A caminho de Beja para uma semana gastronómica A caminho de Beja para uma semana gastronómica

A caminho de Beja para uma semana gastronómica

A caminho de Beja para uma semana gastronómica

De 7 a 14 de novembro, Beja promove a sua primeira semana gastronómica, entre o vinho e a cozinha, com prémios à mistura


Publicado em 06-Nov-2020

Promover a qualidade e a diversidade gastronómica da região, aliada à fama dos vinhos do concelho. Está dado o mote para a primeira edição da Semana Gastronómica do Vinho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja que começa já este fim de semana e se prolonga até ao próximo dia 14, reunindo ainda os melhores restaurantes da cidade, sempre no respeito por todas as normas de segurança.

Podíamos dizer que a cozinha tradicional alentejana assenta em dois princípios muito simples: a qualidade dos produtos autóctones e a habilidade de quem os prepara. Do porco preto às vacas mertolengas, dos queijos (de Serpa) aos pães, os seus produtos, tal a excelência, dispensam já grandes apresentações. Come-se muito bem por aqui, e petisca-se ainda melhor, mas associar o nome da cidade ao património vínico de qualidade talvez surpreenda algumas almas menos atentas a estes temas, mas qualquer dúvida fica rapidamente desfeita ao percorrer as casas do distrito: Cortes de Cima, Herdade dos Grous, do Sobroso, Malhadinha Nova, Casa de Santa Vitória, Herdade Grande, do Rocim, da Mingorra… A lista poderia continuar, mas o argumento está ganho.

A caminho de Beja para uma semana gastronómica | Unibanco

E assim chegamos a esta semana gastronómica de 7 a 14 de novembro, que desafia os melhores restaurantes do concelho a incluir, na sua ementa diária, entradas, pratos regionais ou sobremesas em que o vinho se assuma como um dos ingredientes de destaque. Por estes dias, também, os vinhos do concelho terão presença obrigatória nas cartas. Entre os restaurantes aderentes estão nomes típicos do concelho, como o Luiz da Rocha, Tem Avondo, a Adega Típica 25 de Abril, Espelho de Água ou a Pipa. São perto de uma vintena de casas cuja lista completa pode ser conhecida aqui, tal com os pratos que têm reservados.

Por cada refeição consumida nesta semana gastronómica fica ainda habilitado a prémios que podem chegar aos 500 euros, para gastar nos restaurantes aderentes. O regulamento do concurso pode ser consultado aqui, mas para os escolhidos, além de comerem bem, esta semana ainda se pode revelar num ótimo investimento.

Por C-Studio / Cofina Media