O linho está de volta O linho está de volta

O linho está de volta

A notícia mais refrescante para um agosto quente é o regresso de um dos materiais com mais história no mundo.


Publicado em 16-Ago-2021 por Ana Campos, consultora e stylist de moda

Sendo um dos tecidos mais antigos, o linho é conhecido pelas suas qualidades. Resistente, absorvente e de secagem rápida, é perfeito para ser usado em temperaturas altas, embora também seja conhecido pela particularidade de se enrugar muito facilmente. Talvez devido a esta última característica o linho tenha estado afastado de muitos guarda-roupas e grandes palcos nos últimos anos.

Os desfiles com as propostas para este verão deram o mote ao usarem o linho como material de eleição, em marcas como a Gucci, a Max Mara ou a Vince. Vestidos, camisas, calças, casacos, foram algumas das peças que encheram as lojas neste material.

Durante muitos anos, o linho teve uma conotação exclusiva de férias ou de momentos de descontração pela característica fresca e também pelo aspeto mais relaxado, mas hoje em dia os fabricantes juntam a este material algumas outras fibras igualmente frescas, como o algodão e a viscose, que o tornam menos amachucável. Assim, este material também passou a ser usado em looks mais urbanos e de trabalho.

Um vestido ou um macacão de linho pode tanto ser perfeito para praia como para trabalho ou mesmo um cocktail de fim de dia, tudo depende do corte e dos acessórios. As calças também passaram a ser a escolha perfeita, principalmente para quem não gosta de usar calções nos dias quentes. Os casacos e as camisas têm detalhes mais formais e as camisolas em malha de linho passam a ser usadas como tops ou T-shirts.

Neste regresso tão esperado, usar e comprar peças de linho é uma questão de gosto, pois elas podem ser usadas de uma forma mais descontraída ou mais formal, tudo depende da maneira como se complementa e, mais que tudo (se não quer parecer demasiado enrugada), da sua composição.

Mas uma coisa é certa: é o material perfeito para o sol escaldante.

Por C-Studio / Cofina Media