Vespa: ícone celebra 75 anos de forma muito especial Vespa: ícone celebra 75 anos de forma muito especial

Vespa: ícone celebra 75 anos de forma muito especial

min de leitura

Símbolo inquestionável do estilo italiano, a Vespa espalha o seu charme em estradas por esse mundo há 75 anos.


Publicado em 13-Mai-2021

A Vespa celebra 75 anos com uma edição comemorativa muito especial, que nos transporta de volta aos anos 1940, com a nova cor Giallo 75, um tom de amarelo metalizado que reinterpreta uma cor muito em voga nessa década, e na qual se destaca também o número 75 escurecido, numa espécie de efeito ton sur ton. A edição conta ainda com um porta-malas cromado e uma top case redonda, especialmente desenhada para esta moto.

Foi a 23 de abril de 1946 que deu entrada a patente desta scooter revolucionária, desenhada pelo engenheiro aeronáutico Corradino D’Ascanio para a Piaggio. O seu nome foi decidido pelo próprio Enrico Piaggio, dias antes, quando ao olhar para o protótipo – uma silhueta larga, de cintura fina –, exclamou que lhe parecia uma vespa! Enrico era um dos dois filhos de Rinaldo Piaggio, industrial italiano que tinha fundado um império baseado na ferrovia e na aeronáutica. Por essa razão, as fábricas Piaggio tinham sido severamente atingidas durante a guerra, e os dois filhos pretendiam agora relançar a empresa com um enfoque mais virado para a mobilidade pessoal. A Vespa foi o primeiro passo dessa estratégia e, como a história veio a provar, o mais importante: já vendeu 19 milhões de veículos, um feito atingido precisamente em ano de aniversário, ajudando a cimentar a Piaggio como um conglomerado que detém, entre outras, marcas como a Gilera, Aprilia ou a Moto Guzzi.

Para estes números não conta ainda a nova edição especial, que promete tornar-se em num bestseller, até porque está disponível para todos os modelos – Primavera (50 cc, 125 cc e 150 cc) e GTS (125 cc e 300 cc) –, embora apenas durante este ano de aniversário. Para além do porta-malas cromado e da top case redonda, a versão 75 conta ainda com um selim revestido a nobuck, e de vários apontamentos em cromado, como os frisos da gravata, os espelhos retrovisores ou a moldura do painel de instrumentos, para além de um kit de boas-vindas composto, entre outros, por um lenço em seda 100% italiano e uma coleção de postais com imagens desta história de sucesso à italiana.

Vespa Timeline

A 23 de abril de 1946, é apresentada a primeira Vespa com um motor a 2Tempos e 98 cc. Em 1948 nasce a Vespa com 125 cc. Em 1952 já existem mais de 10 mil concessionários espalhados pelo mundo, e os vários clubes Vespa que entretanto nasceram em diferentes países contavam já com mais de 50 mil membros. Em 1953, a Vespa 125 é imortalizada no filme Férias em Roma, com Gregory Peck e Audrey Hepburn. O mito desta pequena moto chega aos quatro cantos do mundo, e continuou a ser popularizado elas incríveis aventuras vividas por esta moto desenhada para um ambiente urbano: ainda nos anos 1950 uma Vespa quebra o recorde Mundial de velocidade ao quilómetro lançado, com uma média de 171, 102 km/h, e outro modelo chega ao círculo Polar Ártico. Os seus fãs parecem tirar especial prazer em testar os limites da scooter e nas décadas seguintes vão a todo o lado: do Alasca à Terra do Fogo, ao longo da Pan-Americana: De Paris a Shangai, de Roma a Saigão, e até à volta do Mundo. Nos anos 1980 inscrevem três Vespas no Paris-Dakar, e uma consegue mesmo terminar mesmo mítica (e dura) prova africana. Com tudo isto as vendas da Vespa nunca pararam de subir, com os melhores anos aconteceram já nesta última década. Em 2019 nasceu ainda a primeira Vespa Elletrica, um modelo à prova do século XXI. O mito perpetua-se.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.