As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal

min de leitura

Vamos celebrar a época festiva em família, visitando vilas engalanadas e mercados repletos de coisas lindas, espalhados um pouco por todo o país.


Publicado em 13-Dez-2021

As compras de Natal têm muito mais encanto feitas longe da confusão dos grandes centros comerciais. Em pequenos mercados natalícios, como os que todos os anos já surgem em Lisboa e no Porto, a exemplo de outras cidades europeias. Casinhas repletas com o que de melhor se faz em Portugal, da moda aos inevitáveis produtos gourmet. Mas se calhar prefere sair destas duas metrópoles, porque no resto do país ainda há mais para ver. Venha então descobrir as melhores vilas e mercados de Natal em Portugal.

Rossio Christmas Market, Lisboa

Bem no coração da capital, em frente ao café Nicola, um comboio parte para percorrer algumas das ruas mais bonitas da Baixa, como a Rua do Ouro e a da Prata. Ao lado, um pequeno hospital de bonecas homenageia essa antiga loja histórica da cidade, que leva já 190 anos a deixar sorrisos nos corações das crianças. E é obviamente impossível não reparar nas dezenas de outras barraquinhas que enchem a praça mais nobre da cidade. Vendem artesanato, gastronomia, um pouco de tudo na verdade, e convidam ainda a explorar todo o comércio tradicional da zona. Tudo com vista para o Teatro Nacional D. Maria II, perfeitamente engalanado para celebrar a época.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Rossio Christmas Market. Praça Dom Pedro IV, todos os dias das 10h00 às 21h30 (22h30 sextas e sábados), até 19 de dezembro.

Mercado de Natal da Aldeia da Praia

Neste, e no próximo fim de semana, a Aldeia da Praia, perto da Praia Grande, recebe um Mercado de Natal repleto de duendes que prepararam os presentes mais originais e autênticos para oferecer este Natal. Desde loiças e cerâmicas a sabonetes artesanais, bijuteria, bonecas em crochet ou essências florais. Num cenário mágico, junto ao mar. Dependendo do tempo, tanto pode ser ao ar livre como dentro da Antiga Colónia de Férias da CP.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Mercado de Natal da Aldeia da Praia. Av. do Atlântico, Antiga Colónia de Férias da CP, Sintra. Sábados e domingos das 11h00 às 17h00, até dia 19 de dezembro

Óbidos Vila Natal

Todos os anos, a vila de Óbidos enche-se de luz, espetáculos e animação para celebrar a chegada do Natal. E todos os anos recebe milhares de visitantes que não querem perder pitada do que por cá se passa. Pode dizer-se que é uma tradição, que este ano regressa com a roda-gigante, pistas e rampas de gelo ou carrosséis. Não falta um presépio, a casa do Pai Natal, e muitas outras diversões, espetáculos e compras para deixar todos os membros da família com um sorriso na cara. Tudo isto no cenário magnífico de uma das vilas mais românticas e bonitas de Portugal.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Óbidos Vila Natal. Todos os dias das 10h00 às 19h00 (ou 16h00). Bilhetes a partir dos 5 euros. Até dia 2 de janeiro.

Leiria Cidade Natal

A magia do Natal também está de regresso a Leiria, onde as praças da cidade se enchem de tendas, pista de gelo, paradas de Natal, renas, mercados de solidariedade, sabores de Natal e muito mais. É toda a cidade em festa, entre o Largo Papa Paulo VI, que recebe o Recreio dos Duendes (e a pista de gelo); a Praça Rodrigues Lobo, que acolhe a casa do Pai Natal; o Jardim Luís de Camões, com o Jardim Solidário e o Comboio de Carril; o Castelo de Leiria, figura central da iluminação de Natal e com muitos divertimentos para os mais pequenos; e o Mercado de Sant’Ana, que se transforma num palco para espetáculos de teatro e musicais para todos os gostos e idades.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Leiria Cidade Natal. Todos os dias, com diferentes horários consoante as atrações. Preços sob consulta. Até ao dia 6 de janeiro.

Cabeça, Aldeia Natal

Esta festa já vai na sua 9ª edição e mantém o mesmo conceito com que abriu: ser “uma festa genuína, feita por mãos de gente genuína”. Assim, toda a decoração é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais, pelos cerca de 170 habitantes desta aldeia no coração da serra da Estrela. Giestas, videiras, pinheiros, folhas ou canas de milho são a matéria-prima para as mais bonitas decorações. O cenário é único, em pleno parque natural, e numa bem cuidada aldeia de xisto, toda iluminada por tecnologia LED (Cabeça foi a primeira aldeia LED do país). Aqui todas as portas estão abertas, e o pequeno mercado de Natal estende-se assim pelas casas dos habitantes, enquanto na Tasquinha se prova – e compra – o melhor da gastronomia da região.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Cabeça, Aldeia Natal, Seia. De 18 de dezembro a 2 de janeiro de 2022.

Mercado de Natal, Porto

Há já quatro anos que o Mercado da Alegria leva o Mercado de Natal do Porto para a Praça da Batalha. Este ano são cerca de 40 artistas convidados, ligados ao artesanato, à joalharia, moda e gastronomia (doces, compotas e enchidos), que se dividem por casinhas de madeira e outras bancas, bem no centro da Invicta, entre a Sé e Santo Ildefonso. Muitas sugestões de presentes originais.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Mercado de Natal do Porto. Praça da Batalha, todos os dias da 10h00 às 20h00 (22h00 sextas e sábados, até ao dia 31 de dezembro.

FaMa – Mercado de Natal de Matosinhos

Por estes dias, todos os caminhos vão dar ao Parque Basílio Teles, que volta a reunir um conjunto incrível de artesãos e pequenos comerciantes, que lhe trazem propostas de moda, artesanato, livros, produtos regionais, brinquedos, ou figuras para o presépio e decorações de Natal. Tudo sob o alto patrocínio da Andarte (Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato), a responsável por esta feira tradicional em Matosinhos, cuja câmara obviamente também apoia a iniciativa. São quase 90 expositores, vindos de todas as regiões do país, para descobrir presentes originais para toda a família e amigos.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

FaMa. Parque Basílio Teles, Matosinhos. Aberto todos os dias das 11h00 às 19h30 (21h00 às 23h00 às sextas e sábados) Até ao dia 23 de dezembro.

Aldeia Natal, Funchal

A magia do Natal é muito forte na Madeira, onde todos os anos montam uma Aldeia de Natal na Praça do Município do Funchal. Um evento destinado sobretudo às crianças, com inúmeras atividades divertidas, com Jogos Tradicionais, Magia e espaços do Conto. A Aldeia Natal promove ainda os artesãos locais, que aqui podem oferecer produtos alusivos ao Natal. Além disso, o Mercado dos Lavradores volta também a receber o Natal na Praça, todos os domingos até ao Natal, com destaque para a Noite de Mercado, uma tradição antiga na qual todos os lavradores da Ilha se reúnem para vender os seus produtos. O evento começa às 23 horas, com Cânticos de Natal e as bancas bares e restaurantes da zona permanecem abertos durante a noite.

As melhores vilas e mercados de Natal em Portugal | Unibanco

Natal no Funchal. Na Praça do Município (todos os dias, das 10:00 às 19:00) até 2 de janeiro e no Mercado de Lavradores (todos os domingos até ao Natal e dia 23).