Vamos respirar ar puro em casa Vamos respirar ar puro em casa

Vamos respirar ar puro em casa

min de leitura

Os meses de Inverno costumam ser os piores para a qualidade do ar dentro de nossas casas. Talvez seja altura de investir num purificador de ar… Pela sua saúde.


Publicado em 19-Jan-2022

Todos sabemos como o ar que respiramos, principalmente nas grandes cidades, está longe de ser puro. Mas o que muitos desconhecem é que a qualidade desse mesmo ar, dentro de casa, é ainda pior. Diversos estudos apontam para valores até cinco vezes piores relativamente ao ar no exterior, e outros apontam mesmo para valores dez vezes inferiores.

Os meses de inverno costumam ser os piores, porque não ventilamos as divisões com a mesma frequência, e porque ainda usamos mais aparelhos que poluem o ambiente. Tudo contribui: secadores, aquecedores, lareiras, esquentadores… Fazer o jantar contribui. Os móveis e as paredes pintadas ajudam. A nossa própria respiração é um desastre, e como consequência o ar dentro de casa está repleto de químicos, vírus, bactérias e mais uma infinidade de microrganismos prejudiciais à saúde. Os resultados são os conhecidos: alergias, dificuldades respiratórias, mal-estar geral, dores de cabeça, etc, etc.

Existe, no entanto, um pequeno aparelho que oferece a solução para a maioria destes males. Chama-se Purificador de Ar e é um gadget perfeitamente discreto, silencioso, frugal no consumo energético, e que não implica um grande investimento inicial. Mas conseguem destruir 99,9% de todas essas partículas nocivas que andam pelo ar e são, além disso – ou pelo menos nos casos aparelhos que aqui lhe trazemos – bonitos o suficiente para se integram perfeitamente com a decoração lá de casa. Se ainda não estão convencidos, venham então descobrir alguns dos melhores purificadores de ar do mercado, sabendo que podem aproveitar as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO para adquirir um deles. Vantagens como a adesão 100% digital, a oferta da anuidade, o fracionamento do pagamento em 3 vezes sem juros (em compras superiores a 300€) ou ainda a oferta de cashback, que permite receber parte do valor de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses.

Purificador termoventilador Dyson Pure Hot+Cool Link

A Dyson é uma daquelas marcas que dispensam apresentações. Os seus aspiradores e secadores são sobejamente admirados, e no caso dos purificadores a situação não é diferente. No caso deste Dyson Pure Hot+Cool temos uma tripla função, pois além de purificar o ar ainda funciona como aquecimento no inverno, e ventoinha fresca no verão. Funciona de forma maioritariamente automática, monitorizando a qualidade do ar e ajustando o fluxo adequadamente. Fá-lo de forma bastante rápida, já que “aspira” o ar poluído e “projeta” o ar purificado, conseguindo assim mudar ar de uma divisão em tempo recorde. Também envia esses dados para a app Dyson Link, e assim pode seguir a qualidade do ar no interior, mesmo quando está no exterior.

AirFree P100

A AirFree é tecnologia 100% portuguesa, e está presente em mais de 60 países. Num deles, os Estados Unidos, realizaram recentemente um teste que comprova a eficácia do AirFree a eliminar bactérias e vírus como o Coronavírus. Mais vantagens: ao contrário dos outros aparelhos dispensa os filtros HEPA, que necessitam de manutenção. O Airfree funciona então por convecção natural, onde os micro-organismos são eliminados com recurso a temperaturas muito elevadas (cerca de 200°C) dentro do cone interior da máquina. O ar esterilizado é depois arrefecido antes de retornar ao ambiente, e o calor emitido é perfeitamente residual. Todo o processo é completamente silencioso, não requer manutenção e é 100% nacional. O P100 funciona em divisões de 42 m², mas existem aparelhos para salas de 16 a 100 m².

Blueair Blue 3610

Os suecos da Blueair dominam o design de produto quase tão bem como a purificação de ar. Peguemos no exemplo deste Blue 3610, que funciona com uma mistura de filtração eletrostática e mecânica (com filtros HEPA), para atingir melhores resultados. Consegue mesmo filtrar o ar de uma divisão de 51 m² em 12 minutos e meio. Depois vem num bonito “pacote” com cinco possíveis combinações de cor, todas em tons pastel, para uma maior harmonia decorativa.

Cecotec Bigdry 2500 Purelight

Mais um aparelho versátil, já que além de purificar o ar funciona também como desumidificador − para aquelas divisões que também têm problemas de humidade.
O Cecotec Bigdry consegue retirar até 750 ml/dia (o depósito é de 1 litro, e desliga automaticamente quando está cheio), o que diminui em grande medida a concentração de humidade em ambientes até 25 m2. Tem duas velocidades, tanto como desumidificador como purificador, mas esta versatilidade tem um preço, pois não é o mais silencioso do grupo e, por vezes, especialmente num quarto à noite, pode ser um pouco incomodo.

Philips Purificador de ar Compacto s800

Este purificador de ar da Philips é surpreendente poderoso para o seu tamanho. Funciona para espaços até 49 m2, e em oito minutos consegue purificar totalmente o ar de 20 m2. Tem também um esquema de LEDs discreto, mas muito funcional, pois permite acompanhar a qualidade do ar na divisão: azul bom, vermelho mau (e mais dois tons pelo meio). Quanto aos modos de funcionamento vamos encontrar três opções: automático, turbo e adormecer, sendo que neste último funciona de forma mais silenciosa e com o esquema de cores suavizado, para não incomodar.