As melhores viagens virtuais As melhores viagens virtuais

As melhores viagens virtuais

min de leitura

Passear pelas principais cidades do mundo, dar uma volta na última atração da Disney ou visitar a Torre Eiffel sem filas? Sim, é possível e durante o confinamento!


Publicado em 04-Mar-2021

As saudades são mais do que muitas, mas infelizmente a pandemia ainda nos impede de viajar por esse mundo fora. Ou mundo perto. Felizmente, a tecnologia pode dar uma ajuda, levando-nos para qualquer lado sem sequer passar pelo controlo de segurança dos aeroportos. Num segundo estamos a passear pela Grande Muralha da China e, no outro, numa viagem até Marte, o Planeta Vermelho. Será o mais perto que conseguimos de um teletransporte e, ainda por cima, é grátis. Por isso, aperte bem o cinto de segurança online, coloque os óculos de realidade virtual (não precisa, mas melhoram a experiência) e venha embarcar nesta aventura.

Drive and Listen

Drive and Listen é um site tão simples quanto viciante e por isso está desculpado se passar as próximas horas perdido no ecrã. Tudo o que precisa de fazer é visitar o site, escolher uma cidade e uma estação de rádio e está pronto para seguir viagem como passageiro de automóvel, moto ou tuk tuk, por uma qualquer cidade do mundo. Embalado pelo som de uma rádio local. De Nova Iorque a Nova Deli, de Tóquio a Buenos Aires – tem atualmente mais de cinquenta por onde escolher. Boa viagem.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Walt Disney World

Desta vez o mouse pode levar-nos para o mundo virtual de outro rato, no canal de YouTube da WDW. Vai encontrar um pouco de tudo, desde panoramas a 360 graus pelas ruas do parque Disney de Orlando até viagens virtuais pelas melhores atrações do parque. Prepare-se para ficar sem fôlego!

A Grande Muralha da China

A única construção humana vista do espaço pode também ser vista no conforto do seu lar, percorrendo todos os trilhos da muralha e permitindo ficar por dentro de uma série de factos pouco conhecidos nesta grande obra de engenharia. Melhor ainda que uma visita em grupo, com guia.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Guggenheim & museus

Graças ao Google Arts & Culture podemos aceder a diversas experiências culturais incríveis, tais como visitar virtualmente a grande maioria dos principais museus mundiais. É esse o caso do Guggenheim, em Nova Iorque, onde podemos percorrer toda a famosa espiral enquanto admiramos as obras que alberga. E nesta visita tanto se pode começar por cima, no sexto andar e ir descendo, como subindo, porque nenhuma das opções cansa.

Universal Studios

Montanhas-russas cheias de velociraptors ou corridas voadoras com o Harry Potter, em Wizarding World (melhor ver no telemóvel). Para aumentar a adrenalina nada como uma visita aos Universal Studios de Orlando, no conforto do seu lar. Aliás, toda a cidade de Orlando é um parque de diversões gigante, com Universal, Disney, Seaworld, Legolândia…

Heritage on the Edge

Mais um contributo da Google Arts & Culture, esta Heritage on the Edge é particularmente interessante pois permite-nos viajar por alguns dos lugares mais emblemáticos da humanidade, mas também dos mais ameaçados pelas alterações climáticas. Sítios como Bagerhat, no Bangladesh, a Ilha da Páscoa, o castelo de Edimburgo ou o de Kilwa Kisiwani, na Tanzânia. Descobrir a História e visitar, antes que desapareçam, mas também perceber o que está a ser feito para a conservação.

Museu da RTP

Existem diversos museus em Portugal que pode visitar virtualmente, e o museu da RTP é um dos mais interessantes, porque não se trata apenas de uma viagem virtual, mas à nossa memória coletiva também, através do espólio da RTP. Memórias da televisão e da rádio, reportagens, vídeos, músicas e todos os acontecimentos importantes divididos por ano. Calhando, pode até gravar o seu telejornal…

Torre Eiffel

Ir a Paris e não subir à Torre Eiffel é como ir a Roma e não ver o Papa. Só que é, infelizmente, uma tarefa bem mais árdua, devido às horas de filas para conseguir entrar na estrutura. Por aqui a entrada é muito mais fácil, e pode ficar a admirar as vistas da Cidade das Luzes a 360º, pelo tempo que quiser e sem se preocupar com as horas invasoras vindas da China ou da América.

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Museu do Vaticano

Por falar em Papa, que tal fazer uma visita ao lindíssimo museu do Vaticano, onde artistas como Rafael, Michelangelo ou Botticelli deixaram a sua marca – e que agora podemos observar com direito a zoom?

As melhores viagens virtuais | Unibanco

Zoos live

Adoramos visitar o jardim zoológico, mas enquanto não é possível fazê-lo em carne e osso, os zoos de San Diego ou de Houston, nos EUA, oferecem uma vista privilegiada para os seus animais, com câmaras a emitirem ao vivo. De dia e de noite. É tal e qual como na vida real, pois se por vezes olhamos para um vazio, onde nada acontece, noutras passa um urso polar a abrir a boca para o vídeo. O zoo de Houston permite até controlar algumas dessas câmaras, escolhendo os ângulos.

Acesso a Marte

Mesmo sem pandemia, não havia outra forma de fazer esta viagem. É certo que conseguimos enviar missões ao Planeta Vermelho, mas estamos muito longe de enviar alguma nave tripulada. E foi para nos dar essa experiência que a NASA se juntou à Google para criar uma réplica 3D da superfície marciana, tal e qual como gravada pelo Rover Curiosity. Ou seja, se gostava mesmo de fazer uma viagem estratosférica, então não procure mais e clique aqui.