Os mais belos (e antigos) mercados de Natal da Europa Os mais belos (e antigos) mercados de Natal da Europa

Os mais belos (e antigos) mercados de Natal da Europa

min de leitura

E se este ano fizesse todas as suas compras de Natal num mercado centenário? Da Alemanha à Suécia, as cidades do Velho Continente ganham um encanto especial no mês de dezembro…


Publicado em 11-Dez-2019

Tallinn, Estónia

Provavelmente não iríamos adivinhar, mas o mercado de Natal de Tallinn foi eleito o melhor de 2019, de acordo com as votações do site European Best Destinations. A realizar-se desde 1441, este mercado inaugurou a tradição das árvores de Natal na Europa, montando há várias centenas de anos uma árvore na praça em frente à câmara municipal, onde os mais pequenos aguardam a chegada do Pai Natal num trenó puxado por renas! Entre as especialidades locais, não deixe de provar excentricidades como o pudim preto, o sauerkraut (chucrute) ou o pão de gengibre…
Local: Town Hall Square
Datas: 15 de novembro a 7 de janeiro


Salzburgo, Áustria

Conhecida como a cidade onde nasceu Mozart, Salzburgo é encantadora durante esta época do ano, um verdadeiro cartão-postal pintado de branco, enfeitando-se a rigor para receber locais e visitantes. O famoso Christkindlmarkt de Salzburgo, no centro da Cidade Velha, classificada como Património Mundial da UNESCO, é um dos mais antigos mercados de Natal do mundo, cujas origens remontam ao século XV. Com mais de uma centena de bancas de venda de produtos tradicionais, oferece cantos corais todas as terças-feiras, entre as 18h e as 20h; concertos de música nas noites de quinta e sábado, e também leituras de histórias de Natal para crianças, além de muitos doces tradicionais, tais como bauernkrapfen.
Local: Residenzplatz e Catedral de Salzburgo
Datas: 21 de novembro a 26 de dezembro


Estrasburgo, França

Quase parecendo saída de um conto de fadas, Estrasburgo, situada na região da Alsácia, ganha uma magia ainda mais especial durante a época natalícia. O seu Christkindesmäkir (conhecido como o mercado de Natal mais antigo de França, realizado pela primeira vez em 1570) atrai vários milhares de visitantes, em grande parte graças aos seus encantadores chalés de madeira, espetáculos noturnos e pista de patinagem no gelo. Além da Praça Broglie, os mercados de Natal espalham-se por várias ruas da cidade, da Praça da Catedral à grande árvore de Natal da Praça Kléber, passando pelo Mercado das Delícias de Natal da Alsácia, onde os visitantes podem fazer degustações de bredele (biscoitos de Natal) e fois gras.
Locais: Praça da Catedral, Praça Kléber, Praça Gutenberg, Praça Broglie, Place du Château (todos perto do centro da cidade)
Datas: 22 de novembro a 30 de dezembro


Estocolmo, Suécia

O mercado de Natal de Skansen é considerado o mais genuíno da Suécia, com mais de 110 anos de existência. Para quem nunca ouviu falar, Skansen é um museu ao ar livre localizado na ilha de Djurgården, em Estocolmo. Fundado em 1891 pelo professor Artur Hazelius, com o objetivo de mostrar o modo de vida na Suécia durante os últimos séculos, o museu inclui, além de inúmeras casa e edifícios tradicionais, um jardim zoológico com animais típicos da Escandinávia, o que no conjunto confere a este mercado um ambiente muito diferente e original. Além de danças e cantares tradicionais, também há exposições sobre como o Natal era comemorado no século passado pelas várias classes sociais. Mas este não é o único.
A tradição dos mercados de Natal remonta a 1523, sendo uma das mais antigas do Velho Continente. No centro de Estocolmo, não deixe de visitar o mercado de Gamla Stan, que se realiza na romântica e colorida Praça de Stortorget desde 1837. Uma boa oportunidade para comprar artesanato e experimentar iguarias locais como rena fumada, pepparkakor (bolachas de pimenta), saffransbuller (pães de açafrão). Se viajar com crianças é obrigatório passar pelos estábulos reais (Konungens hovstall ou Hovstallet) onde além das tradicionais barraquinhas de Natal é possível andar de pónei.
Local: Museu ao ar livre de Skansen
Datas: 30 de novembro a 22 de dezembro, entre as 10h00 e as 16h00


Dresden, Alemanha

Dresden orgulha-se de possuir o mercado de Natal mais antigo da Alemanha, o Striezelmarkt, que se realiza desde 1434. O seu nome, Striezel, deriva de um tradicional bolo de fruta amanteigado que é tradicionalmente vendido no mercado e atualmente é mais conhecido como stollen. Outro dos seus ex-líbris é uma pirâmide de velas gigante com 14 metros de altura. O calor das velas gera a energia que movimenta as lâminas no alto da pirâmide, fazendo com que os elementos decorativos girem. Outras tradições de Dresden são os porta-incensos esculpidos em madeira ao estilo dos soldados do ballet O Quebra-Nozes de Tchaikovsky.
Uma dica: se andar indeciso na escolha do hotel, opte pelo luxuoso Taschenbergpalais Kempinski, que inclui um rinque de patinagem à entrada… mais adequado à época, não há!
Local: Altmarkt Square
Datas: 27 de novembro a 24 de dezembro