Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor) Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor)

Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor)

min de leitura

Vender a casa pode ser um negócio muito rentável, basta anotar estas 5 dicas para rentabilizar o imóvel ao máximo e vender num instante.


Publicado em 31-Mai-2023

O preço das casas nos grandes centros urbanos disparou, assim como os juros pagos pelos créditos à habitação. Não vale a pena discutir muito mais este cenário, até porque as consequências sobre as já desgastadas finanças familiares dos portugueses têm sido amplamente debatidas. A solução tem passado sobretudo pela renegociação dos empréstimos ou até pela amortização parcial da dívida, recorrendo às poupanças, uma vez que os juros oferecidos são inversamente proporcionais aos cobrados. O governo criou mesmo um conjunto de regras mais favoráveis para esta amortização. Para muitas outras famílias, no entanto, a situação ideal passa pela venda do imóvel, trocando uma casa mais cara por outra mais barata, por ser mais pequena ou afastada do centro. Não será uma decisão fácil de tomar, mas será tão mais acertada quanto melhor se conseguir vender o imóvel atual. Para conseguir esse efeito maximizador, sem entrar evidentemente em grandes obras de fundo, isso existe um pequeno conjunto de regras muito simples de seguir, mas cujo efeito sobre o preço da casa é inversamente proporcional. Lembre-se: o objetivo é impressionar imediatamente o comprador, até porque não existem segundas oportunidades para causar uma boa primeira impressão.

Fotografar

É inacreditável a quantidade de casas à venda nos sites das agências imobiliárias e portais de busca com fotografias assustadoras de más. Mal iluminadas, desarrumadas, tiradas de ângulos estranhos… Se tirar fotografias não é a sua praia, ou não tem máquina à altura, considere a hipótese de contratar alguém profissional. As fotografias são o cartão de visita da sua casa e esse investimento será largamente recompensado.

Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor) | Unibanco

Iluminar

A menos que esteja a pensar vender a casa à família Adams, 99,9% dos potenciais compradores não vão querer viver numa casa escura. Um lar bem iluminado é evidentemente mais atraente e valerá mais. 

Arrumar & Decorar

Já todos vimos em algum momento um episódio daqueles irmãos gémeos que vendem casas, e se há algo para aprender é que a montagem do cenário é absolutamente fundamental para uma boa venda. Destralhe a casa que nem uma Marie Kondo, deixe pouca coisa e tudo no seu sítio. Considere até tirar móveis para a arrecadação ou algum armazém, pois menos móveis tornam as divisões mais amplas. E esqueçam, evidentemente, todos aqueles bibelots e projetos de escola dos filhos que vos dizem muito, mas nada ao potencial comprador. 

Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor) | Unibanco

Pintar

Nada fala tão mal de uma casa como paredes sujas, fendas à mostra, ou aquela parede em violeta-fúchsia (se é que tal cor existe), tão na moda há quatro estações: Percebemos perfeitamente como era importante para a sua decoração da sala, mas o comprador poderá não ter a mesma atitude, gosto e mente aberta. Por isso, para a venda, é importante ter as paredes pintadas de fresco e apostar em tons mais clássicos, idealmente claros, até porque dão uma sensação de limpeza e tornam as divisões mais amplas.

Como valorizar a sua casa em 5 passos (e vendê-la melhor) | Unibanco

Elogiar

A sua casa está numa entrevista de emprego, e não faz mal nenhum se alguém – você – lhe der um empurrão para cima. Não estamos a falar de mentir, nem sequer de omitir, mas apenas de salientar os pontos fortes. Não se esqueça, por exemplo, de referir se a zona é calma e segura, a proximidade de transportes públicos, de escolas, hospitais e outros serviços públicos. Zonas verdes, comércio local, estacionamento, e por aí em diante, todos os pontos positivos devem ser enaltecidos.

Conte com o UNIBANCO para remodelar a sua casa e aproveite as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO, em lojas físicas ou online, usufruindo de 20 a 50 dias de crédito sem juros, e dividindo o pagamento das compras em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 300 euros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras até 200 euros.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.