5 Rituais de beleza para preparar a pele para o inverno 5 Rituais de beleza para preparar a pele para o inverno

5 Rituais de beleza para preparar a pele para o inverno

min de leitura

Seca, irritada, gretada, com manchas… não se alarme, é normal a pele sofrer horrores nos meses mais escuros, e por isso precisa de uma dose extra de mimo.


Publicado em 21-Nov-2020

Não será preciso explicar que os invernos, mesmo os invernos moderados como o nosso, podem ser especialmente duros para a pele. O vento, o frio, a chuva, a água muito quente no duche, a humidade ou o tempo seco, mais as mudanças bruscas de temperatura, todas trabalham em coordenação para desferir sucessivos ataques contra o maior órgão do nosso corpo. É, pois, altura para manter especial atenção às rotinas de beleza, manter uma dieta regrada e saudável e ingerir muitos líquidos – porque a hidratação vem de dentro. Especialmente água ou chá, de preferência verde, pelas suas propriedades antioxidantes. Disto isto, convém não descurar qualquer centímetro de pele, embora faça sentido ter cuidados redobrados com as partes mais expostas aos elementos. Mas venha então descobrir 5 rituais de inverno para manter a pele saudável:

Limpeza e hidratação do rosto

A pele é uma barreira de proteção natural, mas o vento, o frio e o sol podem danificar essa barreira. Torna-se por isso fundamental limpar e hidratar com frequência, exfoliar uma ou duas vezes por semana para limpar as células mortas que impedem a pele de respirar e eliminar toxinas. Em seguida colocar um creme reparador e hidratante.

5 Rituais de beleza para preparar a pele para o inverno | Unibanco

Sendo esta uma verdade absoluta será, por maioria de razão, mais ainda para quem tem pele seca ou com tendência a inflamar: as chamadas vermelhidões. Neste caso use preferencialmente produtos com ácidos glicólico e salicílico.

Lembre-se, também, de nunca deixar a maquilhagem durante noite, precisamente porque impede a pele respirar livremente e isso – como já vimos – é algo que não queremos.

Lábios gretados

A pele que protege os nossos lábios é especialmente fina e frágil, e é por essa razão que é mais facilmente afetada pela exposição solar e pelo frio. Quando esses elementos a atacam seca e parte, deixando os lábios gretados e com peles soltas, que causam desconforto e até dor. Será fundamental criar sempre uma barreira protetora recorrendo, por exemplo, a um creme labial ou a um protetor solar específico. Produtos com lanolina, vitamina A e vitamina E são importantes.

Mãos secas

As mãos ficam especialmente secas no inverno, sobretudo se andarem molhadas ao frio, algo impossível de evitar este ano, em que devemos desinfetar frequentemente as mãos, sobretudo na rua. Ou seja, torna-se mais importante ainda reforçar a hidratação desta parte do corpo ou, em alternativa, andar de luvas – acessório muito recomendável também para a proteção da pele.  

As cutículas (pele das unhas) são particularmente afetadas nesta altura, tornando-se mais secas e perdendo elasticidade. A solução é a mesma: levar consigo um bom creme de mãos e aplicar regularmente nessa zona.

5 Rituais de beleza para preparar a pele para o inverno | Unibanco

Cuidados com o cabelo

As mãos ou a cara não são as únicas partes do corpo expostas aos elementos. O cabelo queixa-se do mesmo problema, e ainda padece de outra maleita: o secador. A verdade é que o cabelo fica frequentemente mais fino, frágil e quebradiço nesta altura do ano, algo que pode ser combatido usando um bom amaciador a cada lavagem e um creme regenerador pelo menos uma vez por semana.

Quem tem cabelo com tendência a frisar não deve lutar contra isso, pois ao primeiro sinal de humidade no ar fica obliterada qualquer tentativa anterior de alisamento. Será preferível aceitar o look e disciplinando-o com o penteado.

Tal como as luvas para as mãos, um chapéu e um gorro são acessórios perfeitos para proteger o cabelo. Mas se lhe deixarem o cabelo em desalinho ou com um aspeto não lavado pode sempre recorrer a um par de tranças, feitas rapidamente.

Corpo por inteiro

Durante o verão, com muito mais pele exposta, o hábito de hidratar o corpo acaba por ser mais frequente do que no inverno, quando muitos o deixam cair. Não caia nesse erro, porque a saúde da sua pele vai para além da beleza e não se mede aos olhos de terceiros. Mantenha o hábito de hidratar frequentemente o corpo, porque o frio pode deixar a pele tão seca como o sol, prestando especial atenção aos pés, a outra extremidade que ainda não falámos aqui.  

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.