10 dicas para comprar online em segurança
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Comprar pela Internet é cómodo, rápido e, desde o confinamento, a única hipótese para muitos consumidores. Mas como ter uma experiência perfeitamente descansada?
Publicado em 24-Fev-2021
O comércio digital está a tornar-se numa prática cada vez mais comum para a maioria dos internautas, e o confinamento só veio exponenciar ainda mais esse crescimento. E se é verdade que a maioria das transações decorre sem qualquer problema, também é certo que em muitas não se vai passar o mesmo. Problemas com os prazos de entrega, moradas trocadas ou produtos que não correspondem ao anunciado estão entre as principais queixas, mas por vezes a questão assume contornos mais graves, relacionadas com fraudes ou ataques que procuram expor os dados bancários. De acordo com a análise do Portal da Queixa, ao longo de 2020 foram registadas 5786 reclamações relacionadas com burlas online, um aumento de 69% face ao ano de 2019, onde foram apresentadas pelos consumidores 3415 queixas. Nem tudo é um mar de rosas e é por isso fundamental ter alguns cuidados extras com as compras online.
Procure o cadeado
Uma das formas mais simples de comprar em segurança será utilizar apenas sites seguros. Quando assim é, o site terá um cadeado na barra de endereços, do lado esquerdo, antes do próprio endereço. Pode inclusivamente clicar-lhe, com o botão do lado direito do rato, e verificar os certificados. Outro indicador é que o “http” terá sempre um s, no final: https. Isso significa que existe uma encriptação SSL (Secure Sockets Layer) instalada. Nunca faça compras num site sem estes indicadores.
Cuidado com o que segue
Não siga qualquer link, porque pode estar a ser redirecionado por um site falso. Quase igual, mas falso. Por isso, em caso de shopping, opte sempre por inserir manualmente o endereço do site. Pesquise também a reputação da loja nas redes sociais ou nos portais de queixa.
Proteja o computador
Como calcula, os hackers não estão à espera de um convite formal para entrar no seu computador, ou que amavelmente partilhe os dados bancários com eles. Por isso necessita de o proteger constantemente, com uma firewall, um antivírus, um programa contra malware, outro para spyware, uma Virtual Private Network (VPN) e tudo o mais que conseguir. Não se esquecendo nunca de fazer updates regulares, começando pelo sistema operativo. E também não abra, nem execute, ficheiros ou anexos de emails sem os ter validado antes com um antivírus atualizado.
Atenção ao Phishing
Tenha muito cuidado com os emails que solicitam informações sensíveis ou pessoais, e nunca forneça os seus dados como resposta. O Phishing é uma fraude cada vez mais comum e começa geralmente por uma mensagem eletrónica – utilizando falsos pretextos – para induzir o destinatário a fornecer informações bancárias. Esses e-mails parecem mesmo ter como remetente uma instituição bancária, ou outra empresa fidedigna para melhor disfarçar o logro, e um link que parece levar ao site legítimo. Nessa página, a vítima será então levada a introduzir ou confirmar informações como os códigos de acesso aos serviços da banca online, números de cartões, etc. Na maioria das vezes estas mensagens apelam a uma qualquer acção urgente para evitar o bloqueio da conta e é também frequente encontrar erros grosseiros de português ou expressões pouco comuns.
Aliás, por princípio, em qualquer compra não deve partilhar mais informações do que as necessárias para a realização da transação, pois nenhuma marca necessita de saber o seu número de cidadão ou a data de nascimento para vender uma camisola. Lembre-se, quanto mais informações os criminosos conseguirem sobre si, pior (para si!), e nenhuma marca, por muito fidedigna ou famosa que seja, está a salvo de um ataque de hackers. Já aconteceu às melhores e maiores. Por esse motivo, também, não precisam de guardar o seu cartão de crédito para “compras futuras”. Quando isso voltar a acontecer, logo volta a inserir o cartão.
Uma password única
É humanamente impossível gerir todas as passwords necessárias para cada uma das contas online. Uma solução possível seria obviamente usar a mesma password para tudo, algo que nenhum especialista recomenda. Por motivos óbvios: se um pirata informático a apanhar, ganha uma via verde para todas as suas contas. A melhor solução passa então por ter um gestor de passwords (existem vários na Internet), que vai gerar novas palavras-passe absolutamente aleatórias, grandes e com a mistura certa de letras, capitulares, números e símbolos. Uma password à prova de bala. Assim, fica apenas com um problema para resolver: definir uma password para esse programa, que seja impossível de deslindar, mas fácil de memorizar, pois será essa a única forma de entrar no gerador. Ou seja, se a perder, perde todas as outras definitivamente já que não é recuperável, por questões de segurança .
Conte com a ajuda do Unibanco
O Unibanco desenvolveu um conjunto de serviços por forma a garantir uma maior segurança online. Assim, ao utilizar os produtos Unibanco pode contar com:
– 3D Secure, um serviço gratuito que permite validar todas as compras realizadas através de um código SMS.
– MBNet, disponibilizando cartões virtuais que podem ser associados ao cartão Unibanco existente, mas com montantes máximos autorizados.
– Alertas de segurança, enviando um alerta sempre que existir uma transação que ultrapasse o valor previamente definido.
Acompanhe os movimentos
Examine os movimentos do seu cartão com regularidade. Não espere pelo fim do mês, com a chegada do extrato. Assim, se existir qualquer ato fraudulento pode reagir com maior celeridade. E nunca utilize um cartão de débito para compras online, pois estará mais protegido com um cartão de crédito.
Não compre em público
A privacidade é essencial para compras em segurança. Sendo assim, evite utilizar redes de acesso público, como redes de centros comerciais ou de cafés. Utilize o seu próprio computador, e não de amigos ou terceiros. E prefira estar em casa, longe de olhares curiosos. Recorde-se que no meio de toda esta tecnologia um curioso a espreitar por cima do ombro ainda pode ser a forma mais fácil de apanhar o número do seu cartão de crédito, prazo de validade e os três dígitos de segurança.
Smartphone vs. computador
Se a loja online em que pretende efetuar compras possuir uma aplicação dedicada, opte por esse meio. Fazendo a transação diretamente com a loja e sem um browser de intermediário. Por vezes, o telemóvel é uma opção mais segura do que o computador.
Reclame, reclame, reclame
O site e-compras com direitos é uma iniciativa da DECO PROTESTE e um excelente lugar para conhecer todos os seus direitos enquanto consumidor, e não hesite em reclamar para todas as instâncias disponíveis. A DECO é uma excelente plataforma, mas pode ainda reclamar para a linha de resolução de litígios criada pela União Europeia, para a Direção-Geral do Consumidor ou para o Portal da Queixa, que tem em marcha a campanha #NãoSejasPato que visa informar para os perigos online e potenciar compras seguras na internet.