13 apps para tornar a nossa vida mais fácil 13 apps para tornar a nossa vida mais fácil

13 apps para tornar a nossa vida mais fácil

min de leitura

Só no ano passado foram descarregadas mais de 218 mil milhões de apps em todo o mundo, mas será que valem todas a pena? Vamos descobrir as apps que não pode dispensar.


Publicado em 15-Jul-2021

O que seria de nós sem os telemóveis? Estes pequenos retângulos andam connosco para todo o lado, raramente passam mais de cinco minutos sem os consultarmos, e a culpa – ou mérito – reside em grande medida nas aplicações instaladas.

Só no ano passado foram descarregadas mais de 218 mil milhões em todo o mundo, segundo o site Statista. Mais do que os 204 e 192 mil milhões dos dois anos anteriores. Na Google Play, encontramos 3,48 milhões de aplicações e, na App Store, 2,22 milhões. São muitas e várias geniais, mas outras não passam de um completo desastre. Por isso escolhemos 13 aplicações que vão garantidamente tornar a nossa vida muito mais simples – e não contabilizámos o Facebook, YouTube ou o WhatsApp, porque essas já estão certamente instaladas.

13 apps para tornar a nossa vida mais fácil | Unibanco

SNS 24

Uma aplicação útil em qualquer altura, mas especialmente agora, pois por aqui pode aceder ao seu Certificado Digital Covid UE. Mas a app não se esgota com a pandemia, já que permite aceder a um vasto conjunto de informações de saúde, tais como boletim de vacinas, as últimas receitas, ou requisições de exames. Pode, ainda, requisitar teleconsultas ou solicitar a renovação da medicação habitual. Tudo à distância de um simples clique.

Meteo IPMA + Yahoo Weather

O Meteo IPMA não será a app particularmente mais apelativa, mas é útil e completa, com todas as informações importantes como a previsão horária e semanal, vento, ondulação e risco de UV. Sobretudo é da responsabilidade do nosso Instituto Português do Mar e da Atmosfera, logo, os dados são os mais fidedignos e atuais que há. Para o resto do mundo, a app do Yahoo funciona especialmente bem, com todos os detalhes, incluindo mapas meteorológicos com o vento e a temperatura, sensação térmica e fotos das diversas localizações – esta última só para ser mais apelativa.

Beachcam + Info Praia

Como será que está a praia hoje? Está com vento? Nevoeiro? E o mar? Tem muita gente? Dúvidas que nos assaltam antes de nos pormos a caminho, e que a Meo Beachcam ajuda a resolver, até porque permite ver em tempo real qual o estado. A Beachcam está muito vocacionada para o surf e outros desportos aquáticos, pelo que tem todas as informações relevantes para a prática, mas oferece mais informações, como o índice UV, para saber qual o risco de exposição solar. Infelizmente, o número de praias não é exaustivo, para isso podemos recorrer à Info Praia, a app da Agência Portuguesa do Ambiente, IP, que oferece informação detalhada sobre as praias e a qualidade das águas no litoral e interior do país.

Via Verde Estacionar

Na sua cidade talvez já tenha uma aplicação específica para pagar o estacionamento de superfície, mas como fazer no resto do país? A grande vantagem desta app é a sua universalidade, já que é reconhecida de norte a sul de Portugal, em 30 municípios, incluindo Braga, Bragança, Espinho, Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Viseu, Leiria, Aveiro, Sintra, Cascais, Amadora, Oeiras, Lisboa, Almada, Lagos, Loulé, Portimão, Tavira ou Vila Real de Santo António… Nem sequer precisa de identificador de Via Verde, embora possa usar a sua conta preexistente.

13 apps para tornar a nossa vida mais fácil | Unibanco

App Unibanco

A App Unibanco permite-lhe fazer a gestão financeira (contas, cartões e créditos) do dia a dia de uma forma simples, rápida e segura, quando e onde quiser. Efetuar pagamentos de serviços, compras, telecomunicações e ao Estado, fazer transferências e consultar os saldos e movimentos, assim como o limite de crédito associado a cada cartão. A app permite-lhe ainda analisar os gastos mensais e dividi-los por categoria (restauração, supermercados, viagens, etc.), pois se souber onde gasta, poderá perceber melhor onde poupar! Permite ativar e receber alertas, de controlo e de segurança, e muito mais. Se ainda não aderiu, faça-o já e descubra tudo o que uma app pode fazer pela sua saúde financeira.

Waze + Google Maps

Uma aplicação de navegação é fundamental, mesmo para os caminhos de todos os dias, e Google Maps e Waze são definitivamente os dois players do mercado. Até porque funcionam de forma diferente, apesar de pertencerem à Google. No caso do Maps, oferece a versatilidade de suportar diferentes meios de deslocação: automóvel, a pé, bicicleta, moto ou transportes públicos. Já o Waze é mais focado no transporte motorizado individual, isto é, automóvel e moto, mas também é mais interventivo durante o trajeto, alterando automaticamente a rota sempre que acredita ter encontrado uma alternativa mais rápida. A Google também recorre muito aos dados em tempo real para fornecer as suas informações, mas depois de estar a caminho é menos intrusiva, e apenas sugere mudar o trajeto, não o faz forçosamente.

Shazam

Como é que se chama esta música? Já toda a gente passou por uma situação semelhante, e foi por elas que nasceu o Shazam, uma aplicação capaz de descobrir o nome de qualquer música a tocar na rádio, numa loja, festa ou em qualquer lado – inclusivamente em aplicações como o Instagram, YouTube ou TikTok… O Shazam funciona também com músicas e listas de reprodução (que pode partilhar ou receber) do Spotify, YouTube Music ou Apple Music, o que neste caso não será de estranhar, pois a app foi comprada pela Apple. Perfeita para quem gosta de música.

13 apps para tornar a nossa vida mais fácil | Unibanco

Save Cook

Se tem de cozinhar quase todos os dias e já faltam ideias… Se nunca tem em casa todos os ingredientes necessários para fazer o prato que lhe apetecia… Se precisa de comer e não pode contar sempre com um restaurante, a Save Cook é genial. Trata-se de uma app desenvolvida, já em pandemia, por estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT), que basicamente permite partilhar receitas entre todos os utilizadores ou só entre amigos, para que nunca lhe faltem ideias. Mas há mais, porque a Save Cook lista todos os ingredientes necessários e diz-lhe em que supermercados os pode encontrar e qual o mais barato. Facilita a vida e ajuda a poupar.

MyFitnessPal

O FitnessPal é a melhor app para quem pretende perder peso e monitorizar os hábitos alimentares e atividade física. Até porque tem, de longe, o maior banco de dados de alimentos do mundo – mais de seis milhões, pelo que é quase impossível ingerir alguma coisa que não esteja na base de dados. Pode introduzir manualmente ou digitalizar os códigos de barras, e será muito simples monitorizar as calorias, gorduras, proteínas, carboidratos, açúcar, fibras ou colesterol de tudo o que ingere. No final do dia a app informa-nos sobre essa ingestão, o nível de exercício (também funciona com a grande maioria das aplicações de fitness) e prevê o quanto vamos pesar daqui por algumas semanas se mantivermos os mesmos hábitos. Motivação no seu melhor!

Todoist

Faltava, claro, a app para conseguir gerir todas as (muitas) tarefas do dia a dia. Essa é a Todoist, porque funciona em todos os dispositivos, organiza as tarefas permitindo acompanhar o progresso, criar níveis de prioridade, delegar noutros ou definir prazos. Mas, acima de tudo, porque não podia ser mais fácil de usar. A Todoist é perfeita para nos manter produtivos e felizes.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.