A arte de saborear Portugal, com Patrícia Dias
min de leitura
Patrícia Dias é uma das responsáveis pelo Projeto The Art of Tasting Portugal, que promove experiências únicas com produtores e chefs por este país fora…
Publicado em 05-Abr-2023
A plataforma The Art of Tasting Portugal foi desenvolvido pela agência de comunicação Chefs Agency, com o objetivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional, oferecendo experiências únicas que nos levam aos melhores produtores de cada região e para junto de muitos dos nossos chefs mais emblemáticos. Imaginem, por exemplo, acompanhar um dia na vida do chef Rui Paula, no Porto. Descobrir o melhor marisco da nossa costa na sua marisqueira preferida e ter uma aula de culinária mais intimista na Casa de Chá da Boa Nova, restaurante com duas estrelas Michelin. Podendo até ajudar o chef a preparar as suas receitas mais icónicas antes, obviamente, de provar o resultado final. No outro extremo do país, junto a Castro Marim, podemos fazer uma visita guiada às salinas com alguns dos marnotos e participar na recolha do sal, por processos ancestrais. Isto antes de fazer uma prova de tomate local e queijo fresco, mais pipoca de berbigão (ou outro bivalve), camarão ou gamba, tudo temperado como o sal acabado de apanhar. No final, será ainda servida uma sopa rica de peixe e outras iguarias locais.
São dezenas de experiências feitas à medida, espalhadas por todo o país, continente e ilhas, que podemos descobrir no site do The Art of Tasting Portugal. Experiências sempre criadas ou desenvolvidas com curadoria de uma agência especializada no melhor da gastronomia local, como nos explicou Patrícia Dias.
Mas agora o TAoTP ganhou asas e vai também voar a bordo dos aviões da TAP, com o projeto Local Stars. Trata-se de eleger um produto de cada região e um chef para o trabalhar. Esse resultado pode ser provado nos menus da classe executiva e terá certamente um impacto muito significativo na promoção de Portugal enquanto destino gastronómico. Esta viagem começou já no mês de março, tendo a garoupa como produto estrela e Henrique Sá Pessoa como a pessoa certa para a tratar. Em maio e junho será a vez do chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, enquanto julho e agosto terão o polvo como produto sensação, num menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove obviamente a região do Algarve. Seguem-se outros nomes, como os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha, Óscar Geadas, cada qual defendendo a sua região.
O convite fica feito, para vir conhecer Portugal através de um par de experiências memoráveis, sempre à volta da nossa gastronomia e das pessoas que melhor a tratam.
Por C-Studio / Cofina Media