Automóveis 2022: as melhores novidades do ano Automóveis 2022: as melhores novidades do ano

Automóveis 2022: as melhores novidades do ano

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2022 promete ser um ano em grande para os automóveis, com novidades para todos os gostos, do pequeno Citröen Ami ao primeiro SUV da Ferrari.


Publicado em 28-Dez-2021

Mon “Ami” Citröen

A Citröen acaba de apresentar um carro que não é, definitivamente, como os outros – mas provavelmente vamos ver muitos mais no futuro. Um pequeno citadino (ocupa mais ou menos metade de um espaço de estacionamento) de dois lugares, 100% elétrico e realmente mais barato, disponível a partir dos 7350 euros. Tecnicamente, nem chega a ser um “automóvel”, antes um quadriciclo, e isso significa que pode ser conduzido com carta B1, a partir dos 16 anos, mas por outro lado não pode andar em autoestradas e outras vias rápidas.

Tem uma velocidade máxima limitada aos 45 km/h e uma autonomia anunciada de 75 quilómetros, o que é mais do que suficiente para a maioria das deslocações urbanas. Para mais sabendo que bastam apenas 3 horas numa tomada convencional para carregar as baterias em 100%.

O interior do Ami é espaçoso, mas fora uns apontamentos de cor é especialmente espartano, sem as comodidades básicas a que já nos habituámos, como vidros elétricos, sistema de som (para ouvir música é melhor levar uma coluna Bluetooth) ou ar condicionado. O preço condicionou obviamente a maioria destas opções, mas o mais estranho será provavelmente as duas portas não abrirem de forma sincronizada: enquanto uma abre para a frente a outra abre para trás! Isto porque o molde da porta é exatamente igual, logo tem de ser montado ao contrário).   

Entretanto, a Citröen apresentou já um Citroën My Ami Buggy Concept, com um look e competências mais desportivas para pequenos passeios fora do circuito. Definitivamente uma grande novidade, num pequeno tamanho

Volvo XC60 versão 2022

O Volvo XC60 é um dos SUV mais populares em Portugal, e por isso muitos vão gostar de saber que vai ganhar uma nova versão este ano, que já contará com a mais recente plataforma de sensores de assistência à condução da marca sueca (e que aumentam ainda mais a segurança do veículo).  O interior será ainda mais cómodo, luxuoso e amigo do ambiente, com uma nova gama de tecidos e peles vegan, e será mais inteligente, integrando o novo Android Auto ao sistema de infotainment − que contará também com novas colunas B&W. Um prazer para os ouvidos.

BMW i4, o primeiro do género

Com este coupé de quatro portas e zero emissões, a BMW apresenta o seu primeiro 100% elétrico realmente divertido de conduzir…para as massas. Pelo menos para as massas com massa para adquirir o i4, mas pelo preço de um Série 5 de base é definitivamente mais barato do que as outras propostas desportivas da marca de Munique.

O BMW i4 chega já com uma respeitável autonomia 590 km e 340 cv (250 kW) de potência, e promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos (na versão M50, 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos), mas oferece também um interior com muito requinte, sem aqueles looks futuristas, e mesmo inaugurando um novo ecrã curvo e o sistema de infoentretenimento iDrive 8 (com Apple CarPlay e Android Auto). Lá fora a velocidade está limitada aos 190 km/h, mas até lá chegar é um prazer de conduzir.

Mercedes-Benz EQB

É o segundo veículo totalmente elétrico da marca da estrela no segmento dos SUV compactos, e vem com uma autonomia até 423 km (ciclo WLTP), o que já permite uma utilização praticamente sem constrangimentos. Numa estação de carga rápida, a bateria de alta tensão é carregada de 10 a 80% em cerca de 32 minutos, o que também ajuda. Além da condução livre de emissões, o EQB apresenta ainda um excelente nível de equipamento de série, incluindo o sistema multimédia MBUX, com os seus grandes ecrãs centrais, faróis LED de alto desempenho, câmara de marcha atrás ou o portão traseiro Easy-Pack. E permite transportar até sete pessoas.

Opel Astra Sports Tourer

A Opel vai lançar uma versão carrinha do novíssimo Astra, um segmento – pequenos familiares − em que a marca tem dado cartas ao longo dos anos.  A Sports Tourer virá com vários motores: gasolina, diesel (entre os 110 e os 130 cv) e plug-in hybrid (180 cv e 225 cv); e chega também recheada com o último grito em tecnologia Opel, especialmente no que toca à conectividade. É disso exemplo o Pure Panel, um painel frontal com dois ecrãs de 10’’ dispostos lado a lado (um para os instrumentos, outra para o entretenimento), e que confere ao habitáculo um aspeto mais clean.

Alfa Romeo Tonale

A Alfa já tinha anunciado que ia apresentar um novo SUV em 2022, mas esperou pelo vídeo de Natal para revelar, pela primeira vez, um pequeno vislumbre do mesmo: “O melhor ainda está para vir…” anunciam.

O vídeo é propositadamente parco em detalhes, mas percebe-se que não será muito diferente nem do concept apresentado em Genebra, em 2019, nem do próprio irmão mais velho, o Stelvio – que o Tonale complementa num segmento abaixo. Sem muitas certezas, sabe-se também que terá diferentes motorizações, incluindo diesel, gasolina e híbridas (uma delas em estreia absoluta), além de uma versão totalmente elétrica: “… e é elétrico” lê-se no seguimento daquela primeira frase.  

Ferrari Purosangue

No que toca a SUV de charme italiano, o destaque vai obviamente para o primeiro SUV de Maranello. A Ferrari não podia continuar de fora de um segmento que já contava com Bentley, Rolls Royce, Aston Martin, Lamborghini e Maserati, mas, claro, sendo um Ferrari a marca prefere chamar-lhe de FUV ou Ferrari Utility Vehicule. Só para ser diferente. Será também o primeiro modelo do emblema com o Cavallino Rampante a contar com uma suspensão adaptativa, para elevar um pouco mais a altura ao solo e permitir algumas capacidades TT – embora não se espere demasiado neste campo, até porque se apresenta como o SUV com o perfil mais baixo de todos. A ênfase, portanto, continuam a ser as prestações em estrada, não fora dela. Patra já ainda não existem imagens nem vídeos oficiais, e o pouco que se conhece do do aspeto do Purosangue é apanhado em vídeos como este:

Quanto às motorizações, podemos esperar um V12 a gasolina no topo da oferta do Purosangue, sendo que mais comuns serão as soluções híbridas, com V6 e V8 eletrificados. Num fundo, mais um Ferrari ligado à corrente!