Tudo o que precisa saber para encomendar manuais escolares Tudo o que precisa saber para encomendar manuais escolares

Tudo o que precisa saber para encomendar manuais escolares

min de leitura

Que livrarias têm acordo com o Ministério da Educação? Que promoções estão em vigor ou quais as livrarias com o melhor sistema de encomendas online? Para ler antes de encomendar…


Publicado em 18-Ago-2020

O ano letivo 2020/2021 está prestes a começar e subsistem inúmeras incógnitas. Será que vão manter as cargas horárias e tempos de recreio? Qual será a política de máscaras? Vão mesmo avançar com aulas presenciais para todos ou vão dividir as turmas? E o que acontece se algum colega testar positivo? No meio de tantas dúvidas perdura uma certeza: a inevitabilidade da compra dos manuais escolares. Tal como os impostos não há como fugir e, para quem tem filhos inscritos em escolas privadas, esse custo pode ser bastante elevado.

Já os alunos que frequentam o ensino público têm direito a manuais escolares gratuitos, tal como os inscritos em estabelecimentos particulares com contratos de associação – se não tem a certeza de ser esse o seu caso por, por exemplo, ter trocado de escola, pode consultar a lista aqui.

Um link fundamental ainda para saber se os respetivos vouchers foram emitidos, o que deverá ter ficado concluído no dia 13 de agosto. Esses vales funcionam para os livros escolares apenas, pelo que o restante material de apoio, como livros de fichas, dicionários, etc., deverá ser adquirido a custo próprio.

Para quem já tratou do processo em anos anteriores a única novidade é a dispensa da entrega dos manuais antigos (que deverá guardar até novas instruções por parte da escola), mas para os encarregados de educação que se estreiam agora precisam de se registar na plataforma Manuais Escolares Gratuitos (MEGA), tendo consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças, para que seja efetuada a validação. Cada encarregado terá depois acesso aos dados escolares dos educandos e respetivos vales, que depois utilizará para fazer “normalmente” a compra numa das livrarias aderentes.

O site aponta para mais de mil nesta situação, pelo que é virtualmente impossível analisar todas. A boa noticia é que pode muito provavelmente escolher a sua livraria favorita, mas antes de o fazer não deixe de analisar estas opções – que têm pelo menos a vantagem de cobrir todo o território nacional.

Tudo o que precisa saber para encomendar manuais escolares | Unibanco

Bertrand

Em 2010 a Bertrand ganhou o Guinness World Record para “os mais antigos livreiros em atividade” e têm ainda a maior rede de livrarias em Portugal. A grande vantagem é que pode encomendar diretamente online ou na livraria, para sua casa ou um dos 2000 pontos espalhadas pelo país (neste caso com entrega no dia útil seguinte). A Bertrand está a oferecer 5% de desconto em todos os livros escolares e 20% nos de apoio escolar (dicionários, gramáticas, fichas de trabalho, livros de preparação para os testes e exames) e do Plano Nacional de Leitura (exceto novidades, com 10%). Os portes são sempre grátis e adicionalmente oferece ainda 20% de desconto na Escola Virtual, e quem sabe se não dará muito jeito.

El Corte Inglés

No ECI, até 30 de setembro de 2020, compras realizadas online em manuais escolares, uniformes escolares, livros de apoio escolar, moda e sapataria infantil, equipamento desportivo escolar ou material de papelaria receberão um talão com 10% do valor pago, para utilizar em futuras compras de valor igual ou superior a 40€ em produtos das mesmas categorias (exceto manuais escolares, livros de apoio escolar e uniformes. Sempre é uma forma de utilizar uma compra obrigatória – os manuais escolares para quem não tem vales – para financiar as outras.

Tudo o que precisa saber para encomendar manuais escolares | Unibanco

Continente

Os supermercados Continente oferecem por sua vez um desconto de 5% em cartão na compra dos manuais escolares e 20% em todos os livros de apoio e do plano nacional de leitura. Mais ainda, oferece uma solução imediata para outra dor de cabeça – o encapamento dos livros. E também aqui com 20% de desconto. Pode escolher levantar em loja ou entrega – grátis – em casa. Aqui, como em todas as outras opções que lhe trazemos, a encomenda é feita no site, de forma muito simples, indicando apenas se tem ou não voucher e selecionando a(s) escola(s) e o(s) ano(s) correspondente(s).

Wook

A Wook é o braço online da Porto Editora, com forte presença na área educacional, e oferece descontos em tudo semelhantes à Bertrand (até porque pertencem ao mesmo grupo). Ou seja: 5% (livros escolares), 20% (material de apoio) 20% (escola digital).

Leya

A Leya é o outro grande grupo editorial português com fortíssima presença na educação. A Leya tem também uma livraria online e uma campanha em que oferece 5% em Manuais Escolares, 5% em Cadernos de Atividades e até 20% em Apoio Escolar, Dicionários e livros do PNL. Os envios são grátis para encomendas superiores a 60 euros.

Encomendar online não é difícil e, se escolher bem a loja, perfeitamente seguro, embora possa naturalmente continuar a preferir encomendar na livraria de bairro de sempre. Só não se esqueça, num caso ou noutro, de colocar o NIF do(s) filho(s) na fatura, para poder deduzir estes valores no IRS.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.