De volta ao escritório De volta ao escritório

De volta ao escritório

min de leitura

Saiba como vestir no retorno ao trabalho presencial de acordo com as tendências dos designers e descubra as propostas de fatos mais acessíveis para a nova estação.


Publicado em 10-Fev-2022 por Ana Campos, consultora e stylist de moda

Houve um certo retorno à normalidade nos desfiles para a primavera/verão de 2022, pois os designers tiveram, pela primeira vez desde o início da pandemia, um calendário completo de desfiles e a mudança também foi tangível nas tendências propostas. Uma certa funcionalidade voltou a estar presente nas coleções, misturando a alegria de viver com a natureza utilitária das peças, que elevam os básicos, para o retorno aos dias de trabalho com um twist de minissaias ou calças mais fluidas, cores vivas ou pastéis e cortes clássicos com silhuetas sexy que podem ser usadas da manhã à noite.

As propostas para este verão foram inundadas pela sensação de que todos (inclusive os designers) estamos de volta ao trabalho. No entanto, não é nenhum segredo que a maneira como nos vestimos para o trabalho mudou irrevogavelmente. Quando antes se falava de roupa de trabalho formal, pensávamos, invariavelmente, em fatos de senhora e de homem completos ou de duas peças, com cortes tradicionais e em tecidos formais, usados com blusas e camisas cinco dias por semana, mas agora até os locais de trabalho mais autocráticos estão a começar a relaxar os seus códigos, incluindo no uso de gravatas. 

Talvez não seja surpreendente, então, que as marcas que tradicionalmente mostravam roupas sob medida no centro das suas ofertas sazonais (principalmente as marcas dedicadas exclusivamente a roupa masculina) tenham repensado completamente a sua abordagem do fato para o verão de 2022, escolhendo, na maioria das vezes, criar duas peças fáceis de vestir, que podem ser usadas tão facilmente no sofá como num escritório ou para uma rápida visita ao café da esquina.

Esta mesma dualidade de vestir as peças também se sente nas propostas para senhora, que podem marcar presença no escritório ou no merecido fim de tarde com amigos a beber um copo de vinho. Nas coleções femininas, as grandes tendências são os blazers, que podem surgir: com minissaias, numa ode aos anos 60 pela silhueta, materiais e principalmente as cores; com calças fluidas, sempre com cores vivas numa atitude otimista e desafiante, que marca pela diferença da paleta cromática; e a grande novidade é que o blazer clássico mais comprido com cintura definida volta a poder ser usado como vestido, com muita confiança e naturalidade.

As tendências de fatos para homem voltam a ter silhuetas mais regulares que acompanham as linhas do corpo e não são demasiado justos, com uma surpresa que é o regresso do casaco trespassado, que quando usado aberto retira formalidade ao look. As cores por que os designers optaram são mais leves e fluem entre os pastéis e os azuis com uma pequena grande exceção – o fato preto, que é mais formal, mas que bem acessorizado se pode revelar a melhor aposta para quem quer estar e parecer dentro das tendências de moda.

Com peças tão polidas e práticas, não é surpresa que mal podemos esperar para as usar. Descubra os melhores fatos e onde os comprar com a sua conta digital ou cartão de crédito (com oportunidade de receber de volta o que gastou) para ter um regresso de sucesso ao escritório.

Senhora

Homem

Por C-Studio / Cofina Media

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

A vida de Joana Limão não dava um filme, ainda é muito nova para isso. Mas tem tantos ingredientes (otimismo, alegria, boa comida…) que merece ser conhecida.
Ouvir