Os melhores programas para proteger computador e smartphone Os melhores programas para proteger computador e smartphone

Os melhores programas para proteger computador e smartphone

min de leitura

Um antivírus não chega. Descubra como proteger o seu telemóvel e computador contra vírus e outras ameaças de uma forma simples e barata.


Publicado em 08-Fev-2023

Os ciberataques praticamente duplicaram no último ano, e se alguns foram amplamente divulgados, casos da TAP ou de alguns grupos de media, a esmagadora maioria nunca chegou a ser noticiada − precisamente porque visavam cidadãos anónimos ou pequenas empresas que não chegam às notícias. Ninguém está a salvo deste tipo de ataques, e uma vez que desligar a net não é opção, a alternativa passa por nos defendermos criando o maior número possível de barreiras entre os nossos dados pessoais e bancários, e os criminosos.

A boa notícia é que agindo e navegando responsavelmente, e instalando a dose certa de programas de proteção, o grau de segurança torna-se extremamente elevado, uma vez que para quebrar tantas defesas seriam necessários recursos que os hackers preferem, obviamente, guardar para atacar outras organizações. 

Nada de abrir anexos ou clicar em links sem pensar

O phishing tornou-se uma das fraudes mais comuns porque conta com a “distração” humana, e não com “buracos” em avançados sistemas de segurança. Todo cuidado é pouco antes de clicar ou abrir qualquer attachment que chegue por email, precisamente porque muitos desses emails parecem ter a aparência e remetente de uma empresa fidedigna ou instituição bancária. Ainda é frequente encontrar mensagens com erros grosseiros de português, mas algumas são já tão avançadas que passam muito facilmente por fidedignas. Na maioria dos casos, também, estas mensagens apelam a uma qualquer ação urgente (para evitar o bloqueio de uma conta, por exemplo), o que pode ajudar ao logro. Por regra, nunca forneça dados de acesso ou números de cartões e outras informações relevantes como resposta a um email, nem siga os links que lhe aparecem. Grave também os anexos no computador, passando-os pelo antivírus antes de abrir.

Os melhores programas para proteger computador e smartphone | Unibanco

Nem compras nem homebanking em redes abertas

As redes wi-fi públicas são muito práticas para navegar na net, em Portugal ou no estrangeiro, mas proibidas sempre que é necessário partilhar informação sensível, aceder a dados bancários ou outros sites relevantes. A privacidade é essencial em todas estas situações, até porque quem pode mesmo garantir que não estará um “curioso” a ver o que está a fazer? Recorde-se também de utilizar sempre o seu próprio computador ou telefone, nunca o de amigos ou terceiros.

Para fazer compras online, de forma segura, é fundamental verificar ainda se o site tem uma encriptação SSL (Secure Sockets Layer) que garante que as informações enviadas estão seguras. Nesses casos, a barra de endereços apresenta um cadeado no canto esquerdo, antes do nome do site (ou um S no final de http). Clicando-lhe com o botão do lado direito do rato é possível aceder a mais informações sobre esses certificados. 

Também não vale a pena partilhar mais informações do que as estritamente necessárias para a realização da transação. Nenhuma marca necessita de saber o número de cidadão ou a data de nascimento para vender uma camisola, tal como não necessitam de guardar o cartão de crédito para “compras futuras”. Se isso voltar a acontecer, logo se torna a fornecer esses dados.

Os melhores programas para proteger computador e smartphone | Unibanco

Instalar uma firewall e um antivírus

As firewalls são a primeira e mais importante linha de defesa, examinando o que vem da Internet antes sequer de entrar no computador ou smartphone. São elas quem define o que pode passar ou deve ser bloqueado, e felizmente vêm com todos os programas de antivírus que vamos tratar.

Outra boa notícia é que, possivelmente, os seus dispositivos até já têm um antivírus e uma firewall instalada, como será o caso dos telemóveis Samsung e Xiaomi, por exemplo, ou dos PC com Windows.

A plataforma Knox, da Samsung, consiste numa conjugação de hardware e software que oferece uma proteção bastante completa a todos os últimos modelos da marca coreana. Ao ponto de ser certificada pelos institutos de segurança de vários estados, incluindo o nosso.
O Windows Defender é um excelente antivírus e firewall que vem pré-instalado no seu PC, mas se mesmo assim preferir um programa externo, o Avast oferece ótima proteção, mesmo na versão grátis. Será uma opção mais básica, mas pode adicionar outras camadas nas versões pagas.  É o mesmo antivírus que vem previamente instalado nos telemóveis da Xiaomi. No caso dos antivírus pagos pode ainda optar pelo McAfee, Norton ou Bitdefender. No caso

Todos estes antivírus estão igualmente disponíveis para todos os dispositivos Apple (com a óbvia exceção do Windows Defender), sendo que os aparelhos da marca da maçã não têm a mesma necessidade de defesa contra vírus. Ainda assim, apesar de a marca referir essa diferença, a comunidade de utilizadores recomenda o seu uso para proteção extra, sobretudo em casos como os de phishing.

Os melhores programas para proteger computador e smartphone | Unibanco

Usar uma VPN

As VPN ainda não são tão comuns como os antivírus, mas vamos já explicar a sua importância para a segurança online. Uma VPN, de Virtual Private Network, disfarça a nossa identidade online e esconde o IP (a morada virtual), encriptando todas as comunicações e dados enviados pelo PC ou pelo smartphone. Ou seja, o papel de uma VPN é tornar a navegação online realmente privada, de forma a que ninguém consiga espiar a nossa atividade. E mesmo que alguém com intenções maliciosas o conseguisse, de nada serviria pois encontraria todos os dados encriptados. Uma VPN protege assim contra anúncios maliciosos (ou apenas indesejáveis), malware e ransomware.

Ao tornar a rede totalmente privada e apátrida (pode-se escolher outro ponto qualquer do globo como localização) tem servido historicamente para furar a censura imposta ao online pelos estados ditatoriais, mas também para propósitos menos nobres, uma vez que a mesma tecnologia permite, por exemplo, assistir a conteúdos multimédia que tecnicamente apenas estariam disponíveis em determinada região. Entre as principais VPN encontramos a NordVPN, a Surfshark ou a ExpressVPN. As três oferecem um período experimental, mas não são grátis. Nesse caso, a nossa opção recai sobre a ProtonVPN.

Up to Date

Lembrem-se, finalmente, de que deixar software desatualizado é como estender uma passadeira para os hackers. E que nenhum programa é tão bom que consiga proteger o PC e o smartphone se deixaremos as portas e as janelas abertas.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.