Guia: Como contestar compras indevidas do cartão de crédito? Guia: Como contestar compras indevidas do cartão de crédito?

Guia: Como contestar compras indevidas do cartão de crédito?

min de leitura


Publicado em 23-Ago-2024

Apesar de toda a segurança com que um cartão de crédito está munido hoje em dia, nomeadamente o protocolo PSD2 e a autenticação forte, as fraudes e burlas continuam a acontecer.

Quer seja devido à incúria, publicidade enganosa ou elaborados esquemas de phishing, a verdade é que, sobretudo com o aumento das compras online, o número de transações indevidas com o cartão de crédito tem-se avolumado e levado a perdas que, em alguns casos, podem ser irreparáveis para os consumidores.

Face a esta situação, é importante não só saber como proteger-se, mas também como contestar uma compra com cartão de crédito, algo que, com este guia do UNIBANCO , da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.., – vai deixar de ser um problema.

Guia: Como contestar uma compra indevida do cartão de crédito?

Comecemos pelos tipos de compras ou transações indevidas mais comuns.

Tipos de compras ou transações indevidas

Entre os tipos de fraudes ou burlas que levam a compras indevidas e, consequentemente, a transações que nunca deviam ter tido lugar, encontramos:

  • Telefonemas fraudulentos

Fraude em que os criminosos se fazem passar por uma instituição bancária (ou por exemplo um fornecedor de energia) e telefonam a reportarem um problema urgente que necessitará de um pagamento para ser resolvido.

  • Clonagem de cartões

Através da colocação de um aparelho no multibanco que copia a informação do cartão de crédito, os criminosos ficam com acesso aos dados e podem utilizá-los para realizarem transações.

  • Phishing

Mediante o envio de SMS fraudulentas com links de pagamento, os criminosos conseguem acesso aos aos dados do cartão.

  • Pharming

O Pharming acontece quando, na altura do pagamento das compras online, o consumidor é redirecionado para uma página em tudo semelhante à do produto ou serviço que se predispôs adquirir, mas falsa.

Nesse processo de pagamento fraudulento, os burlões ficam com as informações confidenciais do consumidor.

  • Spyware 

Através de softwares maliciosos, os criminosos recolhem os dados do consumidor.

Como contestar uma transação indevida do cartão de crédito?

Em caso de phishing, pharming ou clonagem do cartão de crédito que resultem em transações indevidas, a primeira coisa a fazer é notificar, de imediato, o emitente do cartão através dos contactos indicados por este.

Após a notificação, pode ficar mais tranquilo, já que não será responsabilizado por valores indevidamente movimentados.

Se se verificarem transações indevidas antes da comunicação, poderá ter de pagar até 50 euros do total de montantes movimentados. Existe, ainda, a possibilidade de ser chamado a pagar uma quantia superior se agiu de forma negligente, fraudulenta ou não cumpriu, deliberadamente, as suas obrigações.

Quando se trata de um cartão contactless e a entidade emissora do cartão não solicitou a autenticação forte numa dada transação, algo obrigatório por lei, fica isento de qualquer responsabilidade financeira.

Contudo, para que não tenha de pensar em nenhuma destas situações e possa utilizar o cartão de crédito em segurança, eis algumas dicas.

Dicas de segurança

  • Em levantamentos ou pagamentos numa caixa multibanco, verifique se esta apresenta sinais de ter sido adulterada ou danificada. Caso a resposta seja afirmativa, não arrisque e dirija-se a uma outra caixa. Deve adotar o mesmo procedimento em terminais de pagamento automático;
  • Não clique em links suspeitos e verifique sempre a autenticidade da página online onde pretende comprar;
  • Com o crescimento dos cartões de crédito digitais, verifique sempre se o banco digital emissor desse cartão é fidedigno e pode operar em Portugal;
  • Caso tenha de marcar o PIN, faça-o em condições máximas de privacidade;
  • Se o multibanco “engolir” o seu cartão e não indicar, imediatamente, a razão para tal ter acontecido, suspeite, pois poderá estar a ser alvo de uma tentativa de fraude através da manipulação do terminal;
  • Nunca perca o seu cartão de crédito de vista em compras presenciais e verifique se o valor que aparece no terminal corresponde ao montante da compra;
  • Exija comprovativos de pagamento das compras que fizer com o cartão e não se esqueça de, após a transação, confirmar sempre o saldo da sua conta com recurso aos serviços do banco online.