10 dicas para cuidar da pele este inverno 10 dicas para cuidar da pele este inverno

10 dicas para cuidar da pele este inverno

Cuidado! O inverno não está a chegar… já chegou! Pelo menos no que toca ao frio, chuva e vento, que tanto mal fazem à pele. É tempo de a proteger.


Publicado em 01-Dez-2021

A pele é um órgão maravilhosamente complexo e resiliente, como está na moda dizer, mas infelizmente sofre horrores com as ameaças do frio, do vento seco, da humidade, da chuva, dos ares condicionados, das mudanças bruscas de temperatura e tudo aquilo que sempre associamos ao inverno.

Nesta altura é preciso redobrar as rotinas de cuidados diários, como a limpeza e a hidratação, dando também particular atenção à ingestão de líquidos, porque a hidratação começa por dentro. E se está a pensar que esta última parte será fácil, com todas as festas de Natal já planeadas, lembre-se de que o álcool não conta. Ou melhor, conta, mas de forma negativa porque do que a pele precisa é de muita água ou de chá verde, cheio de antioxidantes naturais, não de um shot. Fora isso, siga estas próximas 10 dicas e verá como a sua pele ficará muito mais saudável.

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

Hidratação matinal

É absolutamente essencial hidratar a pele todas as manhãs. Para peles mais secas, será preferível apostar num creme e não numa loção – mas não precisa de ir a correr comprar um produto novo se já estiver a usar uma loção. Seja apenas mais generosa ou repita o processo ao longo do dia.
Para o rosto: creme Tolérance Extrême, Avène.
Para o corpo: creme Atoderm, Bioderma.

Cuidado com a água quente

Sabemos o bem que sabe um banho longo, quentíssimo, nesta altura. Mas a água quente é mais uma agressão que a pele dispensa, por isso não aposte tudo no vermelho – e tempere mais a água.

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

Proteja os lábios

O vento é terrível para a pele, no geral, mas especialmente para a pele dos lábios, que é mais fina e frágil e fica facilmente ressequida e gretada.
Para os lábios: bálsamo Cicaplast Lábios, La Roche Posay

Proteja o contorno dos olhos

Outra área especialmente sensível e que mais sente os rigores do inverno. Por isso, deve usar géis e hidratantes específicos para esta zona, como este produto feito com microalgas marinhas produzidas na ilha de Porto Santo.
Contorno dos olhos: Soothing Eye Contour, Skin Perfection by Bluevert

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

Lavar, ma non troppo

Continua a ser fundamental limpar as impurezas que previnem a pele de respirar, mas é importante ter especial cuidado para não a secar ou irritar demasiado, por isso, em vez de um exfoliante, pode utilizar um produto mais suave, como uma emulsão de limpeza hidratante, de textura mais cremosa e regenerante.
Limpeza: Hidracare Emulsão de Limpeza, PlusConcept.

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

Efeito vermelhidão

No inverno, é relativamente frequente aparecerem manchas, especialmente nas peles mais sensíveis. Nesses casos deve usar um produto específico, como um sérum que pode usar de manhã ou no ritual da noite.
Creme anti-manchas: Sérum Luminosidade Antimanchas Vinoperfect, Caudalie

Mãos à obra

Sendo uma das zonas mais expostas aos elementos, não será de estranhar que fiquem tantas vezes secas e gretadas. A soluçãopassa obviamente por hidratar ao longo do dia.

Creme de mãos: Creme de Mãos Absorção Rápida, Neutrogena

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

Cuidado com o sol

Ainda que os níveis de raios UVB sejam mais baixos no inverno, os UVA continuam lá em cima, provocando o envelhecimento precoce da pele. Continua a ser fundamental a utilização de um protetor solar, especialmente para quem planeia praticar desportos de neve. Se pelo contrário conta passar o inverno inteiro no escuro, então talvez possa compensar essa falta de sol tomando um suplemento de vitamina D. Fale com o seu médico.  
Protetor solar: Capital Soleil Uv-Age Daily, Vichy

À noite

As oito horas de sono são essenciais para o ritual de beleza. Especialmente se antes tratar a pele do rosto com um bom creme de noite, que nutre e hidrata em profundidade, tornando a pele mais elástica e retardando os efeitos do envelhecimento.
Creme de noite: creme de noite Antienvelhecimento Global, Queen Bee

10 dicas para cuidar da pele este inverno | Unibanco

SOS

Nas zonas em que a pele fica mais seca e gretada, como é o caso dos cotovelos, calcanhares, cutículas, nariz ou lábios, deve considerar um creme reparador que reforça a hidratação e nutrição.
Creme reparador: Total Repairing Balm, Skin Perfection by Bluevert

Por C-Studio / Cofina Media