moído, chocolate fondente esmagado à mão e apenas fruta da época proveniente de pequenos produtores –, têm mais de uma centena de sabores, que vão variando consoante a disponibilidade dos produtos. Também têm bolos de gelado, cannolis recheados e granitas preparadas com fruta fresca e infusões de ervas.
Com duas lojas em Lisboa (no Príncipe Real e em Alcântara), a Nivá abriu este ano também em Matosinhos.

Santini

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Foi há mais de setenta anos que Attilio Santini abriu, no Tamariz, aquela que tornaria na mais famosa geladaria de Portugal. Nesses tempos os gelados eram uma raridade, mas não para os Santini, que seguiam já na terceira geração de mestres “gelateiros”. Uma tradição familiar que perdura nos dias de hoje, e que cresceu para mais de dez lojas, incluindo Cascais, Lisboa, Porto e Faro.  Sabores artesanais e tradicionais juntam-se às novidades, para que uma visita à Santini seja sempre uma surpresa. 

Gelados de Portugal

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

O caramelo com flor de sal de Aveiro, o requeijão com doce de abóbora, o iogurte com doce de figo do Algarve ou o limão com mel de rosmaninho foram alguns dos sabores que tornaram a Gelados de Portugal, criada em 2013 em Aveiro, conhecida a nível nacional. A ganhar adeptos em Portugal e um pouco por todo o mundo, estes gelados são feitos só com fruta natural e sem tratamento térmico – a fruta só é colocada na base do gelado depois de esta estar completamente fria –, o que, dizem, mantém as suas vitaminas e torna o sabor do gelado mais intenso. Nada como uma viagem até à sua cidade de origem para comprovar a veracidade da afirmação!

Emanha

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Uma das grandes geladarias de referência em Portugal e um clássico da Figueira da Foz, a Emanha deve o seu nome a Angola, país natal da maioria dos seus sócios (Emanha é uma localidade situada no grande planalto do Huambo). Fundada há 38 anos, já foi considerada uma das 20 melhores geladarias da Europa, com o jornal britânico The Guardian a elogiar o sabor de algas marinhas, feito com leite fermentado com grãos de kefir e espirulina, uma alga de água doce muito utilizada pelos nutricionistas. É apenas um dos cerca de 100 sabores de gelado desenvolvidos pela Emanha, à semelhança do sabor Licor Beirão, outro dos casos de sucesso. Para experimentar com vista para o mar da Figueira da Foz.

Neveiros

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Foi o destino quem ditou que a Neveiros, fundada em 1950 por Alda Freiria, abrisse numa rua chamada da Alegria, porque o Porto ficou definitivamente mais feliz. Desde então que é um destino de eleição para os portuenses e oferece uma variedade incrível de sabores, que vão rodando ao ritmo das estações para que seja tudo sempre fresco. Ainda assim, o Maria Framboesa (gelado de nata com camadas de compota de framboesa e bolacha maria), o Ana Limão (limão com amendoim crocante) e o Bolo Gelado são alguns dos clássicos que nunca faltam na ementa, Nem na Rua Formosa, nem no Mercado do Bom Sucesso. E quem quiser levar os gelados da Neveiros para casa, fá-lo em embalagens biodegradáveis para reduzir o impacto no meio ambiente.​

Cosí

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Abriu há três anos na cidade dos estudantes, de tradição bem italiana, mas dando preferência aos ingredientes regionais. Na Cosí os gelados são produzidos diariamente, à vista dos clientes, e o gosto pela experimentação levaram a gelados como o de requeijão com figo caramelizado, de hortelâ e côco ou de pêra bêbeda. Ainda há dias criaram um gelado de Sálvia, que um chef norte-americano já classificou como uma obra de arte da geladaria moderna.

Conchanata

Estes são os melhores gelados em Portugal | Unibanco

Pouco mudou desde que a Conchanata foi fundada em 1948, em Alvalade, pelos Italianos Quintílio e Alfo Tarlattini, pai e filho. Após mais de sete décadas, o segredo ainda é passado dentrio da família, e é o neto de Quintílio, Michelle, quem hoje se encarrega de fazer os gelados exatamente com as mesmas máquinas que pai e avô usaram – assegurando a continuidade destes gelados únicos. Ao seu lado trabalha já o filho, por isso a tradição parece assegurada por mais alguns anos. A nata é obviamente o ex-libris da casa, e dá o nome ao copo mais pedido, que leva outros três sabores à escolha, e um delicioso molho de morango por cima.