Dicas sustentáveis para a empresa Dicas sustentáveis para a empresa

Dicas sustentáveis para a empresa

min de leitura

Descubra como pode tornar a sua empresa mais amiga do ambiente e ainda poupar dinheiro no processo.


Publicado em 27-Dez-2019

Seguir um caminho sustentavelmente responsável já não é uma opção, é a única solução. Em casa e no trabalho. E mesmo que as suas ações não tornem a empresa numa campeã do ambiente, só por si, vão seguramente ajudar a reduzir a pegada ambiental, e coloca-la no caminho para a neutralidade. O processo nem precisa de ser difícil ou particularmente custoso, como vai perceber. Pelo contrário, ao ajudar vai provavelmente poupar e, no fim, beneficiar a imagem da empresa junto dos consumidores.

Deixe o carro em casa
Já sabe que os automóveis na estrada são um dos grandes causadores da poluição à escala planetária. Faça a sua contribuição deixando o automóvel em casa e encorajando os colegas ou colaboradores a fazerem o mesmo. Que sabe se com incentivos. Organize dias “deixe o automóvel em casa”, promova pools de transporte, crie espaços de parqueamento para bicicletas (se a empresa tive estacionamento) ou considere até atribuir subsídios para a utilização dos transportes públicos. E ande, ande muito. É uma das melhores atividades físicas.

Diminua a produção de lixo. De qualquer tipo
Ainda existem inúmeras empresas com dispensadores de água carregados com copos de plástico, e mesmo que tenha um cesto dedicado aos copos para serem reciclados, o ideal seria reduzir esse consumo, que obriga a produzir e a reciclar mais. Encoraje por isso toda a gente a trazer as suas próprias garrafas reutilizáveis.

Dicas sustentáveis para a empresa | Unibanco

Poupe água
Portugal está na linha da frente das alterações climáticas e só quem anda muito distraído não percebeu o quanto temos sofrido com uma falta de água crónica, e períodos de seca graves. O resultado é a desertificação de parte do território. Por isso este item é tão fundamental e todos os escritórios deveriam ter redutores de caudal nas torneiras. São muito fáceis de instalar, são baratos e são terrivelmente eficientes na redução do consumo. O mesmo será válido para os autoclismos, um dos principais responsáveis pelo consumo de água. Se ainda não tem instale mecanismos de descarga dupla, ou melhor ainda com descargas reguláveis.

Naturalmente que deve também verificar se existem fugas e se o negócio for de consumo intensivo considerar a inclusão de recuperadores de água, para que esta possa ser reutilizada.

Reduza o consumo de papel
Sempre que possível evite consumir papel. Sobretudo se for só para fazer umas anotações ou imprimir qualquer coisa. Pense bem antes de o fazer e tente sempre utilizar os dois lados da folha ou reutilizar o lado não impresso. Além disso procure consumir apenas papel reciclado — não há necessidade de deitar mais árvores abaixo. E se isto é verdade para o uso normal de escritório, será duplamente verdade se o negócio implicar algum tipo de embalamento. Nestes casos procure encontrar alternativas (desde que não sejam de plástico, obviamente) ou certifique-se que o papel e os cartões são reciclados. É uma boa política e é bem vista pelo consumidor.

Dicas sustentáveis para a empresa | Unibanco

A caminho do LED
Sempre que for necessário trocar uma lâmpada compre uma LED. Ainda que a sua aquisição seja mais cara, vai recuperar o investimento pois duram muito mais e consomem uma fração de uma lâmpada normal.

Espaços verdes
Se a empresa tem espaços verdes considere a utilização de espécies que consumam menos água ou trocar o kit de rega por outro mais eficiente, com por exemplo sensor de chuva e sistema gota a gota, pois apresenta um consumo bem menor do que os de irrigação.

Limpar com produtos verdes
Troque o sabonete e os produtos de limpeza por produtos verdes, biodegradáveis, que não agridem o ambiente com mais químicos.

Dicas sustentáveis para a empresa | Unibanco

Dias ambientais
Promova dias ambientais, incentivando os seus colegas a plantarem árvores ou participar em ações de recolha de lixo, ou mesmo de plogging (correr recolhendo lixo pelo caminho).

Dicas sustentáveis para a empresa | Unibanco

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.