As melhores máquinas fotográficas para levar na  próxima viagem As melhores máquinas fotográficas para levar na  próxima viagem

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem

min de leitura

Já se sabe que as férias são para mais tarde recordar, mas isso torna-se muito mais fácil quando existem grandes fotografias para rever.


Publicado em 25-Mai-2023

Encontrar a melhor máquina fotográfica para levar de férias pode ser uma tarefa tão complicada quanto encontrar voos de avião a preços acessíveis. O objetivo é simples: descobrir uma máquina com um tamanho compacto o suficiente que permita levar para todo lado, sem pagar excesso de bagagem, mas que consiga oferecer lentes e sensores com qualidade suficiente para marcar uma diferença muito óbvia em relação ao smartphone – por muito boa que seja a qualidade deste.

Naturalmente, existem alguns fatores a ter em conta, e um bom zoom, por exemplo, é fundamental em certas atividades, especialmente se escolherem fazer um safari. Já a rapidez de disparo pode fazer toda a diferença num ambiente de praia ou na cidade, e quem se prepara para fazer muitos desportos aquáticos deve obviamente escolher um modelo à prova de água, da mesma maneira que quem se quiser aventurar por caminhos nunca antes explorados deve optar por modelos mais robustos. E se o tamanho reduzido facilita evidentemente o transporte, é sabido que quanto melhor e maiores as lentes e os sensores de imagem, melhor será a captura de luz e a qualidade da imagem no geral. Com estas ideias em mente resta-nos então tentar eleger as melhores máquinas para cada situação, desde a Melhor Câmara Compacta ou Melhor Máquina Budget à Melhor Câmara de Ação e Melhor Câmara à Prova de Água. Deixando ainda espaço para a eleição da Best of, por onde aliás, podemos começar.

Melhor Máquina Fotográfica para Viagem

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

A Sony Alpha 7C é o sistema de câmara e lente mais pequeno e leve do mundo, sendo que mesmo assim consegue oferecer uma qualidade full-frame, ou seja, como as câmaras mais profissionais no mercado.  A prova de que, afinal, não será necessário sacrificar a qualidade de imagem, sobretudo em condições de luz mais deficientes, para conseguir ter portabilidade.  É impressionante como o engenho da Sony conseguiu ainda incluir neste pequeno corpo a estabilização de imagem in-body, um ecrã articulado e uma enorme robustez de construção. Uma câmara sem compromissos, para quem pretende tirar as melhores fotografias de férias.

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

Alternativa: a Canon G5x Mark II é quase como uma DSLR em miniatura. Oferece um ótimo tamanho, que cabe facilmente no bolso de um casaco ou na mochila, e excelente facilidade de uso, mas também um conjunto de possibilidades criativas que vão despertar o fotógrafo dentro de si. O zoom ótico de 5X, equivalente a uma lente 24 120 mm, é outro argumento importante desta Canon.

Melhor Câmara Budget

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

O preço obviamente também conta, e a Sony tem uma pequena campeã nesta ZV 1F, uma máquina multifacetada, mas especialmente apta para a captura de vídeo, com um fantástico autofoco e várias opções de edição no momento, capazes de melhorar dramaticamente as imagens captadas. Não nos surpreende saber que partilha o mesmo sensor e processador com muitas das suas irmãs mais novas e caras. Altamente recomendável. 

Melhor Câmara Compacta

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

A Panasonic Lumix TZ200 não é “apenas” uma séria concorrente à melhor câmara compacta, mas também ao primeiro lugar geral desta lista. Um casamento perfeito entre a máxima portabilidade e versatilidade, em que não falta sequer um zoom ótico, com lentes Leica DC, de 15X. Será o equivalente a ter uma grande-angular de 24 mm a um zoom de 360 mm, o que permite captar imagens com imenso detalhe, não importa a que distância. O sensor de 1’ de 20 MP e uma nova bateria de muito maior capacidade completam (sem esgotar) os argumentos mais importantes desta Panasonic.

Melhor Câmara de Ação

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

As GoPro são definitivamente as máquinas de eleição quando o tema é fotografia ou filmes cheios de adrenalina. A qualidade de vídeo é extraordinária, com ótima estabilização, e existem tantos acessórios disponíveis que não será difícil encontrar os mais adequados, qualquer que seja a atividade a que pretende dedica-se nas férias. Este modelo GoPro Hero 11 Black é o mais recente no alinhamento da GoPro, e introduz um novo sensor e melhorias em termos de tons e cor da imagem, estabilização e mesmo autonomia, mas se encontrar a 10 por um bom preço, não hesite, pois continua a ser uma excelente alternativa. 

Melhor Câmara à Prova de Água

As melhores máquinas fotográficas para levar na próxima viagem | Unibanco

A Olympus Tough TG-6 oferece um dos sensores mais pequenos deste comparativo – o que significa que não consegue apresentar exatamente os mesmos resultados fotográficos de outras aqui presentes −, mas por outro lado oferece uma robustez sem paralelo. É à prova de água (filma e grava) até aos 15 metros, é à prova de choque até aos 2,4 metros e, não que isso interesse muito nesta altura, funciona mesmo com temperaturas abaixo dos 10° negativos. Ou seja, é uma máquina para usar sem qualquer problema, todo o ano e em todas as diversões do verão. Ainda por cima pode gravar diferentes informações no ficheiro fotográfico, graças aos sensores incluídos como termómetro, acelerómetro e GPS com bússola. Existe também um conjunto de lentes e filtros adicionais para quem pretender  melhorar ainda mais (ou dar um maior controlo criativo) a qualidade de imagem.

Conte com o UNIBANCO para fazer as suas férias e aproveite as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO, em lojas físicas ou online, usufruindo de 20 a 50 dias de crédito sem juros, e dividindo o pagamento das compras em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 300 euros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras até 200 euros.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.