Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 Sete livros para organizar a vida financeira em 2021

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021

min de leitura

Deixe de andar atrás do prejuízo – ou do dinheiro – e recupere o controlo da sua vida com a ajuda de alguns especialistas em finanças pessoais.


Publicado em 23-Mar-2021

Parece que algumas pessoas nasceram com uma máquina de calcular nas mãos, mas para a maioria de nós não é assim tão fácil lidar com dinheiro, dívidas, contas, poupanças e investimentos. Infelizmente, os erros pagam-se caro nestas questões, para mais numa altura de tanta incerteza económica. Então, o que podemos fazer para melhorar a nossa saúde financeira? Ler e aprender com os melhores parese ser uma boa solução, e para isso selecionámos sete livros para organizar o orçamento pessoal, tirar dúvidas sobre dívidas ou descobrir as melhores tendências para investir.

The Automatic Millionaire, David Bach

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

Em O Milionário Automático, David Bach não está com grandes rodeios sobre o tema e apresenta um plano muito simples e direto para mudar a sua vida financeira. À americana. Como se lê no subtítulo: A Powerful One-Step Plan to Live and Finish Rich. E o plano não implica poupar em tudo, perder a vida em orçamentos, nem sequer arranjar um salário milionário. Aliás, no livro, acompanhamos a história de um casal com duas casas pagas e um bom dinheiro de lado para a reforma, sendo que nenhum dos dois ganha um balúrdio. Como o fizeram é o que vai saber neste livro que, quando foi lançado em 2004, ficou um ano na lista dos livros mais vendidos do New York Times. Esta é a edição revista e atualizada. Em inglês.

EconoMisses, Susana Rosa

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

Sabe gerir as suas dívidas? Quer investir algum dinheiro, mas não sabe como? Sabe o que é um fundo de emergência? Gostava de poupar, mas o dinheiro não chega? E como planear a reforma? Essas são algumas das perguntas a que Susana Rosa se dedica a responder neste livro com dicas e sugestões sempre muito práticas e alicerçadas no quotidiano. A autora é a fundadora do projeto econoMisses, a primeira página de finanças pessoais dedicada ao público feminino em Portugal, e em setembro de 2020 deu mais um passo importante para incrementar a literacia financeira junto da comunidade feminina portuguesa quando lançou, em parceria com a sócia Inês Correia, a primeira Academia de Finanças Pessoais Femininas do país. Lançado já este ano, este seu primeiro livro surge no momento ideal para ajudar as famílias a minimizar os efeitos da crise provocada pela pandemia.

Mastering the Market Cycle: Getting the Odds on Your Side, Howard Marks

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

“Quando me aparecem memos do Howard Marks no meu email, são a primeira coisa que abro e leio.” A frase ganha outro significado quando sabemos ter sido proferida por Warren Buffett, provavelmente o maior guru do investimento mundial. Já Howard Marks é cofundador e copresidente da Oaktree Capital Management, o maior grupo de investimento de risco em todo o mundo, mas também autor de alguns livros como The Most Important Thing ou De zero a cem. Em Mastering, Howard faz uma compilação desses memos e da sua análise aos mercados financeiros, como detetar tendências e saber reagir à volatilidade, para que todo o investidor consiga lucrar. Em inglês.

7 Segredos para Investir como Warren Buffett, Mary Buffet

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

E por falar em Warren Buffett, aqui fica um guia indispensável para investidores iniciantes. O livro é escrito pela ex-nora de Warren Buffett, considerada aliás uma das maiores especialistas nos investimentos daquele que é visto como o mais bem-sucedido investidor do mundo inteiro. No livro, ficaremos a conhecer então os “7 segredos”, entre eles as técnicas para escolher ações, os princípios intemporais de investimentos, bem como os critérios que permitirão identificar grandes ideias.

Your Money or Your Life, Vicky Robin

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

O título completo é Your Money or Your Life: 9 Steps to Transforming Your Relationship with Money and Achieving Financial Independence. Um grande título (ou um título grande) que, basicamente, explica tudo. Em nove passos aprendemos a mudar a nossa relação com o dinheiro, sendo que o foco não está tanto em aprender a ganhar mais, mas em saber viver com o que se tem – e ser feliz com isso. Imagine que podia escolher entre um emprego muito bem pago, mas cujo trabalho era um tormento, ou um emprego cujo trabalho lhe dá mesmo prazer – só que o salário não é assim tão bom. Para os autores, a escolha devia ser evidente. Um livro que é considerado uma espécie de bíblia há mais de 25 anos para quem acha que ganhar dinheiro não é um fim em si mesmo. Em inglês.

A Bíblia da Carreira, Cassiana Tavares

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco


Este prático livro tem uma secção de exercícios em que, a cada passo, a especialista em psicologia do trabalho Cassiana Tavares convida a refletir sobre a atividade profissional, as mudanças que deseja incorporar na sua atividade profissional, e como as combinar com o atual mercado de trabalho. A premissa é de que o emprego representa bem mais do que um salário ao fim do mês, é uma atividade estruturante da sua vida, e este livro pode ajudá-lo a colocar a carreira em perspectiva e antecipar quaisquer medidas necessárias mais à frente.

Why Didn’t They Teach Me This in School: 99 Personal Money Management Principles to Live By, Cary Siegel

Sete livros para organizar a vida financeira em 2021 | Unibanco

O norte-americano Cary Siegel teve a ideia para este Why Ddn’t They… quando percebeu – com os seus próprios filhos – como as crianças estavam a ser mal preparadas para lidar com o tema das finanças pessoais na escola. Mas não se pense que o livro apenas beneficia adolescentes e universitários, porque os princípios aqui desenvolvidos são válidos para todas as idades. Pelo contrário, a vantagem é que assim os 99 princípios estão explicados de uma forma particularmente fácil de acompanhar, e o livro não se torna num quebra-cabeças.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.