Vamos proteger a pele do sol Vamos proteger a pele do sol

Vamos proteger a pele do sol

min de leitura

Um protetor solar é fundamental para proteger a pele, mas isso é como cumprir o mínimo dos mínimos e a sua pele merece um pouco mais, não concorda?


Publicado em 15-Jun-2022

Quem não gosta de apanhar um pouco de sol nesta altura do ano? E ainda bem, porque a exposição solar moderada é essencial para a nossa saúde. Infelizmente, uma exposição mais prolongada pode ter consequências que vão das simples queimaduras solares às alterações da coloração até ao surgimento de melanomas e carcinomas. As próximas dicas servem então para ajudar a minimizar estes riscos, potenciando um look bronzeado saudável.

Seja mais gentil com a pele

Entre o sol, o suor, os cremes ou o sal do mar, o verão funciona como uma espécie de cocktail molotov para a pele. Por isso é fundamental manter, e até reforçar, as rotinas de limpeza. Mas é igualmente importante suavizá-las, para que não sejam mais uma agressão. Certos produtos, como alguns exfoliantes e óleos de limpeza demasiado oleosos (passe o pleonasmo) devem ser evitados. Opte antes por uma espuma, mais suave e por um gel com pH neutro.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Caudalie Vinoclean Instant Foaming Cleanser 50ml. Foreo Luna 3, uma máquina de limpeza bastante suave para a pele mas ótima a eliminar células mortas. Nuxe, Rêve de Miel, exfoliante corporal nutritivo, adequado para peles secas e sensíveis.

Escolha o protetor certo e saiba como aplicar

Os protetores solares medem-se em FPS, ou Fator de Proteção Solar (SPF, em inglês). A maioria dos dermatologistas recomenda 50, e nunca menos de 30, mas o mais importante será a frequência na aplicação (até porque a diferença entre os dois não é assim tão evidente). De duas em duas horas ou sempre que sair da água parece ser um bom princípio.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Filorga, Spray Solar Antienvelhecimento SPF50+, com propriedades nutritivas e regeneradores, que combatem o envelhecimento precoce. Piz Buin Protetor Solar Pele Sensível Allergy SPF50. Spray solar com proteção UVA/UVB e propriedades antioxidantes. Em kit. Fotoprotetor ISDIN HydroLotion SPF 50+ Protege e desintoxica a pele, com secagem imediata e elevada proteção UVB/UVA.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Mesoestetic, Bruma facial anti-idade SPF50+, pulveriza-se de forma uniforme sobre a pele, sem necessidade de espalhar. SunsiStick KA SPF 50+, protetor “barreira” em stick, para as zonas em risco e mais sensíveis. Ambre Solaire, Protetor Solar em Creme Transparente com FPS 30. Porque não precisa de gastar muito dinheiro para ter uma boa proteção contra os raios UVB e UVA.

Evite as horas de maior calor e proteja a pele e os olhos

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Não se trata apenas de usar um creme solar adequado. Tal como as nossas mães – e todos os dermatologistas − sempre recomendaram, é fundamental evitar as horas de maior calor (com maior índice de raios UV) e a exposição direta prolongada. Nessas alturas, é importante ter escudos apropriados, como um chapéu de sol com índice SPF 50+ e uns óculos de sol com fator de proteção elevado, como estes Polaroid

Hidratar, hidratar, hidratar…

Repita este mantra as vezes que forem necessárias, porque é absolutamente essencial para a saúde da pele. Comece por dentro, ou seja, ingerindo muitos líquidos, preferencialmente água, claro, e evitando bebidas com muito açúcar e alcoólicas. Coma muita fruta fresca e aplique todos os dias um creme hidratante. Sobretudo após qualquer exposição solar mais prolongada.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Cerave, Loção Hidratante Corpo Rosto. Adaptado a peles secas e muito secas, esta loção vai ajudar a hidratar e reparar a barreira cutânea do rosto e corpo. ISDIN, Post solar After Sun Spray Este spray vai ajudar a aliviar o ardor e a vermelhidão causada pelo sol, se ocorrerem, e no geral vai suavizar a pele e proporciona uma agradável sensação de hidratação. Australian Gold, Bálsamo labial hidratante, com propriedades antioxidantes e FPS 30.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Barral, Creme Corporal Hidratante. Com uma textura rica e especialmente indicado para pele seca e sensível. Filorga, UV-Bronze After Sun. Um gel nutritivo e suavizante que vai reforçar e prolongar o bronzeado. Nivea, Leite Corporal Condicionador. Uma forma fácil e rápida de hidratar a pele seca durante o duche.

Ter especial cuidado com o cabelo

No topo da cabeça, o cabelo é uma das nossas áreas mais expostas ao sol.

Vamos proteger a pele do sol | Unibanco

Klorane, Capilar Ylang-Ylang. Para aplicar antes da exposição solar, protege dos raios UV, sal, areia e cloro. Adequado para cabelos naturais, pintados ou com madeixas. Kérastase Soleil, Crème UV Sublime. Um hidratante leave-in que ajuda a nutrir o cabelo, ao mesmo tempo que protege contra os efeitos ressecadores do sol, cloro e água salgada. Tem uma textura não gordurosa, para ser aplicado no cabelo seco ou molhado. Wella, Sun Shampoo, um champô específico para limpar e nutrir o cabelo após a exposição solar.

Por C-Studio / Cofina Media

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo é um açoriano que deu a volta ao mundo à procura de histórias inspiradoras. Deu literalmente a volta ao mundo e tem muito para contar.
Ouvir