10 marcas cheias de estilo e amigas do planeta 10 marcas cheias de estilo e amigas do planeta

10 marcas cheias de estilo e amigas do planeta

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Estas marcas de moda ajudam-nos a levar uma vida mais sustentável, aliando as preocupações ambientais ao bom gosto.


Publicado em 17-Fev-2023

A indústria da moda é conhecida por criar tendências, mas esta pode bem ser a mais importante que alguma vez gerou. Em todas as marcas, pequenas e grandes, de luxo ou mais democráticas, locais e de alcance global, observamos uma série de passos no sentido de proteger o planeta, criar coleções mais sustentáveis ou, de alguma forma, mitigar o seu impacto no planeta.

É um movimento importante, uma vez que a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões de carbono em todo o mundo. Mais do que a aviação comercial e o transporte marítimo juntos. Se nada fizessem, em 2050 seria um quarto das emissões. Algo teria de mudar e, como em todas as outras tendências, temos algumas marcas que lideram o caminho…

Gräffenberg

10 marcas cheias de estilo e amigas do planeta | Unibanco

A pele, como sabemos, é o nosso maior órgão, e funciona não apenas como uma barreira protetora, mas absorve também substâncias externas, sejam elas nocivas ou com propriedades reparadoras. A roupa está em permanente contacto com a pele e é nisso que a Gräffenberg aposta com o seu G-Cotton. Ou seja, não pretende apenas revolucionar o mundo da moda, mas fundir o conceito com a beleza, criando peças totalmente sustentáveis e com ingredientes ativos que nutrem a pele. Uma ideia em grande e 100% nacional, fundada por três amigos no Norte do país. 

ISTO

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ISTO significa Independent, Superb, Transparent, Organic e, apesar do inglês, a marca é totalmente nacional, com produção em fábricas no Norte, como se pode ver no site. Fiéis ao nome, a ISTO fornece um conjunto de informações online raras de encontrar, como o custo real de cada peça, onde são fabricadas e a proveniência dos materiais. A honestidade está a ser recompensada, porque tendo partido de um par de básicos para homem, a oferta cresceu e têm já toda uma coleção capaz de vestir homens e mulheres, dos pés à cabeça.

Sézane

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Poucas marcas conseguem aliar tão bem as preocupações ambientais com as últimas tendências de moda e o melhor estilo parisiense. As peças Sézane são fabricadas com materiais orgânicos e sustentáveis, as embalagens são recicladas e montaram mesmo um dos melhores programas de reciclagem de materiais da indústria. Mas também garantem boas condições de trabalho o longo de toda a cadeia de produção e, paralelamente, desenvolvem algumas iniciativas filantrópicas para ajudar a combater o cancro da mama, ou garantir o acesso à educação a todas as crianças.  

Patagonia

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A Patagonia promove um estilo de vida mais saudável e em contacto com a natureza, e a roupa é uma parte integrante desse processo. A marca segue as melhores práticas do fair trade e acompanha ao detalhe toda a cadeia de produção, por forma a garantir os materiais mais sustentáveis e as práticas de trabalho mais justas para os trabalhadores. Faz mais até, oferecendo um serviço de reparações para encorajar os clientes a fazer arranjos à roupa, em vez de comprarem nova.

Natura Pura

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Em 1999, antes ainda da entrada neste milénio e muito antes de as preocupações ambientais serem um tema importante na indústria da moda, já a Natura Pura criava peças feitas exclusivamente a partir de algodão 100% biológico, não tingido, ultranatural e sem recurso a qualquer tipo de químicos. Foi por isso uma das primeiras marcas certificadas com o selo Ecolabel, da União Europeia. E hoje, como ontem, é o que fazem, sempre em vestuário e têxtil para o bebé.

Indagatio

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A Indagatio nasceu do esforço do Pedro, da Patrícia e da Rafaela, que procuravam criar uma marca de moda em harmonia com a natureza. O nome vem do latim, e pode traduzir-se por indagar, mas também procurar ou questionar.  Assim usam apenas materiais de origem natural e animal, como a lã e o couro, eticamente recolhidos, e apresentados em peças intemporais, com um longo ciclo de vida. Materiais de uso ancestral que, acreditam, os produtos sintéticos nunca poderão substituir condignamente, para mais porque trabalham exclusivamente com fábricas no Norte de Portugal, muitas delas empresas familiares que fazem parte da história da indústria têxtil do nosso país.

Levi’s

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Pode um gigante mundial da moda ser sustentável? A Levi’s está no caminho certo ao desenvolver – há mais de uma década – um conjunto de práticas que permitem poupar até 96% da água consumida na produção. Há 10 anos que conseguem poupar 3,5 biliões de litros de água anualmente, e oferecem este conhecimento a qualquer marca que o pretenda fazer. Mais: o compromisso com a sustentabilidade leva-os a utilizar apenas algodão orgânico e a desenvolver um conjunto de práticas de reciclagem e reaproveitamento da ganga usada, que é utilizada inclusivamente para o isolamento de casas.

Burel Factory

10 marcas cheias de estilo e amigas do planeta | Unibanco

A já nossa conhecida e muito sustentável Burel criou uma coleção de moda à qual deu o nome de Woolclopedia. Uma coleção de peças intemporais, e limitada a 100 unidades por referência. A lã vem obviamente da Burel − que desenvolveu um tecido mais suave e macio para o efeito – e todas as peças são feitas em fábricas da região ou no norte do país. Para além disso, todos os desperdícios de produção são reciclados e reaproveitados, como é apanágio da marca.

Tentree

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Tal como o nome sugere, esta marca planta dez árvores por cada peça de roupa vendida. Isso mesmo, compramos uma T-shirt e a Tentree planta 10 árvores em nosso nome – recebemos inclusivamente um código para acompanhar todo o processo. Ao todo já plantaram mais de 90 milhões de árvores em diversos países (Indonésia, Senegal, Nepal, Peru…), com especial destaque para Madagáscar, onde plantaram mais de 25 milhões de árvores para combater a desflorestação e desertificação. E mesmo que a maioria das fábricas estejam localizadas na Ásia, os responsáveis por esta marca americana controlam todo o processo de fabrico por forma a limitar as emissões de carbono, o consumo de água e os desperdícios de produção.

Kiabi

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Além de produzir moda, a Kiabi é um gigante da distribuição e conta com mais de meio milhar de lojas pelo mundo fora – ou, pelo menos, em 30 países. Agora, num esforço para melhorar a sua pegada ambiental, a marca francesa oferece um corner de roupa em segunda mão em muitas dessas lojas, aumentando assim o tempo de vida útil de cada peça e criando uma oferta mais responsável e sustentável. Em Portugal, todas as lojas terão um corner destes até ao final do ano, o que, com os atuais desafios económicos e ambientais, é uma excelente notícia.

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