As melhores viagens virtuais As melhores viagens virtuais

As melhores viagens virtuais

As melhores viagens virtuais

Passear pelas principais cidades do mundo, dar uma volta na última atração da Disney ou visitar a Torre Eiffel sem filas? Sim, é possível e durante o confinamento!


Publicado em 04-Mar-2021

As saudades são mais do que muitas, mas infelizmente a pandemia ainda nos impede de viajar por esse mundo fora. Ou mundo perto. Felizmente, a tecnologia pode dar uma ajuda, levando-nos para qualquer lado sem sequer passar pelo controlo de segurança dos aeroportos. Num segundo estamos a passear pela Grande Muralha da China e, no outro, numa viagem até Marte, o Planeta Vermelho. Será o mais perto que conseguimos de um teletransporte e, ainda por cima, é grátis. Por isso, aperte bem o cinto de segurança online, coloque os óculos de realidade virtual (não precisa, mas melhoram a experiência) e venha embarcar nesta aventura.

Drive and Listen

Drive and Listen é um site tão simples quanto viciante e por isso está desculpado se passar as próximas horas perdido no ecrã. Tudo o que precisa de fazer é visitar o site, escolher uma cidade e uma estação de rádio e está pronto para seguir viagem como passageiro de automóvel, moto ou tuk tuk, por uma qualquer cidade do mundo. Embalado pelo som de uma rádio local. De Nova Iorque a Nova Deli, de Tóquio a Buenos Aires – tem atualmente mais de cinquenta por onde escolher. Boa viagem.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Walt Disney World

Desta vez o mouse pode levar-nos para o mundo virtual de outro rato, no canal de YouTube da WDW. Vai encontrar um pouco de tudo, desde panoramas a 360 graus pelas ruas do parque Disney de Orlando até viagens virtuais pelas melhores atrações do parque. Prepare-se para ficar sem fôlego!

A Grande Muralha da China

A única construção humana vista do espaço pode também ser vista no conforto do seu lar, percorrendo todos os trilhos da muralha e permitindo ficar por dentro de uma série de factos pouco conhecidos nesta grande obra de engenharia. Melhor ainda que uma visita em grupo, com guia.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Guggenheim & museus

Graças ao Google Arts & Culture podemos aceder a diversas experiências culturais incríveis, tais como visitar virtualmente a grande maioria dos principais museus mundiais. É esse o caso do Guggenheim, em Nova Iorque, onde podemos percorrer toda a famosa espiral enquanto admiramos as obras que alberga. E nesta visita tanto se pode começar por cima, no sexto andar e ir descendo, como subindo, porque nenhuma das opções cansa.

Universal Studios

Montanhas-russas cheias de velociraptors ou corridas voadoras com o Harry Potter, em Wizarding World (melhor ver no telemóvel). Para aumentar a adrenalina nada como uma visita aos Universal Studios de Orlando, no conforto do seu lar. Aliás, toda a cidade de Orlando é um parque de diversões gigante, com Universal, Disney, Seaworld, Legolândia…

Heritage on the Edge

Mais um contributo da Google Arts & Culture, esta Heritage on the Edge é particularmente interessante pois permite-nos viajar por alguns dos lugares mais emblemáticos da humanidade, mas também dos mais ameaçados pelas alterações climáticas. Sítios como Bagerhat, no Bangladesh, a Ilha da Páscoa, o castelo de Edimburgo ou o de Kilwa Kisiwani, na Tanzânia. Descobrir a História e visitar, antes que desapareçam, mas também perceber o que está a ser feito para a conservação.

Museu da RTP

Existem diversos museus em Portugal que pode visitar virtualmente, e o museu da RTP é um dos mais interessantes, porque não se trata apenas de uma viagem virtual, mas à nossa memória coletiva também, através do espólio da RTP. Memórias da televisão e da rádio, reportagens, vídeos, músicas e todos os acontecimentos importantes divididos por ano. Calhando, pode até gravar o seu telejornal…

Torre Eiffel

Ir a Paris e não subir à Torre Eiffel é como ir a Roma e não ver o Papa. Só que é, infelizmente, uma tarefa bem mais árdua, devido às horas de filas para conseguir entrar na estrutura. Por aqui a entrada é muito mais fácil, e pode ficar a admirar as vistas da Cidade das Luzes a 360º, pelo tempo que quiser e sem se preocupar com as horas invasoras vindas da China ou da América.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Museu do Vaticano

Por falar em Papa, que tal fazer uma visita ao lindíssimo museu do Vaticano, onde artistas como Rafael, Michelangelo ou Botticelli deixaram a sua marca – e que agora podemos observar com direito a zoom?

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Zoos live

Adoramos visitar o jardim zoológico, mas enquanto não é possível fazê-lo em carne e osso, os zoos de San Diego ou de Houston, nos EUA, oferecem uma vista privilegiada para os seus animais, com câmaras a emitirem ao vivo. De dia e de noite. É tal e qual como na vida real, pois se por vezes olhamos para um vazio, onde nada acontece, noutras passa um urso polar a abrir a boca para o vídeo. O zoo de Houston permite até controlar algumas dessas câmaras, escolhendo os ângulos.

Acesso a Marte

Mesmo sem pandemia, não havia outra forma de fazer esta viagem. É certo que conseguimos enviar missões ao Planeta Vermelho, mas estamos muito longe de enviar alguma nave tripulada. E foi para nos dar essa experiência que a NASA se juntou à Google para criar uma réplica 3D da superfície marciana, tal e qual como gravada pelo Rover Curiosity. Ou seja, se gostava mesmo de fazer uma viagem estratosférica, então não procure mais e clique aqui.

Por C-Studio / Cofina Media