Dicas para poupar na energia Dicas para poupar na energia

Dicas para poupar na energia

min de leitura

A fatura da luz vai aumentar já este mês, e não vai descer nos próximos. Com o frio a chegar, é fundamental perceber como podemos poupar energia elétrica.


Publicado em 08-Out-2021

Com os preços da energia a bater recordes lá fora, a fatura já chegou às famílias e empresas portuguesas, com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a decretar o aumento da fatura da eletricidade. A situação é de tal forma grave que a União Europeia já instou os estados a intervir, baixando por exemplos impostos, no sentido de ajudar os consumidores a suportar o agravamento. Independentemente do que vier a acontecer por esse lado, tornou-se primordial agir do nosso lado para conseguir diminuir essa conta. Deixamos-lhe, por isso, pequenas e grandes medidas para poupar energia em casa e chegar ao fim do mês com mais energia na conta bancária.

Dicas para poupar na energia | Unibanco

Espelhos à janela iluminam a casa

Provavelmente nunca tinha pensado nisso, mas espelhos, estrategicamente colocados perto das janelas, vão refletir a luz natural para dentro de casa, diminuindo a necessidade de ligar os candeeiros. Uma boa dica, também, para casas com pouca luz natural.

Nem toda a potência é boa

O preço da eletricidade varia consoante a potência contratada, que é naturalmente superior quanto maior forem os kVA (Quilovoltampere) contratados. Ninguém deseja que o quadro dispare porque não pode ligar o forno e a máquina ao mesmo tempo, mas pode ser que esteja a pagar mais por algo que não utiliza. Pode saber se é o seu caso com este simulador de potência disponibilizado pela ERSE.

Dicas para poupar na energia | Unibanco

A tarifa ideal

Está todo o dia fora de casa e só regressa ao final do dia? Então pode estar interessado em contratar uma tarifa bi-horária, porque os preços são mais baratos de noite. Em Portugal existem duas tarifas complexas (por oposição à simples): bi-horária ou tri-horária. Estas destinam-se a desviar o consumo das horas de ponta, com ganhos para os utilizadores, mas com agravamento fora desses períodos, pelo que é importante cumprir escrupulosamente com os horários contratados para o consumo.

As mantas são nossas amigas

E as janelas de vidro duplo, as portas calafetadas, o seu Snoopy (ou qualquer outro animal de estimação peludo) deitado no sofá. Tudo o que nos aqueça (ou impeça a perda de calor) e não nos faça ligar o aquecimento e gastar mais energia.

Dicas para poupar na energia | Unibanco

Frigorífico sempre cheio

As dicas mais óbvias são as mais eficazes. É sabido que as máquinas de lavar loiça e roupa são tão mais eficientes energeticamente quanto mais carregadas estiverem. Ora o mesmo é válido para o frigorífico e para o congelador, que consomem menos quando cheios do que vazios – tudo porque assim não existem espaços de ar quente. Mantenha sempre algumas garrafas de água no congelador, para ocupar esses espaços, retirando-as depois quando precisar de congelar os bifes.

Não abra a porta

Relativamente ao frigorífico ainda, quanto mais vezes abrir a porta mais vezes o obriga a funcionar para repor a temperatura. Passa-se o mesmo com o forno, onde perde cerca de 25% do calor armazenado sempre que abre a porta. Deixa por isso bem fechada e, no final, pode até desligá-lo uns bons dez minutos antes, que o calor acumulado dá conta do trabalho.
Já agora, quando chegar o frio convidamo-lo a deixar a porta aberta no final, aquecendo a cozinha e a casa.

Dicas para poupar na energia | Unibanco

Let’s get together

Em vez de estar cada um na sua divisão, com as luzes ligadas, a televisão ligada, o computador ou o telemóvel ligado… que tal voltar a juntar a família no mesmo espaço, partilhando uma série na televisão ou um jogo em conjunto?

A solução também está online

Naturalmente, uma das melhores formas de poupar na fatura da luz é contratar o fornecedor mais adequado ao seu caso.  Felizmente a ERSE disponibiliza também um simulador que inclui todas as ofertas do mercado liberalizado. Pode demorar um pouco, e precisa de ter as faturas à mão, mas vai valer a pena.

Dicas para poupar na energia | Unibanco

[

Conte com o UNIBANCO

Sabia que ao pagar as suas faturas por débito direto com o Cartão de Crédito UNIBANCO recebe diretamente na sua conta 1 euro por cada fatura? Conheça as vantagens.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.