O que é necessário para fazer um pedido de crédito? O que é necessário para fazer um pedido de crédito?

O que é necessário para fazer um pedido de crédito?

min de leitura

Se está a pensar pedir um crédito, venha descobrir tudo o que precisa para garantir que é aprovado e qual a melhor solução de financiamento.


Publicado em 06-Mai-2022

Um pedido de crédito é quase como um pedido de casamento − Se retiramos a parte romântica da equação, bem entendido. A questão é que deve ser igualmente ponderado e planeado, para evitar cometer erros que se podem revelar muito caros no futuro. Dito isto, não há razão nenhuma para que o pedido se torne num pesadelo de papelada e burocracia como continua a ser em tantas instituições de crédito. Nem sequer um momento de incerteza angustiante sobre o resultado final, como num pedido de casamento real.  

Neste artigo vamos analisar algumas das questões mais frequentes dos pedidos de crédito:  Como se preparar, o que é uma taxa de esforço, que papelada reunir, se é possível pedir numa instituição da qual não se é cliente, qual a prestação mensal a pagar, quanto tempo vai demorar até obter uma resposta, etc, etc.  Será, portanto, um artigo feito para tornar os pedidos de crédito mais ajustados às necessidades do requerente, mais simples, rápidos e com muito mais certezas sobre o resultado final: Aprovado!

O que é necessário para fazer um pedido de crédito? | Unibanco

Taxa de esforço

A primeira coisa que qualquer pessoa que procura um crédito deve fazer − antes ainda de falar com uma instituição financeira − será analisar a sua taxa de esforço. Isto é, verificar se o valor da prestação do novo crédito, em conjunto com as outras despesas, não irá comprometer o orçamento mensal e a capacidade de garantir o pagamento das prestações atempadamente. Se chegar à conclusão de que o valor dessa taxa de esforço é superior a 40% há uma grande probabilidade do pedido não ser aprovado. Nestes casos considere baixar o valor solicitado ou avançar com outro titular, por forma a diluir a taxa de esforço.

Lista do Banco de Portugal

É importante certificar-se ainda de que não tem o nome registado como devedor na base de dados do Banco de Portugal. O mapa de responsabilidades de cada português pode ser consultado na página da Central de Responsabilidades de Crédito daquela instituição, após boa autenticação. Esta pode ser efetuada através do Cartão de Cidadão ou das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal para o acesso ao Portal das Finanças.

O que é necessário para fazer um pedido de crédito? | Unibanco

Saldo Positivo

Deverá também garantir que a conta bancária tem um saldo médio positivo, para garantir que não é um cliente de risco

Qual a mensalidade a pagar?

Para saber se consegue, ou não, cumprir com o pagamento das mensalidades – e decidir assim o valor do empréstimo e a sua duração − é obviamente necessário ter uma clara noção das mensalidades a pagar. Para tal devem ser consultados os simuladores online que as instituições já disponibilizam. No caso do Unibanco, existem simuladores quer para o Crédito Pessoal, quer para o Crédito Consolidado.

Preciso de ter uma conta para pedir o crédito?

Certamente que muitas instituições vão obrigar a isso para aderir a um crédito, mas outras não. No caso do Unibanco basta indicar o IBAN da sua conta bancária para associar ao novo crédito e náo será necessário mudar de banco ou abrir uma nova conta. Assim, mantém a sua independência bancária.

O que é necessário para fazer um pedido de crédito? | Unibanco

Que tipo de crédito solicitar?

Naturalmente que o tipo de crédito vai depender da finalidade. Para comprar casa deve escolher-se um crédito à habitação, mas quem pretender resolver um problema de sobreendividamento causado por múltiplos créditos, nesse caso a solução passa por pedir um Crédito Consolidado. Assim fica a pagar uma única mensalidade, com condições mais competitivas.  

Para (quase) todas as outras situações, a solução passa por pedir um Crédito Pessoal, também chamado de crédito sem destino. É o mais útil para fazer face a algumas despesas imprevistas ou para realizar um projeto, seja uma grande viagem, a remodelação da casa ou outro motivo qualquer.

É possível realizar esse pedido exclusivamente online?

Atualmente, os clientes Unibanco já podem fazer esse pedido de forma 100% digital e em poucos minutos. Para dar início ao processo, o cliente deverá garantir que tem toda a documentação necessária, nomeadamente, o cartão de cidadão, os 3 últimos recibos de vencimento, o comprovativo de morada e o comprovativo de IBAN. Depois, deve preencher o formulário, tirar uma fotografia sua no momento e outra ao cartão do cidadão (frente e verso). Depois só precisa de ler e aceitar a informação, inserir o código de autorização que vai receber, anexar os documentos ao processo e já está. Em pouco mais de 10 minutos fica tudo tratado. O Unibanco disponibiliza inclusivamente um vídeo tutorial que explica de forma simples como fazer o pedido de adesão.

Existem soluções para fazer face aos imprevistos durante a vigência do contrato?

Estudou a melhor solução, pediu um crédito que não teria dificuldades em pagar, e assim aconteceu durante os primeiros meses. Infelizmente a situação alterou-se e neste momento não está a conseguir cumprir com essa obrigação. A verdade é que ninguém está a salvo de situações inesperadas, assumam elas a forma de um acidente, uma doença inesperada ou alteração da situação laboral. Para se proteger do imprevisto, o Unibanco oferece ainda um Seguro de Proteção de Crédito Pessoal. O prémio mensal é de 0,300% do capital em dívida na data de adesão ao seguro, o que significa que para um empréstimo de 5 mil euros vai pagar para 15 euros.  

Existe ainda a opção de optar por mensalidades fixas até ao final do contrato, o que permite controlar melhor as despesas e gerir o orçamento. Neste caso, a taxa de juro contratada também é fixa até ao final do contrato, pelo que se colocam a salvo de variações nas taxas de juro − tema que se está a tornar numa grande fonte de preocupação para muitas famílias e empresas.

A entrevista que explica tudo

O Porto Canal realizou uma entrevista na sede da Unicre para abordar precisamente esta temática. Não deixe de assistir a este programa apresentado pela consultora financeira Carina Meireles para ficar a saber ainda mais sobre todo o processo.

Por C-Studio / Cofina Media

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo é um açoriano que deu a volta ao mundo à procura de histórias inspiradoras. Deu literalmente a volta ao mundo e tem muito para contar.
Ouvir