Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo

Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo

min de leitura

Uma prancha de surf é muito mais do que uma prancha de surf. É uma companheira inseparável de aventuras e de momentos inesquecíveis. Venha descobrir a sua.


Publicado em 13-Ago-2020

Os surfistas mais experientes já sabem qual a prancha – ou quais as pranchas – mais adequadas para si, mas para surfistas de fim de semana a escolha não é assim tão óbvia. Afinal, existem vários tipos e estilos, e é importante acertar na escolha, porque a compra ainda representa um investimento e, pior ainda, uma decisão errada vai atrasar a progressão ou mesmo fazer com que desistam.

É comum pensar-se que uma prancha de espuma é excelente para principiantes, não só porque são mais baratas do que as construídas em epóxi ou em poliéster, como são mais resistentes e menos propensas a pequenas mossas, e a Decathlon oferece esta prancha de espuma por menos de 100 euros para crianças, ou o seu equivalente para adulto, por 160 euros.

Quando falamos de pranchas para iniciados é fundamental levar em conta a estabilidade e a flutuabilidade, pelo que o tamanho é de extrema importância – não queremos nada muito pequeno. O Surf requer efetivamente técnica e umas breves aulas nas férias de verão não chegam para nos sentirmos à vontade em cima de outra prancha, mas com estas é mais fácil apanhar a onda e até colocar em pé e sentir a sensação de deslizar…

Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo | Unibanco

Mesmo lojas especializadas, como a 58 Surf, têm ofertas do mesmo tipo, pois o poliuretano (espuma) está rapidamente a perder a conotação negativa de ser apenas para iniciados. podendo acompanhar-nos ao longo de muito tempo. São chamadas Funboard, ou Malibu, e ainda existem as Longboard, as pranchas originais associadas à expansão do Surf no Havai. Ótimas também para ondas pequenas e médias, e muitos surfistas experientes adoram a sensação de caminhar pela prancha, tentando chegar o mais à ponta possível. Pelo tamanho, permitem ainda aventurar-nos pelo Stand Up Paddle. Aqui fica um grande exemplo (literalmente) dos australianos da Aloha.

Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo | Unibanco

Agora, quando falamos das pranchas preferidas dos surfistas, essas são indubitavelmente as Shortboard, uma prancha curta, estreita e fina. São as que se vêm mais vezes debaixo de um braço ou enterrada na areia e a razão é a sua versatilidade e maleabilidade, que permite ganhar uma boa velocidade nas ondas, fazer algumas curvas apertadas e manobras mais radicais. Repetimos, não será a prancha ideal para quem está a começar, mas quem já vai tendo experiência quererá seguramente dar este salto.

Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo | Unibanco

Pelo preço (289 euros), a Bic Shortboard 6’7” é extremamente competitiva para quem quer começar a progredir, até porque se trata de um design clássico, numa construção robusta. Já a Honey, da portuguesa Xhapeland (350 euros), é basicamente uma Fish (o design de pranchas mais aclamado, inventado no final dos anos 1960) super manobrável, rápida e estável. Desenvolve linhas na onda com uma fluidez incrível e é uma excelente opção para todo o tipo de ondas, mesmo nas maiores… A menos que vá para a Nazaré, mas isso é outra conversa!

Pranchas de Surf para enfrentar as ondas com estilo | Unibanco

Entretanto, e para quem se quer iniciar na arte do surf, inscrever os filhos ou melhorar a técnica, eis algumas das melhores escolas dio país. De norte a sul:

Algarve Surf School, Sagres

A ASS está num dos melhores spots do país para a prática de surf do país. Surf camps, cursos de um dia ou aulas de acompanhamento para todos os níveis, já desde 1996.  

Academia Profissional de Surf, Lisboa

Em Carcavelos, a Academia Profissional de Surf conta já com mais de 20 anos de experiência acompanhando alunos desde os primeiros passos numa prancha até aos treimos para entrar em competições.

Secret Surf School, Aveiro

Na praia da Vagueira, em Vagos, a Secret Surf School fica numa das praias mais bonitas e selvagens da região. Pode comprar packs de aulas de 1 a 10 dias, inscrever-se em surf camps ou criar um plano de treinos personalizado.

Surf Aventura Matosinhos

No Porto, a escola Surf Aventura funciona na praia de Matosinhos desde 2003, oferecendo aulas de grupo, privadas, e surf camps para todos os níveis.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.