6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais 6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais

min de leitura

A escolha das imagens faz toda a diferença, e com a ajuda de algumas apps de edição é muito mais fácil publicar a foto perfeita. Vamos descobrir quais.


Publicado em 22-Abr-2022

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Eis uma frase que devia estar inscrita a bold em todas as contas de Instagram. Qualquer influencer que se preze tem centenas de fotos publicadas, perfeitamente iluminadas, balanceadas, enquadradas. Muitas são tão boas, de facto, que dir-se-ia terem sido tiradas por algum fotografo internacional mas, na sua maioria, foram feitas “em casa”, com ajuda de alguns programas de edição de imagem.

Não é segredo nenhum que a escolha de imagens atrativas faz realmente uma grande diferença para quem deseja ter mais sucesso nas redes sociais, e estas não se conseguem sem um bom programa de edição. Assim, quer pretenda corrigir a má iluminação, ou criar um filtro incrível para sua contraluz, a boa notícia é que já existem diversos programas perfeitamente simples de utilizar e muito em conta, grátis ou, pelo menos, com varias funcionalidades grátis, pagando-se apenas nas opções premium. O seu próprio telemóvel já tem um editor, também, provavelmente muito bom, mas estas são as apps favoritas:

Adobe Lightroom Photo Editor

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

“Não podes ‘photoshopar’ isso?” tornou-se uma frase, tal a fama que este programa de edição de Imagens adquiriu. O problema é que o Photoshop oferece tantas opções de manuseamento de uma imagem que não é muito fácil de dominar. E consegue ser bastante dispendioso. Existe uma versão mais básica, o Photoshop Express, muito boa para quem está a dar os primeiros passos na edição de imagem, e dedicada em exclusivo ao telemóvel, mas este Photoshop Lightroom consegue ser ainda melhor. Porque oferece na mesma um nível incrível de opções, embora de forma mais simples que o irmão mais velho. Os diferentes Presets costumam ser muito utilizados e é ideal para corrigir cores ou ajustar perspetivas. Opções mais avançadas, como apagar objetos indesejados, só estão disponíveis na versão paga.

VSCO

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

Outra app muito querida dos influencers, que oferece 10 predefinições gratuitas. Permite trabalhar com o formato RAW e oferece ferramentas de edição como Contraste ou Saturação, Cortar e Distorcer, para além de simular feitos de filmes analógicos.  Já para ter acesso a toda a biblioteca de predefinições (cerca de 200) e outras edições mais avançadas será necessária a subscrição premium.

Snapseed

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

Trata-se do editor de imagem oficial da Google. Simples e intuitivo, tem a vantagem de não cobrar por funcionalidades mais premium. Ou seja, oferece tudo o que tem. E é muito: ajusta a exposição, a saturação, o brilho, a cor e os tons quentes de forma automática ou manual, o equilíbrio de brancos, corrige perspetivas e permite adicionar texto e até remover o emplastro não convidado para a foto, ou qualquer outro objeto indesejado. Isso tudo e mais um bom número de filtros.

Picsart

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

Tal como o nome sugere, a ideia será dar asas à criatividade com este editor. E simplificaram a coisa, para se tornar muito fácil adicionar stickers, trocar planos de fundo ou remove-los de todo. Efeitos como Golden Hour ou Selfie no espelho são bastante populares, em paralelo com outros de cariz mais vintage. No fundo, a ideia é dar um toque pessoal e único ao seu conteúdo.

Afterlight

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

Se não tem – ou não quer – perder muito tempo à volta das suas fotografias, então experimente este programa de edição desenhado especificamente para uma utilização rápida e fácil, com 15 ferramentas de ajuste, quase 60 filtros e 66 texturas com vazamentos de luz que podem dar à sua foto um aspeto muito especial.

Facetune

6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais | Unibanco

Também chamado como o retocador de selfies original, o Facetune (vai na versão 2) é sobretudo utilizado para eliminar imperfeições no rosto, como a pele oleosa ou acne, suavizar a pele e as rugas ou enfatizar algumas características físicas. Uma espécie de cirurgia plástica “em pós-produção”. E ainda permite retocar a maquilhagem.

E pronto, agora que já conhece alguns dos editores mais populares, só nos resta desejar “boas publicações”, e se pretender fazer o upgrade para uma das opções premium, o Cartão Unibanco Atitude é a escolha ideal para gerir todas as subscrições online.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.