Vamos ensinar o valor do dinheiro aos filhos Vamos ensinar o valor do dinheiro aos filhos

Vamos ensinar o valor do dinheiro aos filhos

min de leitura

Ensinar a gerir e poupar pode ser uma tarefa difícil, pelo que a chave será fazê-lo de uma forma simples e divertida, mas importante, pois assim estamos a prepará-los para o futuro.


Publicado em 15-Jun-2021

Sabia que os primeiros porquinhos-mealheiro não eram porquinhos de todo? O conceito terá nascido em Inglaterra, por volta do século XV, e tratava-se de potes de barro, onde se guardavam as (poucas) moedas que conseguiam juntar. Como esses potes eram geralmente feitos de argila laranja, que tinha então o nome de pygg, os potes ganharam rapidamente a alcunha de pygg banks e a fonética acabou por lhes dar a forma do animal gorducho (pig = porco) que hoje conhecemos. E as crianças adoram.  

Num mundo onde o apelo ao consumo é uma constante, transmitir ensinamentos como a importância de economizar nem sempre é fácil. Sintomaticamente, tornou-se frequente ouvir uma criança responder aos pais “podiam pagar com o cartão” quando lhe é negado qualquer pedido, alegando precisamente falta de dinheiro. A afirmação é compreensível numa criança pequena, afinal, não são obrigadas a saber que o dinheiro não nasce das árvores, e que é ganho com esforço através do trabalho, por isso é tão importante começar esta educação financeira desde a mais tenra idade.

Vamos ensinar o valor do dinheiro aos filhos | Unibanco

Peguemos por isso no colorido porquinho-mealheiro, pois assim será muito mais fácil convencê-los a guardar os presentes (monetários) que receberam pelos aniversários e pelo Natal. Caso seja necessário pode até estabelecer-se um objetivo ulterior, como uma viagem à Disney ou outra meta valorizada. Servirá, também, para ensinar a gerir a semanada, alertando para os perigos do “gastar tudo de uma vez” e, pelo contrário, para as vantagens de “esticar o dinheiro”. Permite até promover valores de solidariedade, se procurar que os filhos partilhem parte dos “ganhos” com crianças mais desfavorecidas, ou ajudando a salvar um animal em perigo de extinção.

O mealheiro – já agora, os franceses contestam a versão inglesa da história, alegando ter sido inventado pelo engenheiro Sebastian la Pestre – tem sido o tradicional aliado dos pais nesta tarefa, mas felizmente já não é o único, pois recentemente a consultora financeira Carina Meireles criou o blogue Milla & Família, precisamente para descomplicar as finanças no mundo das crianças. Deixem-nos, por isso, apresentar Milla, uma jovem muito curiosa, sempre pronta para viver aventuras com o seu companheiro Lecas, um divertido e bem-disposto porquinho-mealheiro. Temos ainda o Gutto, irmão de Milla e seu fã número 1, que costuma arranjar uma forma de tornar as histórias ainda mais divertidas, e depois temos, claro, os pais. Poupadinhos, foram eles que ofereceram o Lecas à Milla, e no fim acabam também sempre aprender com as aventuras da jovem.

Vamos ensinar o valor do dinheiro aos filhos | Unibanco

Didático e alegre, o blogue de Carina Meireles é um excelente meio de colocar o tema da educação financeira no radar das conversas com os mais pequenos, independentemente da idade, pois existem histórias adequadas a cada etapa do crescimento. Temos assim as histórias para as crianças darem os seus primeiros passos nestes temas, dos 3 aos 6 anos de idade, dos 7 aos 12, dos 12 aos 15 e dos 16 aos 18 anos, altura em que se preparam para entrar na faculdade e os assuntos ganham outra complexidade. Por isso aproveitem bem estes dias mais compridos para tornar a visita a este site num hábito, e numa brincadeira, tal e qual como um bom jogo de monopólio que, já agora, também dá uma excelente aula de gestão financeira…

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.