Quais os documentos necessários para efetuar um pedido de crédito pessoal UNIBANCO? Quais os documentos necessários para efetuar um pedido de crédito pessoal UNIBANCO?

Quais os documentos necessários para efetuar um pedido de crédito pessoal UNIBANCO?

min de leitura


Publicado em 10-Jan-2024

Se não tem o seu nome na chamada “lista negra” do Banco de Portugal por incumprimento do pagamento de créditos, a sua taxa de esforço é baixa e tem um rendimento e uma situação profissional estável, para pedir um crédito pessoal só tem de pegar no seu smartphone, tablet ou PC com ligação à Internet e entrar na página online do UNIBANCO.

Aqui, basta escolher a opção “Crédito Pessoal” e começar a sua simulação no simulador de crédito pessoal do UNIBANCO.

Neste simulador, poderá calcular o valor da mensalidade para montantes de financiamento entre 5 mil e 75 mil euros em função de prazos de reembolso entre os 24 e os 84 meses com TAN desde 7,700% e TAEG desde 9,9%.

Caso o valor da mensalidade (fixa) lhe agrade e quiser passar de imediato à contratualização deste empréstimo pessoal, só tem de clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador.

Neste momento, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online onde deverá deixar os seus dados pessoais e os documentos necessários.

Que documentos são estes? A resposta encontra-se nas próximas linhas.

Que documentos tenho de apresentar para pedir um crédito pessoal UNIBANCO?

Depois de preencher o formulário e antes de poder submeter o seu pedido de crédito, de modo a garantir que os consumidores prestem, como diz o Banco de Portugal, “informações verdadeiras e completas à instituição de crédito” ajudando, deste modo, a que estas possam avaliar convenientemente a sua capacidade de pagar o crédito, as instituições de crédito vão pedir-lhe alguns documentos.

No caso de um crédito pessoal, os documentos que terá de fornecer ao UNIBANCO são:

CC (Cartão de Cidadão) ou Bilhete de Identidade

Como é fácil de perceber, estes documentos servem para provar ao banco que é quem afirmou ser no formulário online.

Note que, se tiver o Bilhete de Identidade, terá de enviar também o Cartão de Contribuinte. Caso não tenha nacionalidade portuguesa, tem ainda de apresentar uma autorização de residência permanente.

Comprovativo de Morada

Para comprovar se a morada indicada no formulário está correta, terá de apresentar um comprovativo de morada passado pela Junta de Freguesia da sua área de residência ou, em alternativa, o último recibo do pagamento da conta da eletricidade, água, gás, telecomunicações ou seguro.

Declaração da entidade patronal

Se trabalhar por conta de outrem, será exigido que apresente uma declaração da entidade patronal que indique, claramente, que tem um vínculo laboral com a empresa, a função que desempenha e a antiguidade.

Comprovativo de Rendimentos

Como referimos anteriormente, um dos fatores que facilitam a aprovação do seu crédito é apresentar uma taxa de esforço baixo, já que isto vai comprovar a saúde das suas finanças pessoais e, como tal, a sua capacidade para cumprir integralmente o contrato de crédito.

De notar que, os documentos necessários para comprovar os seus rendimentos, irão variar de acordo com o seu vínculo laboral:

  • Trabalhadores por conta de outrem: pelo menos, um recibo de vencimento;
  • Trabalhadores por conta própria: pelo menos, uma declaração de IRS e nota de liquidação do IRS;
  • Reformado: declaração anual de pensionista.

Extratos bancários e IBAN

De modo a garantir que de que é o titular da conta bancária que forneceu, será necessário que entregue extratos bancários dos últimos três meses (isto deixará de ser exigido se for cliente do banco onde está a pedir o crédito pessoal) e um comprovativo de IBAN.

Conclusão

Após anexar os documentos ao formulário online e submeter o seu pedido, o UNIBANCO  da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A. – vai analisar as suas condições. Se o pedido for aprovado, irá receber o montante requerido na sua conta bancária em apenas alguns dias.