As melhores aulas de ginásio de Lisboa e Porto As melhores aulas de ginásio de Lisboa e Porto

As melhores aulas de ginásio de Lisboa e Porto

min de leitura

Com a primavera à porta, é preciso voltar a treinar e em força. A pensar em si, aqui ficam as aulas de ginásio mais divertidas, mais originais e mais intensas.


Publicado em 25-Mar-2019

Tal como em muitas outras áreas, o fitness tem tendências e reinventa-se de ano para ano. Será que no seu ginásio já ouviu falar de HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade?… Provavelmente sim. São as aulas que estão na moda, treinos de curta duração com séries intensas de exercícios, intervaladas com alguns segundos de repouso. Prometem resultados rápidos e eficazes (definição e perda de peso), ocupando pouco tempo na sua agenda, o que as torna muito populares. O HIIT está, regra geral, associado a exercícios funcionais, que melhoram equilíbrio, coordenação, força e resistência, utilizando para isso o peso do corpo. Com muito sucesso, todos os anos surgem novidades relacionadas com este tipo de treino. É o caso do HIIS (High Intensity Interval Skipping), uma tendência a ganhar peso nos EUA, que consiste em fazer várias séries a saltar à corda, chegando a proporcionar a perda de 1200 calorias por aula!

O ioga nas suas muitas variantes também está em alta, tal como as máquinas de remo e os personal trainers, que continuam a ser muito procurados, em ginásios ou em casa do cliente. Ainda assim, é preciso dizer que as aulas de grupo regressaram à ribalta, em ginásios tradicionais e também bootcamps, com muita música à mistura. Por último, e antes de destacarmos algumas das melhores aulas de ginásio de Lisboa e Porto, há que mencionar a chamada wearable technology, tecnologia direcionada para o desporto que pode usar para ajudar a monitorizar treinos, batimentos cardíacos, calorias, número de passos diários… e ainda as apps de treino e nutrição, com muitos ginásios a contar já com aplicação própria, para marcar aulas à distância ou ter acesso ao seu plano de treinos personalizado através de um clique.

Strong by Zumba

O Strong by Zumba é uma nova versão do zumba, uma aula que combina elementos de dança com treino HIIT, ou seja, exercícios de força e resistência muscular e treino cardiovascular, incluindo agachamentos, burpees e movimentos de kickboxing – tudo ao som de música ritmada. Além de dar aos praticantes uma maior definição e tónus muscular, melhora a resistência cardiovascular, a força das articulações, o equilíbrio e a coordenação. E a garantia é de queimar cerca de 700 calorias em 60 minutos de aula! E a boa notícia é que o seu organismo continua a queimar calorias mesmo depois do treino! O conceito foi apresentado em julho de 2016, na Zumba Instructor Convention, em Orlando, nos Estados Unidos, e hoje já existe em muitos ginásios de norte a sul do país. É o caso do Solinca.


Cross Swim Fit

O Cross Swim é uma nova modalidade que combina natação pura desportiva, em meio aquático, com treino de condição física no solo. Todas as sequências são intervaladas, o que permite aumentar a intensidade e gastar até 350 calorias em 45 minutos. Baseado no HIIT, esta atividade pretende desenvolver e aperfeiçoar algumas componentes da aptidão física, tais como: potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e ainda auxiliar no controlo do índice de massa corporal. Com uma pequena nota: a prática do Cross Swim Fit requer o domínio geral de duas ou três técnicas de natação (crawl, costas e bruços). No HMC Sports ou na Piscina do Restelo.


Desportos de combate

Muito populares, as modalidades de combate são aulas completas, desafiantes e nada aborrecidas. Primeiro foi o boxe a ganhar adeptos, depois o kickboxing e o jiu-jitsu, agora o muay thai está a ganhar terreno. Arte marcial originária da Tailândia, caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, podendo ser praticada por homens e mulheres de todas as idades. Treina força, resistência e agilidade, contribuindo para melhorar tempos de reação e coordenação, enquanto tonifica todos os músculos. Experimente ver a oferta de ginásios como o 1Fight e o Academia Jazzy, em Lisboa ou o Porto Fight Club, no Porto.


Ioga suspenso e aerial conditioning

Há cada vez mais pessoas a praticar ioga, em ginásios ou ao ar livre. Da mesma forma, o chamado ioga suspenso também tem vindo a ganhar adeptos. Para quem não sabe, esta modalidade pratica-se com um acessório complementar, um tecido suspenso a alguns centímetros do chão que funciona como um baloiço, o que permite ao aluno um apoio do corpo mais eficaz e posturas corporais mais corretas. As imagens das posições acrobáticas que o ioga suspenso permite fazer são impressionantes, por isso, quando o aluno consegue realizar algumas delas, tem uma grande sensação de autoconfiança. Paralelamente, são vários os benefícios: melhora a mobilidade articular, a força muscular, a flexibilidade e a consciência corporal e espacial. Ainda assim esta não é a única aula de ginásio em suspensão. Fazer exercício físico no ar parece estar na moda. Pole dance, tecido vertical, trapézio estático, aerial hoop (aulas com recurso a uma lira, um arco suspenso) e aerial straps são outras modalidades que envolvem, de alguma maneira, tirar os pés do chão, seja com recurso a varão, a fitas penduradas no teto ou a trapézios. No Jaya Aerial Lab, em Lisboa, a par de um vasto leque de aulas de ioga, vai encontrar todas estas modalidades, e ainda aulas de aerial conditioning, um treino intenso feito a pensar no desenvolvimento da força muscular, da flexibilidade e da estabilidade articular que mistura um pouco de todas estas atividades com um pouco de fitness.


Air Fit e Power Jump

Realizadas em minitrampolins, estas aulas de ginástica exercitam vários grupos musculares através de movimentos enérgicos, ritmados e de intensidade crescente. Muito divertidas, são executadas ao som de música, proporcionando um elevado gasto calórico (entre as 600 e as 800 calorias, dependendo do praticante) e trabalho cardiovascular. Ao saltar, o trabalho de membros inferiores da aula é intenso, assim como a ação de retorno venoso é potencializada na circulação, que ajuda até contra a celulite. O salto no trampolim também irá ajudar a acelerar o metabolismo, o que fará com que o seu corpo queime, à partida, mais calorias. Encontra estas aulas em ginásios como o Holmes Place ou o Pump.


Les Mills Sprint

Alone we’re weak, together we’re strong.” É este o mote da Les Mills, uma empresa neozelandesa que compila músicas e coreografias de várias aulas de grupo e disponibiliza-as em health clubs por todo o mundo. O Bodypum, criado em 1997, é o programa mais famoso do Les Mills, uma aula sem impacto, concebida para dar ao seu corpo um treino completo usando barras e pesos, e que tem oito milhões de praticantes em todo o mundo. A fórmula Les Mills possui 21 programas de aulas pré-coreografadas de alta intensidade – body combat, body step, body attack, RPM, Grit Series –, todos com o objetivo de oferecer resultados rápidos enquanto se diverte. Um dos treinos mais exigentes é o Les Mills Sprint, um treino intervalado de alta intensidade (HIIT) em bicicleta indoor. Com duração de 30 minutos (são cada vez mais os ginásios a oferecer aulas de curta duração, mas muito intensas, o que as torna tão ou mais eficazes do que as aulas mais longas), promovem o aumento da força, massa muscular e redução da massa gorda, acelerando o metabolismo durante e após o treino. Indicado para articulações sensíveis. Em Portugal, as aulas Les Mills estão disponíveis em ginásios como o Solinca ou o Fitness Hut.


Float Fit

Foi uma das tendências-sensação dos últimos tempos. O Float Fit ou Acqua Float é uma aula de maior intensidade, mas de baixo impacto por ser realizada na água, em cima de uma prancha flutuante. Funciona em aulas de grupo de 30 minutos, seguindo a dinâmica das séries intensas em curtos períodos de tempo. As primeiras vezes não são simples. Se já teve aulas de surf, sabe qual é a sensação, caso contrário vai perceber que é preciso um certo esforço para conseguir manter-se equilibrado. E um esforço ainda maior para fazer agachamentos, flexões, abdominais e saltos de burpees. Tudo isto entre um e outro mergulho inadvertido, gargalhadas e muito suor. No Holmes Place.



Ballet fitness

Tal como o nome indica, o ballet fitness é uma combinação de ballet e ginástica, juntando exercícios de ioga, ginástica funcional ou pilates. Acessível a qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha feito ballet na vida, esta modalidade não é boa apenas para ganhar uma boa postura. Pode ser uma ótima forma de tonificar os músculos e queimar calorias, trabalhando fortemente a zona das coxas, glúteos e abdominais. Pratica-se com recurso à barra de ballet, mas descalço, sem necessidade de usar sapatilhas tradicionais. Encontra aulas de ballet fitness na cadeia de ginásios Vivafit, no Clube VII, em Lisboa, e no APAM, no Porto.


Boxcycling 

É uma das últimas grandes tendências do fitness e há quem diga que também é uma das modalidades mais potentes, prometendo resultados rápidos e eficazes.  E sim, é isso mesmo, o nome resulta da união do boxe com o cycling, algo aparentemente estranho, certo? Ou talvez não. Na verdade, a ideia deste treino é pedalar numa bicicleta a diferentes velocidades (exercitando pernas e glúteos), enquanto dá vários socos, executando movimentos clássicos de boxe. Quais os objetivos? Ativar e tonificar várias partes do corpo em simultâneo, muitas mais do que quando se pratica apenas cycling. E se, aparentemente, parece algo simples, exigindo apenas equilíbrio e coordenação, a verdade é que os especialistas avisam que esta é uma modalidade muito exigente e que obriga a grande resistência. Ainda não encontrámos estas aulas, mas mantenha-se atento às novidades no horário do seu ginásio…