O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras

O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras

min de leitura

É normal sentir preocupação em relação aos ATL, mas há muitas instituições que se prepararam para enfrentar a pandemia e há outras atividades que pode fazer…


Publicado em 20-Jul-2020

O problema repete-se: o que fazer às crianças nas férias? Mas com o mundo virado do avesso por causa da Covid-19, a questão tornou-se ainda mais complexa: como garantir que as crianças se vão divertir, aprender, cansar e socializar de forma segura?  

A preocupação é perfeitamente normal pois se por um lado as atividades de tempos livres (ATL), e os campos de férias oferecem uma oportunidade única para estar em contactar com a natureza, fazer desporto, fazer novos amigos e descobrir o nosso património, será que os nossos filhos estarão seguros? Será que os riscos não ultrapassarão as vantagens?

É importante perceber que o Instituto Português do Desporto e da Juventude preparou com a Direção Geral de Saúde um guia de regras que os Centros têm de observar, o que nos deixa mais descansados, mas aqui não existe verdadeiramente uma resposta certa ou errada e, em última análise, tudo dependerá do feeling dos pais para inscrever – ou não – os filhos nestas atividades. Muitos nunca o farão. Ainda assim, aqui deixamos alguns campos com enfoque no ar livre, e mais algumas ideias para fazer em família:

O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras | Unibanco

Campo Aventura

Ao pé de Óbidos, o Campo Aventura tem programas de 7 e 14 dias para crianças dos 6 aos 18 anos ao longo de julho e agosto. Tem mais de 20 anos de experiência e não lhes falta espaço, nem atividades ao ar livre: Surf, Laser Tag, Mergulho, Paintball, Slide, Escalada, Tiro com arco, Orientação e muitas mais.

Pony Club do Porto

O Pony Club do Porto é um espaço único na cidade do Porto (Paranhos) permite às crianças estarem em contacto com animais e a natureza durante uma semana (ou apenas um dia). Equitação é a palavra de ordem, mas há mais atividades e animais para brincar. Entre os 5 e os 12 anos, até ao fim de agosto.

O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras | Unibanco

Caminhadas com um líder

Geralmente, nas férias e no dia-a-dia, são os adultos quem lidera e as crianças seguem. Mas porque não aproveitar esta altura para trocar os papeis e entregar essa tarefa à criança? Será ela a planear e definir o caminho e, no dia, encarregar-se da navegação. Assim aprenderá competências importantes para a vida, como navegação e orientação (leitura de mapas, bússolas, GPS). Para fazer em família naturalmente, e só envolvem quem entenderem.

Jardim Zoológico

Deixe que o Jardim Zoológico entre em sua casa, com desafios semanais sempre ligados à natureza e à vida selvagem. Às terças, via Zoom, há mesmo conversas com biólogos, para aprender mais. Quem cumprir todos os desafios terá prémios para gastar no Zoo e na loja. Foi a forma inovadora de ATL que o Jardim Zoológico encontrou para dar a volta à situação – e todo o país pode participar.

O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras | Unibanco
Como preparar as crianças para as atividades

É importante perceber que, apesar de todas as medidas em prática, os nossos filhos são a primeira e última barreira de segurança. É importante que reforcem as medidas de higiene, espirrar e tossir para o antebraço, lavar as mãos com mais frequência e usar sempre máscara nos locais fechados – coisa, aliás, obrigatória para todas as crianças com mais de 10 anos. Observar rigorosamente o distanciamento social já será pedir demais, mas podemos tentar… Também é importante que não levem brinquedos desnecessários, por muita vontade que tenham e assim, na mochila, junto com o lanchinho, a garrafa de água e o protetor solar devem viajar máscara(s) de reserva e gel desinfetante à base de álcool.

Diver Camp Lanhoso

Muita aventura, desporto e natureza (são mais de 50 atividades) estão garantidas no Diver Camp Lanhoso. Campos com a duração de uma ou duas semanas. E também aceitam inscrições de apenas um dia. Para crianças dos 6 aos 18, até ao final de agosto.

Parque Aventura Sniper

Parque de aventura a 25 quilómetros de Lisboa, em Bucelas. Muitas atividades ao ar livre, incluindo um divertido futebol bolha, em 30 000 m2 de área própria e muitos mais hectares de zona envolvente para passeios pedestres e percursos de orientação.  Campos de uma ou duas semanas, para crianças dos 6 aos 17 anos até ao fim de agosto.

O que fazer às crianças este verão? Eis 9 atividades seguras | Unibanco

Cultivar uma horta

Cultivar uma horta é uma excelente forma de envolver as crianças numa atividade ambiental e de se interessarem por comida saudável e pela agricultura. Além de transmitir responsabilidade, pois têm de cuidar para fazer crescer. Quanto mais espaço tiver disponível melhor, mas não precisa de uma quinta para isto, alguns vasos à janela cumprem bem a função.