IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar

IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar

min de leitura

A partir de 1 de outubro já é possível utilizar o saldo acumulado de IVAucher, por isso venha descobrir tudo o que precisa de saber para não perder estes descontos.


Publicado em 29-Set-2021

O IVAucher é um programa criado pelo Estado português para incentivar o consumo nalguns dos setores mais afetados pela pandemia. Ao abrigo desse programa tornou-se assim possível acumular o IVA pago durante os meses de junho, julho e agosto em restauração, hotelaria e cultura, para poder descontar nos últimos três meses do ano – a começar já no primeiro dia de outubro.

Oportunamente, aqui explicamos com mais detalhe em que consistia o programa, por isso vamos agora ver como usufruir desses descontos, sem perder o saldo que conseguiu acumular, nem ser enganado por estabelecimentos menos honestos.

IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar | Unibanco

Quanto dinheiro tenho para gastar?

Pode consultar o seu saldo de IVAucher em qualquer momento no portal E-Fatura (ou na app E-Fatura). Aliás, mesmo que esteja a ouvir falar do programa pela primeira vez poderá terá saldo acumulado, desde que tenha pedido faturas com número de contribuinte.
Esse montante poderá sofrer alterações até ao dia 30 de setembro, último dia para os contribuintes validarem faturas e a Autoridade Tributária apurar o valor.

O que preciso de fazer para usar o saldo?

A acumulação processou-se de forma automática, mas para descontar será necessário aderir ao programa na plataforma IVAucher, registando nome, Número de Identificação Fiscal (NIF), e-mail, telemóvel e um ou mais cartões de crédito ou débito.
Em alternativa poderá também usar a rede de agentes Saltpay com serviço de pagamentos e carregamentos PAGAQUI.
A adesão pode ser realizada em qualquer momento, tendo como data limite o dia 28 de dezembro.

Que cartões bancários posso associar?

Pode associar qualquer meio de pagamento das Instituições aderentes ao programa. No caso do UNIBANCO pode associar qualquer cartão de crédito particular ou a Conta UNIBANCO. Será ainda necessário que os cartões estejam associados ao NIF do consumidor, razão pela qual não podem ser utilizados cartões de crédito empresariais.

IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar | Unibanco

Como se desconta o saldo?

Para utilizar o saldo basta fazer o pagamento com o cartão registado. O consumidor terá de assumir a totalidade da compra, mas será reembolsado com até 50% desse valor no prazo de 48 horas. A devolução é realizada pela instituição financeira, e ocorre automaticamente na conta associada ao cartão – nem os clientes, nem os comerciantes, precisam de efetuar qualquer outra operação.
Também por isso, ficou decidido que não era possível realizar pagamentos em dinheiro para usufruir deste saldo.

Como posso saber se um estabelecimento aderiu ao IVAucher?

Os estabelecimentos elegíveis devem estar identificados, de forma visível – de preferência na respetiva entrada – com o selo IVAucher. E apenas os estabelecimentos dentro dos setores da hotelaria, restauração e cultura podem aderir.

Será possível usufruir destes descontos nas plataformas online?

Em princípio sim, mas a lista de aderente digitais só estará disponível a partir do dia 1 de outubro

IVAucher: Chegou o momento de começar a ganhar | Unibanco

Existe algum valor limite para a utilização do saldo IVAucher?

Não. O valor descontado do saldo não pode exceder 50% do montante de um determinado pagamento, mas esse é o único limite, para além do saldo. Pode igualmente descontar o valor acumulado em qualquer um dos setores nos outros dois.

É possível transmitir o saldo de IVAucher?

Não, o IVAucher é pessoal e intransmissível.

Sou comerciante/Tenho um negócio. Como posso aderir ao IVAucher?

Se tem uma empresa num dos três setores de atividade abrangidos no programa (alojamento, cultura e restauração) e quer fazer parte do programa basta registar o seu terminal de pagamento REDUNIQ em ivaucher.pt.