Saiba como poupar usando o cartão de crédito Saiba como poupar usando o cartão de crédito

Saiba como poupar usando o cartão de crédito

min de leitura

Visto por muitos como um convite para gastar, o cartão de crédito pode, afinal, ser uma ferramenta extremamente útil para poupar.


Publicado em 07-Mai-2021

No reino das finanças pessoais, os cartões de crédito são muitas vezes identificados como um bilhete para entrar numa espiral de sobre-endividamento. Fama injusta – e imerecida – pois quase sempre os problemas que podem causar se devem à má utilização, e quando o enfoque está no uso correto e regrado dos mesmos, rapidamente percebemos como os benefícios superam largamente as desvantagens. Não vale colocar as culpas num pedaço de plástico.

Os cartões de crédito não são o inimigo. Existem, sim, para nos facilitar a vida e são um meio extremamente prático e seguro para realizar pagamentos em Portugal e no estrangeiro, concluir compras online ou fazer face a gastos inesperados – imagine-se um frigorífico que avaria e necessita ser substituído, por exemplo. Também ajudam a realizar sonhos, como ir de viagem a um destino paradisíaco e podem tornar-se numa importante ferramenta de poupança – algo que muitos ainda desconhecem. Isto porque, hoje em dia, muitos cartões oferecerem um conjunto de serviços, programas de cashback ou descontos em parceiros com óbvias vantagens sobre o pagamento em dinheiro ou por débito direto. Vantagens que mais do que compensam os juros ou as taxas inerentes à sua utilização.

Tomemos como exemplo a viagem a um destino paradisíaco, cujo pagamento com o cartão de crédito dará acesso automático a um conjunto de seguros especialmente úteis no caso de algo correr mal, como bagagens extraviadas ou – bata na madeira – visitas de urgência ao hospital. Estes seguros podem fazer a diferença entre uma viagem de sonho ou de pesadelo, e para tirar o máximo proveito do cartão é fundamental conhecer bem todos os seus benefícios e comparar com a restante oferta no mercado. Deixamos aqui alguns pontos para ter em atenção:

Saiba como poupar usando o cartão de crédito | Unibanco

Anuidades – Muitos cartões de crédito continuam a cobrar comissões de disponibilização do cartão. Um custo desnecessário, pois o mercado tem várias ofertas que não cobram esse valor. Pelo menos, certifique-se de que existe uma vantagem justificada para o fazer.

Cashback – São programas que, como o nome em inglês indica, permitem devolver ao cliente uma percentagem do valor das compras realizadas. Ou seja, o cliente recebe de volta parte do dinheiro que gastou. Esse valor tem normalmente – e naturalmente – um plafond máximo que, a título de exemplo, se situa nos 200 euros nos primeiros 12 meses, no caso do Cartão Unibanco.

Controle das despesas – É muito importante assumir uma gestão diária de tudo quanto se gasta, para garantir não estar a ultrapassar os montantes recomendáveis, nem a criar situações que levem ao pagamento de juros de mora. Idealmente, esse extrato deve estar disponível online e numa app, para consultar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Pagamentos de juros – Algumas instituições de crédito permitem aos clientes fracionarem os pagamentos sem incorrerem em juros. Caso do Unibanco, que o permite fazer em 3 vezes, para todas as compras acima dos 300 euros. Esta vantagem é importante, pois assim consegue-se realizar compras de valor mais elevado ou aproveitar boas oportunidades, sem incorrer nessa penalização extra.

Descontos – Alguns cartões de crédito estabeleceram parcerias com empresas de serviços, energia, de transporte, hotéis, restaurantes, lojas de moda, etc. Ao utilizar o cartão preferencialmente nesses parceiros, o utilizador está a beneficiar de descontos exclusivos, maximizando os seus ganhos. A rede de parceiros Unibanco pode ser consultada aqui.

Saiba como poupar usando o cartão de crédito | Unibanco

Programas de poupança – O Mealheiro Bónus é um programa de poupança extra que o Unibanco criou para todos os detentores de um cartão de crédito da instituição. Não tem qualquer custo de ativação e permite definir um débito adicional e automático de 5% do valor das compras. Ou seja, por cada euro gasto, vai “pagar” mais 5 cêntimos que vão para o Mealheiro. Ao fim de 12 meses terá na sua conta-cartão todo o dinheiro que poupou e ainda uma oferta Unibanco de 1,5% sobre o valor total poupado. A cada momento pode saber o saldo da poupança, e aceder a esse valor também, sem qualquer penalização, bastando desativar essa função na app Unibanco.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.