<em>Let’s get physical</em> / Vamos treinar em casa! <em>Let’s get physical</em> / Vamos treinar em casa!

Let’s get physical / Vamos treinar em casa!

Let’s get physical / Vamos treinar em casa!

Com os ginásios fechados, a abordagem ao fitness tornou-se mais dinâmica, com as nossas salas e quartos a serem os novos locais de eleição para os treinos. É tempo de verificar se sabe o que vestir para as diferentes práticas.


Publicado em 17-Fev-2021 por Ana Campos, consultora e stylist de moda

Fazer exercício em casa é uma mudança de ritmo, principalmente para quem está habituado a aulas ou a treinos no ginásio. A energia das outras pessoas nestes espaços é motivadora e estarmos lá muda quase instantemente a nossa mentalidade para movermos o corpo. Por isso, tentar motivarmo-nos no conforto da nossa casa pode ser um grande desafio, principalmente quando temos a tentação do sofá e da Netflix.

Mas movimentar o corpo, mesmo que seja por alguns minutos, ajuda a libertar endorfinas e a melhorar o nosso humor, o que é essencial nestes tempos incertos. Quanto mais não seja para ter a linha desejada quando pudermos circular de uma forma mais livre.

Uma das coisas que podem ajudar neste compromisso de exercício é vestir roupa de desporto

A escolha das peças essenciais tanto em roupa desportiva feminina como roupa desportiva masculina deve ser sempre a mais confortável. Depois de um treino duro, sentir-se-á exausto, cansado, dorido, e provavelmente suado. Acredite ou não, as roupas escolhidas podem fazer uma grande diferença na maneira como se sente após o exercício. Vários fatores podem afetar o quanto a sua roupa é confortável incluindo o material ou se é adequada ao tipo de treino. 

Seja um novato na corrida ou um entusiasta do boxe, comece por verificar se sabe tudo o que precisa para vestir a roupa de treino perfeita e começar a estar motivado para o exercício em casa.

1. Para qual destes desportos precisa de roupa em tecidos respiráveis?

A – Jogging
B – Boxe
C – Cardiofitness
D – Todos estes

Resposta certa: D

Explicação:
Os tops devem ser usados em treinos que aumentam a temperatura do corpo de modo que a pele possa respirar. Claro que se a sua casa estiver sempre em temperaturas de verão, pode usar noutro tipo de treinos.

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Ela: T-Shirt V-Neck SS, €35, Asics.

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Ele: T-shirt QSpeed Fuel, €28, New Balance.

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2. Quando devemos usar um top/tank para fazer exercício?

A – Sempre
B – Em exercícios de alta intensidade
C – Em exercícios de alongamentos
D – Nunca

Resposta certa: B

Explicação:
Os tops devem ser usados em treinos que aumentam a temperatura do corpo de modo que a pele possa respirar. Claro que se a sua casa estiver sempre em temperaturas de verão, pode usar noutro tipo de treinos.

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Ela: Top Xtreme, €22,95, Puma.

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Ele: Tank em mesh, €25, Reebok.

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3. Em qual destes desportos as calças largas são desaconselhadas?

A – Meditação
B – Jogging
C – Capoeira
D – Pilates

Resposta certa: B

Explicação:
Ao correr, as calças largas podem prender os pés, o que pode provocar quedas e entorses indesejadas.

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Ela: Calças em algodão, €25,95, Everlast na Zara.

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Ele: Calças em algodão, €12,95, Boomerang.

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4. Em que desporto devemos vestir em camadas incluindo um casaco ou sweatshirt?

A – HIIT (Treino de alta intensidade)
B – Treino funcional
C – Total condicionamento
D – Corrida

Resposta certa: B

Explicação:
Os treinos que começam lentamente e têm diversas intensidades exigem que possamos despir roupa conforme o esforço aumenta e que na altura de alongamentos rapidamente possamos vestir para manter a temperatura do corpo.

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Ela: Casaco Only Play, €39,99, Women’Secret.

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Ele: Casaco Storm Launch, €27,95, Under Armour.

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5. Quando devemos usar calções?

A – Corrida
B – HIIT
C – Boxe
D – Todos estes

Resposta certa: D

Explicação:
Em todo o tipo de desportos mais intensos os calções podem ser uma escolha inteligente pelo nível de esforço e de suor potencialmente envolvido e pela mobilidade que possibilitam.

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Ela: Calções em algodão, €29,90, Champions.

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Ele: Calções com bolsos, €30, Adidas.

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6. Para que exercícios podemos usar calças/calções de compressão?

A – Cross training
B – HIIT
C – Ciclismo
D – Todos estes

Resposta certa: D

Explicação:
As calças e os calções de compressão ajudam a circulação e a estabilizar os músculos. Em desportos de grandes movimentos e esforços podem ajudar na performance.

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Ela: Calças de compressão, €29,99, Oysho.

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Ele: Calções de compressão, €30, Decathlon.

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7. Em que exercício a sweatshirt é fundamental?

A – Dança
B – Meditação
C – Pilates
D – Cross training

Resposta certa: B

Explicação:
Na meditação, o tempo em que estamos parados pode arrefecer o corpo, pelo que uma camisola ajuda a manter a temperatura.

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Ela: Sweatshirt em algodão, €52,49, Elesse.

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Ele: Sweatshirt em algodão, €17,99, Pull & Bear.

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8. Quando não devemos usar calças joggers?

A – Zumba
B – Corrida
C – Corrida
D – Ioga

Resposta certa: B

Explicação:
As joggers, tradicionalmente chamadas de calças de fato de treino, são por norma largas e em algodão, o que no decorrer da corrida pode ser uma desvantagem por não serem num tecido com respiração e por, com o suor, se tornarem mais pesadas.

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Ela: Calças joggers, €19,99, H&M.

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Ele: Calças joggers, €29,99, Converse.

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9. Em qual deste tipo de treinos os ténis são obrigatórios?

A – Ioga
B – Stretch
C – Dança
D – Cardiofitness

Resposta certa: D

Explicação:
O cardiofitness envolve saltos como saltar à corda, burpees entre outros que envolvem impacto, pelo que o uso de ténis ajuda a absorver o impacto.

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Ela: Ténis Creator WMN, €59,95, Fila.

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Ele: Ténis Renew Fusion, €50,97, Nike.

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10. Qual o acessório essencial durante o treino?

A – Garrafa de água
B – Banda cardio
C – Toalha
D – Tapete

Resposta certa: A

Explicação:
Manter os níveis de hidratação é obrigatório em todo o tipo de exercícios, mesmo os mais estáticos. Não se esqueça nunca de beber água, mesmo que seja um pequeno golo.

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Ela: Garrafa Dream Ultra 0,65l, €22,95, Sigg.

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Ele: Garrafa termo 0,5l, €19,99, Laken.

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Por C-Studio / Cofina Media