Under, o primeiro restaurante debaixo de água da Europa Under, o primeiro restaurante debaixo de água da Europa

Under, o primeiro restaurante debaixo de água da Europa

min de leitura

No sul da Noruega, o Under é o maior restaurante subaquático do mundo. Um projeto que une gastronomia, arquitetura e biologia marinha.


Publicado em 06-Jun-2019

Båly é uma pequena vila costeira no extremo sul da Noruega de quem nunca ninguém tinha ouvido falar… até agora. Terra de vikings, a região de Lindesnes é um local remoto, uma paisagem agreste, rica em tempestades e biodiversidade marinha, que saltou recentemente para as páginas da imprensa mundial por servir de cenário ao primeiro restaurante subaquático da Europa… e também o maior do mundo!

Desenhado pelo estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta, responsável por projetos como a Ópera Nacional da Noruega ou a Biblioteca Alexandrina do Egipto, o Under é uma extraordinária obra arquitetónica. Com uma forma monolítica de 34 metros de comprimento afunda-se cinco metro abaixo da linha do mar, uma espécie de periscópio submerso, em cuja extremidade existe uma enorme janela de acrílico de 11 metros de largura e 3,4 de altura aberta para o fundo do mar – um mar habitado por bacalhaus, bodiões coloridos, ouriços, caranguejos, lagostas, cações e muitas algas marinhas…

Construído em três níveis, o Under inclui um foyer e vestiário, um bar de champanhe e o restaurante principal no piso inferior – todos eles unidos por uma imensa escadaria em madeira. Acolhedor, o espaço foi pensado ao detalhe para evitar a sensação de claustrofobia, recorrendo a focos de luz natural, paredes em tecido e materiais naturais como o carvalho, que proporciona uma boa acústica e iluminação. Depois, apesar de ter capacidade para 100 pessoas, o Under apenas serve um máximo de 40 comensais, de modo a oferecer uma experiência personalizada, única e o mais intimista possível.

Quanto ao menu, é concebido por Nicolai Ellitsgaard, um jovem chef dinamarquês em ascensão, que aposta exclusivamente em ingredientes locais, de preferência produtos selvagens que possam ser apanhados por ele mesmo na vizinhança do restaurante, nomeadamente no mar de Skagerrak. Sem nunca esquecer o delicado equilíbrio ecológico entre terra e mar e chamando a atenção para modelos sustentáveis de consumo responsável.

Projetado para resistir à pressão submarina e às piores tempestades, o restaurante possui paredes de betão com um metro de espessura, mas, para minimizar o impacto ambiental, essas mesmas paredes foram concebidas com o objetivo de virem a tranformar-se num recife artificial, propício ao surgimento de algas e moluscos.

Na verdade, mais do que um restaurante, o Under funciona como centro de investigação para a vida marinha, onde também trabalham biólogos que aqui estudam o comportamento dos peixes e da fauna e flora local. Ou seja, este é um projeto que consegue juntar o melhor da arquitetura, da gastronomia e da ciência para prestar uma homenagem à Natureza. Um sucesso confirmado pela dificuldade em conseguir reservas… esgotadas até novembro!

UNDER
Morada: Bålyveien 48, 4521 Lindesnes (a 85 km, cerca de 1h20 de carro do aeroporto de Kristiansand)
Preço: o menu de degustação, com 18 pratos, custa cerca de 230 euros (2250 coroas norueguesas). O pairing de vinhos custa mais 149€, mas também pode fazer pairing com sumos por “apenas” mais 80 euros. Reservas aqui
Existe a possibilidade de ficar alojado mesmo ao lado do restaurante no Lindesnes Havhotell ou numa casa na árvore.
Mais informações sobre a região no site do Visit Norway

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.