Como cuidar da barba, em quatro simples gestos Como cuidar da barba, em quatro simples gestos

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos

min de leitura

Celebra-se amanhã o Dia Mundial da Barba. A desculpa perfeita para descobrir como cuidar da barba na perfeição. Para exibir orgulhosamente no resto do ano.


Publicado em 03-Set-2021

Provavelmente nem sabia, mas existe mesmo um Dia Mundial da Barba, e celebra-se no primeiro sábado do mês de setembro, o que este ano calha amanhã, dia 4. Segundo os organizadores – existe um site e tudo – a tradição remonta aos primeiros vikings que, no entanto, não tinham um dia certo para festejar. Era quando calhava, e os festejos geralmente implicavam grandes quantidades de bebidas alcoólicas, guerras, invasões e pilhagens. Sempre de barba. Hoje, o grupo propõe atividades mais civilizadas, como churrascos, desporto e troca de pneus, mas bem acompanhadas também por grandes quantidades de bebidas alcoólicas.

Brincadeiras à parte, as barbas sempre andaram dentro e fora de moda ao sabor dos séculos. Nos últimos anos, não será surpresa para ninguém que as barbas estão mais dentro do que fora, e passou a ser perfeitamente comum partilhar o mesmo espaço de escritório, os transportes públicos ou a mesa de uma jantarada de amigos com algum orgulhoso barbudo. 

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos | Unibanco

É certo que as últimas quarentenas deram uma ajuda a este crescimento, mas agora que a vida regressa à normalidade é fundamental dedicar alguma atenção à manutenção da barba – porque as aparências não enganam, e se uma barba parece mal cuidada, é porque efetivamente não está a ser tratada como devia. Felizmente, o processo é bastante simples e basta seguir quatro pequenos passos para o conseguir.

1. Lavar & Exfoliar

Deve lavar a barba todos os dias da semana, exceto naquele(s) em que vai exfoliar. Estes dois passos são muito importantes, até porque a caspa na barba é um problema real, que afeta muitos homens. Para cumprir o ritual diário deve usar um produto como este Barber Club Shampoo Barba + Cabelo + Rosto da L’Oreal Men Expert. Bastante prático porque, tal como o nome indica, funciona igualmente no cabelo e só precisa de levar um produto para o duche.
Quem preferir não misturar tem este sabão (em gel) na The Barber Company (TBC), que oferece uma limpeza dedicada e profunda. TBC Beard Soap. Preço: 12,90 euros para 150 ml.
Depois, uma ou duas vezes por semana, é importante ir um pouco mais longe com um exfoliante, que vai eliminar as células mortas e facilitar o crescimento dos pelos faciais. Este Facial Fuel Energizing Scrub, da Kiehl’s, é um bom exemplo. Preço: 24,50 euros.

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos | Unibanco

2. Aparar

As barbas precisam de limites e fronteiras – e não são uma sebe de jardim que possa ser aparada de quando em vez. Terá de o fazer pelo menos uma vez por semana.
A questão é que as barbas podem ser curtas ou longas, mas ninguém quer pelos no pescoço abaixo da maçã de Adão, em zonas do rosto onde não é suposto existirem, ou a caírem do bigode para os lábios. Para o resolver, nada como recorrer a um aparador, como este Philips Beardtrimmer series 5000. Como tem uma cabeça com regulação em altura, não obriga a trocar constantemente de pentes, e permite regular 40 posições, com 0,2 mm de diferença – dos 0,4 aos 20 mm. E um pente em acessório permite barbas ainda maiores.

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos | Unibanco

3. Usar um óleo

Se ainda não se rendeu às maravilhas do óleo para a barba, não espere mais. Vai deixar os pelos muito mais macios e suaves – e deixar quem lhe dá beijos bastante mais feliz.
Também hidratam e protegem a pele por baixo, e alguns cheiram deliciosamente bem, como é o caso deste TBC Beard Oil, com uma mistura de óleos de argão, macadâmia e abacate. Preço: 13,90 euros por 50 ml.
Quem preferir também pode escolher uma versão sem aroma, até para não chocar com o perfume: Bedfordshire Bear Co Unscented. Preço: 14,90 euros por 30 ml.

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos | Unibanco

4. Escovar

Depois de lavar, de aparar e de hidratar, já só falta mais um passo para ficar com uma barba com um ar realmente cuidado: pentear. Uma boa escovadela todas as manhãs não só vai desembaraçar qualquer nó que se tenha formado como vai “ensinar” os pelos a crescer na direção certa. Pode usar um pente, como este Kent feito à mão (tamanho médio por 12,90 euros), ou uma escova. Se preferir, pode dar mais uma mãozinha com um bálsamo, que, além de hidratar e suavizar, facilita o penteado. Reuzel Beard Balm, por 14,25 euros, 35 g.

Como cuidar da barba, em quatro simples gestos | Unibanco

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.