Crédito consolidado: uma solução mais em conta Crédito consolidado: uma solução mais em conta

Crédito consolidado: uma solução mais em conta

min de leitura

Todos os créditos reunidos numa única mensalidade. Mais reduzida. Venha conhecer as vantagens (e desvantagens) do crédito consolidado.


Publicado em 02-Mar-2021

Quando muitas famílias já se encontravam em dificuldades para lidar com vários créditos em simultâneo, eis que a pandemia veio agravar ainda mais a situação. O crédito habitação, automóvel, ao consumo, o crédito pessoal, mais os cartões de crédito – todas (ou parte) destas prestações somadas conseguem levar uma fatia considerável do orçamento mensal, deixando pouco espaço de manobra. Nos últimos meses, felizmente, as moratórias representaram uma verdadeira tábua de salvação, mas o que fazer agora, com o seu fim à vista?

Uma das soluções passa por fazer uma consolidação de todos esses créditos num só – um crédito para todos dominar.

O que é um crédito consolidado?

Trata-se de um instrumento financeiro, disponibilizado por diversas instituições, que consiste no abatimento dos créditos anteriores num único que oferece naturalmente condições mais vantajosas, e uma mensalidade mais reduzida. Tomemos como exemplo a situação (absolutamente fictícia) dos Abrantes. A família deve 9.000 euros de um crédito automóvel, pelo qual paga uma prestação de 292 euros. Deve também 4.000 euros do um cartão de crédito, com uma prestação média de 200 euros e outros 4.000 de um crédito pessoal, pelo qual paga uma mensalidade de 208 euros. Somados, os Abrantes possuem uma dívida total de 17 mil euros, com a qual gastam 700 euros por mês. Ao consolidar todos os créditos num só, a prestação da família pode baixar para os 350€, o que representa uma poupança anual superior a 4000 euros. E isto para um financiamento de 20 mil euros, com 3.000 euros de financiamento extra, que vai finalmente permitir realizar a muitas vezes adiada renovação da cozinha.

O crédito consolidado é, pois, uma solução relativamente simples e eficaz de resolver um problema de sobre-endividamento, mas não é naturalmente uma solução milagrosa, pelo que é importante levar alguns aspetos em consideração.

Que requisitos são necessários?

Os requisitos variam consoante a situação específica da cada proponente, os valores em dívida ou a empresa em questão, pelo que será fundamental informar-se previamente para o seu caso em específico. Tal como para a generalidade dos créditos, é expectável que a instituição financeira valorize fatores como um vínculo profissional estável, ou exija algum tipo de garantia bancária, como uma hipoteca da casa, ou um fiador. Em qualquer caso não poderá recorrer à consolidação se possuir prestações em atraso nos créditos anteriores, pelo que se prevê dificuldades para cumprir essas obrigações será preferível dar início ao processo de consolidação, agindo antecipadamente.

Crédito consolidado: uma solução mais em conta | Unibanco

Vantagens e desvantagens

O crédito consolidado será então uma solução particularmente interessante para quem contraiu vários créditos, e paga um total de mensalidades muito elevado que pretende baixar; ou para quem necessita de crédito adicional, devido a alguma situação excecional; ou até para quem pretende simplesmente simplificar as prestações, ficando a pagar um valor fixo, regularmente numa determinada data.

No entanto, será necessário ter em atenção de que o prazo do empréstimo irá provavelmente subir, pelo que apesar de as prestações baixarem, o custo final do crédito será superior. Será esse o preço a pagar para ter maior liquidez mensal. É igualmente importante gerir responsavelmente o acesso a qualquer novo financiamento, para não cair “em tentação” e aumentar o endividamento sem reduzir significativamente a prestação mensal. Trata-se de um erro muito comum, no qual não convém cair,: Pelo contrário, será prudente fazer amortizações antecipadas sempre que existir essa almofada financeira, pois assim estará a diminuir o total de juros pagos ao longo do crédito.

As vantagens do crédito consolidado Unibanco

O Unibanco oferece soluções de crédito consolidado com grandes vantagens, tais como não necessitar de mudar de banco ou abrir uma nova conta para aderir. Também não terá quaisquer encargos associados à abertura do crédito e terá a possibilidade de realizar um seguro de proteção financeira, para estar sempre um passo à frente do imprevisto. Mas pode descobrir todas as condições do crédito consolidado Unibanco e simular um empréstimo aqui.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.