Sabe o que é o cashback e o cash advance? Sabe o que é o cashback e o cash advance?

Sabe o que é o cashback e o cash advance?

Venha perceber as diferenças entre cashback e cash advance e as razões por que podem ser ambos tão úteis para gerir as finanças mensais.


Publicado em 20-Set-2021

Muitas vezes associados a cartões de crédito, o cashback e o cash advance são dois dos instrumentos financeiros mais falados do momento. Mas conhece as diferenças entre um e outro? E por que razão podem ser ambos uma ferramenta muito útil na gestão das finanças pessoais?

Sabe o que é o cashback e o cash advance? | Unibanco

Cashback

Comecemos pelo mais falado dos dois, o cashback, que podemos definir simplesmente como uma forma de recuperar uma parte do valor gasto em compras. Ou seja, só por gastar, seja no último grito em telemóveis, nas despesas com o regresso às aulas, ou em compras normais de supermercado, já estará a poupar. Sim, vai sempre recuperar uma parte desse dinheiro, automaticamente creditado na conta do cartão.

Todavia, nem todos os cartões de crédito disponíveis no mercado oferecem esta possibilidade, pelo que é importante verificar essa cobertura. As vantagens são óbvias – e não paga mais por isso. Tomemos como exemplo a oferta Unibanco, nos cartões Atitude, Clássico ou Life: ao gastar 300 euros por mês vai receber de volta 10 euros. Não serve para mudar de vida, mas são 120 euros ao fim do ano – um valor considerável. Naturalmente, quem gastar mais recebe mais, mas até um limite de 200 euros.

É importante perceber que as instituições disponibilizam este tipo de oferta obviamente como um incentivo para a utilização frequente do cartão, mas tal não deve ser tomado como um convite ao endividamento, até porque os benefícios só acontecem se for um cliente em situação regular.

Sabe o que é o cashback e o cash advance? | Unibanco

Cash advance

Tal como o nome indica, cash+advance significa o adiantamento do dinheiro. Do dinheiro que tem disponível no saldo do seu cartão de crédito, tal como se fosse um crédito pré-aprovado e imediato. O dinheiro tanto pode ser levantado numa caixa multibanco, em numerário, ou por transferência para a conta à ordem associada ao cartão.

Pela descrição, percebe-se que é uma ferramenta extremamente útil para fazer face a uma despesa inesperada e urgente, ou para situações de falta de liquidez temporária. Nestes casos pode ser um verdadeiro salva-vidas, mas não deve ser encarado como uma fonte de rendimento extra, porque existem sempre encargos associados a este serviço.

Como funciona?

Já vimos que o cash advance tanto pode ser realizado numa caixa MB ou ATM, em Portugal e no estrangeiro, ou contactando a instituição de crédito e transferindo o valor para a conta à ordem associada ao cartão. Nestes casos, o mais fácil e prático será utilizar os serviços de homebanking, preencher os dados em falta, definir o valor e dar o ok. O dinheiro será transferido de imediato – desde que, por certo, tenha esse montante disponível no cartão –, embora em alguns casos possa ter de esperar 24 horas para que essa transferência se realize.

 Nos casos de levantamentos em numerário, as instituições estabelecem normalmente outros limites para além do saldo. Por exemplo, no caso da solução Unibanco, apenas pode levantar mil euros a cada quatro dias, independentemente de estar em Portugal ou no estrangeiro. No fundo, trata-se de uma medida de segurança destinada a proteger os clientes.

Quais os encargos associados?

Apesar de o processo ser bastante simples, existem custos associados a estas operações. Juros, comissões, impostos e encargos fixos que variam de instituição para instituição. Deve por isso informar-se antecipadamente destas condições, tal como deve avaliar o impacto deste endividamento extra nas finanças, pois poderá ainda ter de pagar juros no cartão se optar por pagar somente uma parte do montante utilizado.

Sabe o que é o cashback e o cash advance? | Unibanco

Como vimos, com o cashback vai receber automaticamente de volta uma parte do valor gasto em compras pagas com o cartão de crédito, e o cash advance funciona como um crédito imediato, também associado ao cartão de crédito, que pode inclusivamente ser levantado em numerário nas caixas ATM. Ambos têm a sua utilidade – poupança, falta de liquidez, etc. – desde que, e isto é o mais importante, faça uma gestão cuidada – e regrada – da sua utilização.

Conte com o UNIBANCO

Agora que já conhece as diferenças, venha descobrir em mais detalhe as soluções de Cashback e Cashadvance do UNIBANCO.

Por C-Studio / Cofina Media