Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia

Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia

Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia

Da “Black Friday” aos “Black Days” e às promoções que duram até à “Christmas Night”, aqui ficam algumas dicas para ajudar a navegar nestes tempos diferentes…


Publicado em 13-Nov-2020

Se 2020 fosse um ano normal, consumidores e comerciantes aguardavam ansiosamente pela chegada do dia 27 de novembro, data em que este ano se assinala a Black Friday, por forma a aproveitar todas as promoções e fazer as compras de Natal. Mas 2020 não é um ano normal, como bem sabemos, e não podemos certamente ter pessoas a acorrer às lojas em grande número, como antes acontecia. Então, o que fazer? 

Deixar cair a data nunca esteve em cima da mesa, até porque a pandemia afetou enormemente o consumo ao longo de todo o ano, e a Black Friday é “só” um dos dias de maior movimento nas lojas. Aliás, daqui até ao Natal estão os dois melhores meses de compras e torna-se fundamental rentabilizarem-nos bem, por forma a tentar salvar o ano (ou, pelo menos, minimizar perdas). 

Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia | Unibanco

Assim, as lojas multiplicaram os esforços este ano e, em vez de prepararem campanhas especiais para um dia específico (ou dias, porque a Black Friday durava, pelo menos, até à segunda feira seguinte, a Cyber Monday), a maioria das marcas está a estender essa celebração ao longo de todo o mês, procurando evitar filas nas lojas, gerir o distanciamento e, obviamente, chegar ao maior número de potenciais consumidores. Muitas lojas alargaram inclusivamente o período de trocas e devoluções, até aos dias 15 ou 31 de janeiro de 2021, para que possa fazer realmente sentido aproveitar este período para as compras de Natal. 

A Black Friday deu assim lugar aos Black Days ou Black Month, e com enfâse no digital, sobretudo no caso das lojas de maior dimensão. Mais uma vez, devido à obrigatoriedade de distanciamento social e ao dever civil de recolhimento domiciliário, a estratégia passa muito pela aposta nos canais de distribuição online, tornando a internet num enorme centro comercial à distância de um clique. Onde se pode sempre contar com o apoio do cartão UNIBANCO para realizar as compras online com total comodidade e segurança. Com a APP UNIBANCO instalada no seu smartphone, pode dispensar a presença física do cartão para realizar todas as suas operações que antes fazia com ele, para além de poder consultar e gerir todos os seus movimentos e até receber alertas sempre que é efetuado um pagamento.

Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia | Unibanco

O cartão UNIBANCO permite-lhe ainda dividir automaticamente o pagamento das suas compras em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 300€, para além de contar com uma oferta exclusiva para novas adesões, a partir da qual pode receber até 200€ de volta no valor das suas compras.

Entretanto, e enquanto organiza as suas listas de de compras, saiba que muitas das campanhas promocionais que agora encontramos prolongam-se no tempo, como é por exemplo o caso do Black Month do Toys”R”Us, onde podemos encontrar milhares de artigos em 50% até ao dia 26 de Novembro. Na Perfumes & Companhia as promoções ficam um pouco mais, até 30 de novembro, para ter descontos até 35% em mais de 170 produtos e uma redução de 25% do valor total em compras superiores a 65 euros. Já na Lanidor o prazo para aproveitar os 30 ou 50% de desconto na coleção de mulher e 30% na coleção Kids é dia 29. Por sua vez, na Not Yet Famous, uma jovem marca portuguesa de t-shirts, óculos de sol e acessórios, pode encontrar descontos até 40% entre os dias 23 e 30. 

Por outro lado, em lojas como Zippy, Worten, C&A ou Fnac, os produtos em promoção vão variando, pelo que convém estar sempre atento. Em qualquer dos casos, os descontos aplicam-se tanto no canal online como nas lojas físicas, pois muitos de nós continuarão sempre a preferir o atendimento presencial. Se for esse o caso, não se esqueça de utilizar o pagamento contactless disponível no cartão UNIBANCO, para um reforço da proteção contra a Covid-19.

Como aproveitar a Black Friday em tempos de pandemia | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media