Dez dicas para poupar nas viagens de carro Dez dicas para poupar nas viagens de carro

Dez dicas para poupar nas viagens de carro

min de leitura

Com metade de Portugal de férias, ou a partir para férias, e os combustíveis a preços estratosféricos, venha descobrir como poupar nas viagens de carro.


Publicado em 20-Jul-2022

Não há nada como ter o carro carregado, e o depósito cheio, prontos para partir estrada fora, a caminho das férias. As viagens de automóvel são o meio preferido pela maioria dos portugueses para seguir de férias − e por certo continuam a ser mais baratas do que comprar bilhetes de avião −, embora, ao preço que os combustíveis se encontram atualmente, se torne cada vez mais difícil utilizar “baratas” e “viagens de automóvel” na mesma frase. Por causa disso, preparámos um conjunto de dicas muito simples, mas que vão ajudar toda a gente a planear melhor e a poupar efetivamente na próxima viagem de automóvel. E tudo começa com esse pequeno aparelho que tem na mão…

1 Uma app para saber os preços da gasolina

Ao instalar uma app como o Mais Gasolina (para Portugal) ou o Fuel Flash (em toda a Europa) pode rapidamente encontrar a estação de serviço com os preços mais baratos nas suas redondezas. Uns quantos cêntimos por litro não são trocos na hora de atestar.

Dez dicas para poupar nas viagens de carro | Unibanco

2 Descubra o melhor caminho

Como muitos sabem, a Michelin não faz apenas pneus e guias de restauração, mas também uma das melhores apps para determinar os custos das viagens. Portagens e combustível são calculados para lhe dizer qual a melhor opção e a quanto lhe vai sair. Ou seja, façam o favor de instalar a ViaMichelin antes de seguir viagem.

3 Usar o GPS, pois claro

Tal como na cidade, consultar o GPS não serve apenas para indicar o caminho, mas para saber, em tempo real, o estado do trânsito. O Waze orgulha-se de ter a maior comunidade de utilizadores, e de todos contribuírem para construir esse retrato, e o Google Maps de estar instalado na maioria dos telemóveis. Use aquele que preferir (na verdade é um pouco indiferente, até porque ambos pertencem à Google), mas use porque pode poupar muitos quilómetros de pára-arranca na autoestrada.   

Dez dicas para poupar nas viagens de carro | Unibanco

4 Partilhar viagem

Um conselho tão velho como a humanidade, que sempre se juntou para viajar.  Assim, desde que possível, opte por fazer as viagens em conjunto e dividir as despesas. Podem partilhar apenas o custo de combustível e das portagens, ou decidir que o dono do veículo paga um pouco menos, para compensar o desgaste da viatura. Independentemente da modalidade, é sempre uma opção mais em conta e amiga do planeta. Existem inclusivamente apps – como o BlaBlaCar – que permitem encontrar outras pessoas à procura de fazer a mesma viagem. Uma espécie de boleia dos tempos modernos, e com divisão de custos.

5 Planear antecipadamente o itinerário

Vai encontrar muitos restaurantes pelo caminho que levam à letra a expressão “vai roubar para a estrada”. Ou seja, não se trata apenas de escolher o melhor percurso, mas encontrar os melhores locais para fazer uma refeição, a bomba onde abastecer com combustível ou o hotel onde ficar, se for caso disso… É importante não ficar obrigado a aceitar um qualquer lugar por falta de opções.

Dez dicas para poupar nas viagens de carro | Unibanco

6 Sr. condutor, não ponha o pé no acelerador

Uma condução nervosa, com muitas ultrapassagens, acelerações e travagens bruscas, consome obviamente muito mais combustível (e desgasta mais o carro) do que guiar tranquilamente, acelerando suavemente e reduzindo a velocidade antes de começar a travar. Use e abuse do cruise control se o carro possui esta funcionalidade, pois além de ajudar a poupar combustível é muito útil para que não ultrapasse o limite de velocidade escolhido.

7 Devagar se vai sem pagar

Viajar sem pressas não é só mais relaxante. Evita incorrer em multas de excesso de velocidade, consome muito menos combustível e desgasta menos o veículo. Com tempo, pode ainda optar por viajar em estradas sem portagens, poupando esses valores bastante significativos e tendo até oportunidade para conhecer novos lugares ao longo da viagem.  

Dez dicas para poupar nas viagens de carro | Unibanco

8 Ar condicionado: amigo ou inimigo?

Ninguém quer ler isto nesta altura, mas o ar condicionado obriga a um consumo muito maior de combustível, cerca de 20% mais, sobretudo se optar por escolher as temperaturas mais frias e, pior, se conduzir com o ar ligado e as janelas abertas. Um bom conselho é desligar o ar de vez em quando, e seguir apenas com ventilação, aproveitando o ar frio na conduta.  

9 Excesso de peso não é bom

Já todos os vimos, automóveis a circular tão carregados que se arrastam junto ao chão. O excesso de peso leva a um maior consumo, por isso, este ano, tente levar apenas o estritamente necessário. Idem para as malas no tejadilho, muito úteis quando a alternativa é encher tanto o interior que se tapa a visibilidade, mas que quando não são necessárias estragam a aerodinâmica do veículo.

Dez dicas para poupar nas viagens de carro | Unibanco

10 Não parta sem fazer um check-up

Pense assim: se pretende ir correr uma maratona, não quer estar na melhor forma possível? Uma viagem longa é como uma maratona para o carro, e convém verificar antes se está tudo bem. Verifique se as luzes estão a funcionar, se os níveis do óleo e do líquido de refrigeração estão certos e, claro, tenha especial atenção aos pneus e à sua pressão. Além do perigoso que é fazer uma viagem com os pneus em mau estado, uma pressão errada vai fazer com que o veículo consuma mais combustível e os pneus se desgastem mais rapidamente.

Por C-Studio / Cofina Media

Joana Silva e a Conscious, uma marca de moda consciente

Joana Silva e a Conscious, uma marca de moda consciente

Vamos conhecer Joana Silva, fundadora da Conscious, uma marca de swimwear feita com materiais reciclados. Empreendedorismo no feminino, e em prol do planeta.