Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara

Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara

min de leitura

As máscaras são fundamentais como medida de proteção contra a covid-19, mas infelizmente também podem causar vários problemas de pele no rosto. Descubra como evitá-los.


Publicado em 13-Jan-2021

As máscaras, tal como o álcool gel, tornaram-se uma parte integrante do nosso dia a dia, e são obviamente fundamentais na luta contra a pandemia, mas infelizmente podem também causar vários problemas de pele. Problemas exponenciados sobretudo pela frequência e duração do uso.

Quando falamos ou respiramos libertamos ar quente pela boca e pelo nariz, e este fica retido no interior da máscara, criando um ambiente perfeito para o crescimento de diversos microrganismos, como fungos e bactérias, onde evidentemente não os queremos. O resultado é um desequilíbrio na nossa flora cutânea que, associado à fricção da máscara, pode favorecer o desenvolvimento de pele seca e irritada, ou pelo contrário, de pele oleosa, rosácea e dermatite perioral (pequenas borbulhas que aparecem em redor do nariz e boca). O mais comum dos problemas será mesmo a acne, que pode surgir em qualquer idade, e por ser tão frequente até já ganhou um novo nome: mascne! (de máscara mais acne).

Ou seja, a pele é que paga, e como deixar de usar máscaras não é uma opção, vamos então descobrir em seis passos muito simples como evitar ou minimizar esses riscos:

Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara | Unibanco

Lavagem do rosto

A lavagem da pele deve ser especialmente suave nesta altura, e como tal esfoliações e limpezas com produtos abrasivos estão contraindicadas. Também não devem ser usadas toalhitas nem esponjas de limpeza. Prefira produtos fragrance-free e sem álcool. O gel micelar, por exemplo, é uma boa hipótese. Depois, basta seguir os conselhos do vídeo em baixo, produzido pelas associação norte-americana de dermatologistas.  

Hidratação

Aplique um hidratante antes e depois de usar a máscara, mas aguarde que este seja totalmente absorvido pela pele antes de colocar a máscara.
A pele seca é um dos problemas mais frequentes e uma loção pode prevenir esse problema. No entanto é fundamental ter em atenção o seu tipo de pele, pois um creme gordo numa pele oleosa estará, pelo contrário, a estimular o aparecimento da acne. Como regra, numa pele oleosa deverá aplicar um gel hidratante; numa pele normal a mista uma loção hidratante; e para as peles mais secas um creme hidratante.

Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara | Unibanco

Tal como nos lábios

Lábios secos e gretados são outro problema comum associado ao uso de máscara, e a melhor solução será mesmo hidratar os lábios com um gel à base de petróleo, tipo vaselina. No fundo, o que já fazia antes para combater os efeitos do frio ou da exposição solar.

Evite usar maquilhagem

Contrariamente ao que muitos possam pensar, não precisam de maquilhagem para uma sessão de Teams, e debaixo da máscara a maquilhagem não só não se vê. Pior, poderá ajudar a entupir dos poros e é por isso que deve ser evitada nesta altura.
No entanto, se estiver numa situação onde isso não é uma hipótese – por exemplo, uma refeição com alguém muito importante – opte então por produtos à base de água, sem óleo, por batons que não borram, nem passam para a máscara, e lembre-se do velho ditado: os olhos são o espelho da alma. É neles que deve focar a sua atenção agora.

Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara | Unibanco

Lave a máscara com frequência

Troque as máscaras descartáveis com frequência, e sempre que transpirar ou fizer exercício físico. As máscaras reutilizáveis devem ser lavadas com um detergente hipoalergénico e sem perfume – lembre-se que a escolha do detergente para a máscara é ainda mais importante do que para o resto da roupa. Passe-a por água abundante e repita a operação para retirar quaisquer vestígios do detergente.
As lavagens vão ajudar a remover a oleosidade e as células cutâneas mortas, reduzindo as possibilidades de provocar irritações na pele.

Pausas frequentes

Quando estiver a usar máscara será importante fazer pausas de 15 minutos para deixar a pele respirar livremente – tendo obviamente em conta as condições de segurança necessárias (distanciamento mínimo e local arejado). Será muito importante conseguir criar essas condições pelo menos uma vez a cada quatro horas.

Problemas de pele: cuidados a ter com o uso de máscara | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.